Câmara Brasil Portugal no Ceará lança hoje a Confraria de Vinhos

Em um momento de celebração e confraternização, a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) apresenta sua mais recente iniciativa: a Confraria de Vinhos. O lançamento acontece hoje (27) durante o jantar “Estreitando Laços CBPCE”, um evento exclusivo para os associados da instituição.

BLD Urbanismo, sócia da CBPCE, assume pioneirismo no Nordeste com parceria de financiamento com o Santander

A BLD Urbanismo anuncia a primeira operação de apoio à produção para loteamentos do Nordeste, em parceria com o Santander Brasil. O projeto piloto é o Quartier Eusébio, bairro inteligente localizado ao lado do Cidade Alpha e a um quilômetro do Centro do Eusébio.

FASC Consultoria, sócia da CBPCE, participa do encontro da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados em Salvador

Na quarta-feira passada, 20 de março, o sócio da CBPCE, Francisco Alexandre Correa diretor da FASC Consultoria, participou do encontro da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados que aconteceu na sede da ASDAB em Salvador BA.

A2it Tecnologia, sócia da CBPCE, lança campanha para #MudaParaCITRIX

Devido às diversas queixas do mercado com o aumento exponencial dos custos das soluções VMWARE após a aquisição da companhia pela BroadCom a A2it Tecnologia lança campanha para
mudança das diversas plataformas tecnológicas de virtualização para CITRIX sem custos em Portugal e no Brasil!

Presidente do Instituto Ecoco impulsiona realização da Fenacoco em Lisboa 2024 após reuniões estratégicas em Brasília

Francisco Bezerra, presidente do Instituto Ecoco, esteve reunido em Brasília na ApexBrasil, Ministério da Agricultura e Pecuária e na Abrafrutas, a pauta da reunião foi a largada para realização Fenacoco em Lisboa 2024!

Solis Investimentos, sócia da CBPCE, analisa avanços e tendências do mercado

Os fundos de crédito continuam ganhando espaço e o mercado está reconhecendo os avanços do segmento no último ano.

M. Dias Branco, sócia da CBPCE, lança plataforma de alimentação com o intuito de promover a consciência alimentar

A M. Dias Branco, empresa sócia da CBPCE, lançou uma plataforma de receitas chamada de “Alimentação Transforma” com o intuito de promover a consciência alimentar. A iniciativa faz parte do programa de educação nutricional e bem-estar desenvolvido especialmente para o consumidor final.

CBPCE realiza visita técnica à fábrica da Diamantes, sócia mantenedora CBPCE

Na tarde da última quinta-feira, 14 de março, a (CBPCE) realizou uma visita técnica a fábrica da Diamantes Lingerie – sócia mantenedora da CBPCE.

Qair Brasil, sócia patrocinadora da CBPCE, marca presença no Fórum Navegar em Fortaleza, destacando a transição energética e economia do mar

No último dia 12 de março, aconteceu em Fortaleza, o Fórum Navegar e o Embaixador da Transição Energética da Qair Brasil, Gustavo Silva, esteve presente no evento para prestigiar e participar do painel II – Experiências azuis no Ceará com a abordagem Transição Energética e Economia do Mar.

Grupo Viper, sócio mantenedor da CBPCE, recebe prêmio nacional por excelência em segurança privada

Na última quarta-feira (13), foi realizada em Brasília a cerimônia de entrega do VII Prêmio Mérito e Benemérito da Segurança Privada Nacional

Braselco, sócia da CBPCE: Impactos duradouros das soluções renováveis em energia

Braselco, sócia da CBPCE: Impactos duradouros das soluções renováveis em energia À medida que o mundo abraça as soluções renováveis, os benefícios permeiam muito além do presente, deixando uma marca duradoura. Aqui estão alguns dos impactos notáveis: 1. Redução Drástica de Emissões: A transição para fontes renováveis significa uma redução significativa nas emissões de gases…

“Impacto da estratégia ESG para agregação de valor e incentivos nas pequenas e médias empresas”, por José Roberto, colaborador Abax Consultoria, sócia da CBPCE

A presente pesquisa tem como propósito demonstrar os benefícios que a prática ESG pode promover para às micros e pequenas empresas e analisar a capacidade de elaborar um benefício fiscal para aqueles que desempenham em suas rotinas as práticas ESG.

Reforma Tributária: Entenda as principais mudanças com a CTI Fracht, sócia da CBPCE

Desde o ano passado, a Reforma Tributária tem sido um tema bem comum no meio dos negócios, visto que a sua promulgação em dezembro de 2023 acendeu uma série de questões tanto para empresas como para pessoas físicas.

Yunare Marinho, sócio da CBPCE, será palestrante no Fórum Nacional Lean

Yunare Marinho, Gerente Corporativo de Processos Industriais da M. Dias Branco e sócio pessoa física da CBPCE, fará sua palestra com o tema “Jornada da Gestão de Classe Mundial na M. Dias Branco.

CBPCE Cariri – Exportações devem aumentar com nova associação

Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha somaram mais de US$ 5 milhões (de doláres) em exportação para o mundo, no ano de 2023.

PMA Brasil é o novo sócio da CBPCE

PMA Advocacia é um escritório especializado em direito de família e das sucessões e em todas as suas áreas correlatas, inclusive no planejamento patrimonial familiar pré-conjugal e sucessório.

Hotel Sonata de Iracema, sócio da CBPCE, lidera o ranking do TripAdvisor

O Hotel Sonata de Iracema, associado à CBPCE, alcançou o topo do ranking do TripAdvisor, sendo classificado como o número 1 na plataforma.

Flow Desenvolvimento Integral, sócia CBPCE, completa 6 anos de atuação

Adriana Bezerra do Carmo, diretora da Flow Desenvolvimento Integral e diretora de saúde e desenvolvimeto humano da CBPCE, deixou uma mensagem de agradecimento.

CC3 Brazil, sócia da CBPCE, oferece oportunidade única para estudantes-atletas praticarem esporte e estudarem no exterior

CC3 Brazil, sócia da CBPCE, oferece oportunidade única para estudantes-atletas praticarem esporte e estudarem no exterior Você já imaginou a possibilidade de aprimorar suas habilidades esportivas enquanto estuda? Com a parceria entre a CC3 Brazil e a ASX, essa oportunidade agora é realidade para jovens talentosos. A CC3 Brazil, empresa sócia da CBPCE, está promovendo…

Célio Fernando, diretor de sustentabilidade e ESG da CBPCE, destaca o Eco Invest Brasil como estratégia integrada para o desenvolvimento sustentável

No contexto atual, marcado por uma transição global para práticas mais sustentáveis, o Brasil emerge como um protagonista com o lançamento do programa Eco Invest Brasil.

Diamantes lança Clube do Sucesso para consultoras em todo o Brasil

A Diamantes apresenta a você o Clube do Sucesso, o programa de relacionamento que traz descontos e vantagens exclusivas para as Consultoras, com o objetivo de desenvolver seu crescimento dentro da marca.

Cariri é base de Diretoria Temática que inaugura as ações em torno do Desenvolvimento Regional da CBPCE

A Câmara Brasil Portugal no Ceará celebra este ano duas décadas e três anos de contribuições significativas para o fortalecimento das relações entre os dois países.

Extasis Lingerie Couture é a nova sócia da CBPCE

A Extasis Lingerie Couture nasceu do sonho de criar um novo conceito de lingerie. Idealizada e produzida em Fortaleza, a Extasis se tornou referência de elegância e qualidade no mercado de moda íntima e já atua nacionalmente há mais de 25 anos.

Geo Soluções Ambientais convida para discutir usina solar fotovoltaica em Tauá-CE

A Geo Soluções Ambientais, junto a Carnaúba Energia Solar SPE, convida você para a Audiência Pública de apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Usina Solar Fotovoltaica – UFV Carnaúba

CEO da Prática Eventos, Enid Câmara, sócia da CBPCE participa da EXPOCOMER 2024 no Panamá

Enid Câmara, CEO da Prática Eventos, empresa sócia da Câmara Brasil Portugal no Ceará, está atualmente no Panamá para participar da Exposición Comercial Internacional – EXPOCOMER 2024.

Naja Turismo anuncia pacote especial para o Natal de Luz em Gramado 2024

O Natal é uma época mágica em Gramado e a Naja Turismo, empresa sócia da CBPCE, está lançando um pacote especial para aqueles que desejam vivenciar toda a beleza deste evento único.

Criart Serviços, sócia mantenedora da CBPCE da sete dicas para se destacar no mercado de trabalho

A Criart Serviços, empresa sócia mantenedora da CBPCE, compartilha sete valiosas dicas para profissionais que desejam se destacar no competitivo mercado de trabalho.

Vem aí a FIN Brasil 2024. O que esperar

A Feira Internacional de Negócios, FIN Brasil, está prestes a acontecer e promete oferecer uma experiência única de imersão para todos os participantes interessados em expandir suas redes de contatos internacionais.

CBPCE realiza primeira reunião de planejamento de 2024

CBPCE realiza primeira reunião de planejamento de 2024 Na última terça-feira, 20 de fevereiro, a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) promoveu a primeira reunião de planejamento do ano, na sede do escritório sócio, APSV Advogados. O encontro foi presidido por Raul Santos, presidente da CBPCE e conduzida pela diretora de governança Vera Lima, o…

Fábio Grandchamp, é o mais novo associado CBPCE

Fábio é um Líder global estratégico, com formação em Educação Executiva, pela Harvard Business School. Atualmente é COO do Complexo do Pecem.

Mudanças na tributação de equipamentos fotovoltaicos e eólicos importados, por APSV Advogados

Saiba as novas determinações do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior que revogou o Ex-tarifário de equipamentos fotovoltaicos e eólicos.

Marquês da Varjota recebe prêmio de melhor cozinha estrangeira de Fortaleza em 2023

Marquês da Varjota recebe prêmio de melhor cozinha estrangeira de Fortaleza em 2023 O Restaurante Marquês da Varjota, associado à Câmara Brasil Portugal no Ceará, brilha mais uma vez na cena gastronômica local. Na 7ª edição do Melhores Sabores da Cidade, realizado no último dia 23 de fevereiro, o Marquês da Varjota foi agraciado com…

Aveiro Consultoria inicia a implementação da agenda 2030/2050 ESG e sustentabilidade

O Grupo Aveiro, constituído pelas empresas: SGS Investimentos , Aveiro Consultoria e Queluz Corretora de Seguros, iniciou nesta semana a implantação da agenda 2030/2050 de ESG e Sustentabilidade.

ASA Lawyers participa da 3ª Edição do Fórum Internacional

ASA Lawyers participa da 3ª Edição do Fórum Internacional A ASA Lawyers participou da 3ª Edição do Fórum Internacional sobre Exportação e Internacionalização, representada pela sócia fundadora Teresa do Brito Apolónia. “Enquanto membros da Portugal-China Chamber of Commerce & Industry – CCILC e da Portugal-Hong Kong Chamber of Commerce and Industry (PHKCCI), tivemos a honra…

Livro-reportagem de Igor Lopes apresenta as Festas D’Agonia aos brasileiros

No próximo dia 13 de março, às 18h30, a Embaixada de Portugal em Brasília será palco da apresentação do livro “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – Para brasileiros e lusodescendentes”, uma obra escrita no formato livro-reportagem

Gastronomia como Ferramenta de Transformação: CBPCE visita a Escola de Gastronomia Social

Na última sexta-feira dia 16 de fevereiro, o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Raul Santos, acompanhado do Conselheiro Wandocyr Romero e do Diretor de Terceirização e Serviços, Rodrigo Guilhon, visitou a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, localizada em Fortaleza – CE.

Anya Ribeiro, sócia e diretora de turismo da CBPCE, participa do lançamento da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões

Durante o evento, Anya Ribeiro teve a oportunidade de apresentar o Estudo sobre a Rota Permanente dos Festejos Juninos do Vale do Sertão Paraibano.

3 fatores aumentam o engajamento dos colaboradores brasileiros, por Flow Desenvolvimento Integral

Em pesquisa realizada pela Flash em parceria com o Talenses Group e a Fundação Getúlio Vargas trata sobre os fatores que mais influenciam o engajamento nas empresa

Planejamento sucessório: Essencial para empresas e empresários, destaca o associado CBPCE, Pereira e Chayb Advogados

No cenário empresarial, o planejamento sucessório se mostra como um elemento crucial para evitar conflitos futuros e garantir a continuidade dos negócios.

Fortaleza assina cooperação técnica com Lisboa para planejar desenvolvimento sustentável em conjunto

A Prefeitura de Fortaleza assinou, nesta sexta-feira (16/02), acordo de cooperação técnica com Lisboa para o planejamento de ações em conjunto no âmbito da inovação e desenvolvimento sustentável urbano.

Exportações do agronegócio batem recorde e movimentam US$ 11,72 bilhões

Entre os destaques estiveram as vendas externas dos produtos de soja, que superaram os outros anos, atingindo recorde de US$ 2,50 bilhões. Esse volume foi alcançado pelo forte volume exportado de soja em grãos.

Estudo projeta cenário positivo para turismo internacional no Brasil, com 11% de alta no Ceará

O Brasil está vivenciando um notável ressurgimento como destino turístico muito procurado, com paisagens diversas, cultura vibrante e hospitalidade calorosa despertando um interesse global”

O Grupo Completta Telecom é o mais novo sócio da Câmara Brasil Portugal no Ceará

Com mais de 18 anos de experiência no mercado nacional, consolidou-se como uma referência especializada em consultoria e elaboração de projetos no segmento de Radiodifusão e Telecomunicações.

Danyelle Mapurunga é a nova sócia da CBPCE

Danyelle é uma renomada consultora de negócios, reconhecida pelo seu extenso conhecimento em análise de mercado, elaboração de planos de negócios e implementação de estratégias eficazes.

Marquês da Varjota Apresenta: Primeira Noite de Fados de 2024

Prepare-se para uma noite inesquecível de fados no Restaurate Marquês da Varjota, sócio da CBPCE!

Conformidade Fiscal Descomplicada: Conheça a ABAX Consultoria

Ignorar a conformidade fiscal não é uma opção quando se trata do crescimento e segurança empresarial, pois o não cumprimento das regulamentações fiscais pode resultar em sérias consequências financeiras e reputacionais.

Prática Eventos formaliza proposta de parceria com ATP para Edição da Feira EXPOLOG 2024

Durante a visita à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Enid Câmara, CEO da Prática Eventos, compartilhou com o Presidente, Almirante Murillo Barbosa, os êxitos alcançados na edição de 2023 da Feira.

SM Advogados: Stock Options e Vesting, o Caminho para o Crescimento Empresarial

No âmbito do direito empresarial, tanto as Stock Options quanto o Vesting representam estratégias de incentivo que visam sincronizar os interesses dos colaboradores com os objetivos da empresa.

Martins Castro Consultoria: Como obter a nacionalidade portuguesa para o Cônjuge

Descubra um mundo de experiências e oportunidades com a pessoa que você ama!

Qair e Airbus formam parceria para aplicação de hidrogênio verde na aviação

Qair e Airbus formam parceria para aplicação de hidrogênio verde na aviação A Qair, produtora de energia renovável e a Airbus, fabricante de aeronaves anunciaram, no último dia 25, que vão estudar a estruturação do setor de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, em inglês) na região francesa da Occitânia. Foi firmado um memorando de entendimento…

7 passos para ajudar você a escolher o melhor loteamento para investir, por Conviver Urbanismo

Se você está pensando em investir em terrenos para diversificar o seu portfólio, então já sabe que escolher o local com sabedoria é um dos passos mais importantes.

Novas regras para emissões de LCI, LCA CRI e CRA: o que muda para os investidores?

O governo decidiu fechar as brechas que bancos e empresas usavam para captar recursos com títulos isentos de imposto de renda.

Reflexões de Célio Fernando: Rumo a um mundo sustentável

Nos últimos anos muitos desafios como secretário no Governo do Estado do Ceará e na conciliação como Vice presidente da Apimec Brasil.

AllTech Segurança: Transformando a Segurança Eletrônica com IA

Nas grandes capitais, onde a média de 8 assaltos diários a condomínios é uma realidade assustadora, a tecnologia da inteligência artificial (IA) emerge como uma solução inovadora e eficaz na proteção patrimonial.

A2IT Tecnologia, sócia da CBPCE, é reconhecida como Parceira Gold do Ano pela HPE Portugal

Em uma cerimônia que aconteceu durante o HPE Partner Summit 2024, a A2IT Tecnologia recebeu uma das mais prestigiadas honrarias da indústria de tecnologia: a Distinção de Parceiro Gold do Ano da Hewlett Packard Enterprise (HPE) Portugal para o ano fiscal de 2023.

Crimes contra a honra: O precisa saber, por Arrais & Rocha Sá Advogados

rimes contra a honra referem-se a condutas que atingem a reputação e dignidade de uma pessoa. No Brasil, esses crimes estão previstos nos artigos 138 a 140 do Código Penal.

BS AGUIAR é a nova associada da CBPCE

A BS AGUIAR, especializada em serviços de gestão empresarial e implantação de softwares, destaca-se no mercado ao cumprir sua missão de apoiar empresas com soluções personalizadas.

Qair Brasil lança novo episódio do PodQair, entrevistando o Jorge Borrell, CEO da Qair Brasil

O novo episódio do PodQair está no ar, com uma entrevista exclusiva com Jorge Borrell, CEO da Qair Brasil.

O valor inestimável do Trabalhador Portuário, por Carlos Alberto Nunes

O Dia do Trabalhador Portuário é o momento para reconhecer e homenagear os profissionais que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das sociedades ao redor do mundo.

Vila Galé anuncia lucros de €100 milhões, tem mais seis hotéis na calha, e aspira por estabilidade: “Esta política dá-nos cabo do juízo”

Vila Galé anuncia lucros de €100 milhões, tem mais seis hotéis na calha, e aspira por estabilidade: “Esta política dá-nos cabo do juízo” Receitas do grupo subiram no ano passado 16% em Portugal e 42% no Brasil, totalizando €275 milhões, com a previsão de este ser “mais um ano de recordes” se “os políticos não…

José Maria Zanocchi, sócio e diretor do Centro de Mediação e Arbitragem da CBPCE, defente sua tese de doutorado

A investigação parte da premissa que o ar constitui um bem jurídico, apartando-se de correntes civilistas clássicas que sustentam o contrário.

IFC investe no Oásis Atlântico Hotel Group para apoiar turismo e emprego em Cabo Verde

Para apoiar o emprego e o crescimento económico em Cabo Verde, a IFC anunciou um pacote de financiamento para o Oásis Atlântico.

CPLP pela primeira vez em reunião de ministros do G20 a convite do Brasil

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi convidado, pela primeira vez, a participar num encontro do G20 nos dias 21 e 22 de fevereiro e já aceitou, confirmou o próprio.

Aquiraz Riviera homenageia os destaques do Golfe de 2023

No sábado passado, dia 20, as atenções se voltaram para o Aquiraz Riviera durante o evento de comemoração aos destaques do Golfe de 2023.

Grupo Fornecedora forma primeira turma do “Liderança 360°”

Na última sexta-feira, dia 19/01, ocorreu a formatura da primeira turma do programa de desenvolvimento Liderança 360º.

Travelex Confidence: Descontos especiais para um carnaval além das fronteiras

Desfrute do Carnaval no exterior com a Travelex Confidence! Aproveite esta oportunidade para tornar sua viagem ainda mais especial com descontos de até 20% utilizando o cupom CARNA24.

Você sabe o que é Miriú? por Irineu Guimarães

Recentemente essa palavra passou a aparecer nas redes sociais e a ser associada a uma possível Nova Unidade de Conservação em Fortaleza

Negócios de Impacto Social. Por Joaquim Cartaxo

O século XXI tem trazido novos olhares sobre atividades tradicionais do cotidiano da sociedade, inclusive o empreendedorismo.

Alya Ventures: Desbravando o futuro dos negócios com corporate venture capital

Alya Ventures: Desbravando o futuro dos negócios com corporate venture capital Corporate Venture Capital é a chave para uma inovação em dobro. Empresas grandes e startups estão se unindo nessa parceria estratégica, impulsionando o crescimento. Descubra as vantagens dessa jornada que está moldando o futuro dos negócios. Benefícios além do dinheiroCorporações oferecem “smart money: Mentorias,…

SDE busca ampliar o hub aéreo e atrair investimentos no Ceará

O secretário-executivo da SDE, Fábio Feijó, e os principais executivos dos setores de logística e turismo, se reuniram e firmaram um acordo que trará muitos benefícios para o estado: a expansão do hub aéreo cearense.

Grupo Viper, sócio CBPCE, conquista a certificação ISO 9001

Esta certificação reafirma o compromisso inabalável com a qualidade, eficiência e satisfação do cliente em todos os serviços de administração de condomínios do Grupo Viper.

Onnibank, sócio CBPCE, revoluciona o ambiente empresarial com soluções tecnológicas inovadoras

A Onnibank traz uma série de vantagens que prometem transformar a dinâmica operacional das empresas. Com soluções focadas em proporcionar agilidade e eficiência, o Onnibank se destaca como a escolha ideal para impulsionar o seu negócio.

HOZEN, sócia CBPCE, Consulting e a Alibaba.com unem esforços numa Parceria Estratégica

A HOZEN Consulting e a Alibaba.com unem esforços numa Parceria Estratégica para impulsionar a economia nacional promovendo o comércio eletrónico!

La Moneta, sócia CBPCE, facilita transações internacionais em compra e venda de imóveis no exterior

Você sabia que a La Moneta, empresa associada a CBPCE pode oferecer assistência especializada em transferências internacionais durante o processo de compra e venda de imóveis no exterior

FETRANSLOG-NE, sócio CBPCE e sindicatos associados: Juntos na busca pela excelência

A FETRANSLOG-NE, como apoiadora do curso, concedeu descontos exclusivos Às empresas associadas aos sindicatos filiados a Federação

Exportações do agronegócio fecham 2023 com US$ 166,55 bi em vendas

Em termos absolutos, representa um aumento de US$ 7,68 bilhões. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nessa terça-feira (16/01)

Portugal é “mercado teste” para a internacionalização de empresas brasileiras – AICEP

Ainda nos primeiros noves meses do ano, o investimento direto do país em Portugal voltou a crescer para 5,3 mil milhões de euros

Jorge Rebelo de Almeida é reconhecido como Empresário do Ano em Portugal

Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, foi considerado o Empresário do Ano nos prêmios Expresso Economia e Caixa Geral de Depósitos, que elaboram a lista das 1000 maiores empresas de Portugal.

Lei nº 14.789/2023 e a tributação sobre incentivos fiscais, por SM Consultoria

Na nova sistemática, quando se tratar de uma subvenção para investimentos, a empresa poderá apurar um crédito fiscal, calculado mediante a aplicação da alíquota de 25% relativa ao IRPJ sobre as receitas de subvenção

Conheça o A2it Cloud Backup: A Solução de Backup Confiável da A2IT Tecnologia

Descubra o A2it Cloud Backup, a solução de backup oferecida pela A2IT Tecnologia, que representa a maneira mais fácil e segura de garantir a preservação das informações vitais da sua empresa

Parlamento Português vota a favor da continuação da Lei da Nacionalidade via Sefardita

A proposta de alteração da Lei da Nacionalidade foi votada hoje pelo Parlamento português. O resultado é que ainda será possível ter acesso a este direito.

A Diamantes Lingerie está de casa nova

A Diamantes Lingerie reinaugurou a nova loja de Campina Grande, na Paraíba, que triplicou de tamanho e passou a ter mais de 240 m2. Agora, localizada na Avenida Mal. Floriano Peixoto, 410, Centro.

Salário mínimo em Portugal: valor de 2024 e o poder de compra

Ano novo começou e o salário mínimo em Portugal ganhou um novo valor e criou uma nova perspectiva para os próximos anos, com cenários positivos e outros nem tanto.

Nova campanha do Turismo de Portugal aposta no “fu-turista”

O Turismo de Portugal inicia o ano de 2024 com uma nova campanha que aponta “não para o turista, mas para o ‘fu-turista’”.

Confraternização de Natal da CBPCE encanta sócios e parceiros

Em uma noite festiva repleta de alegria e confraternização, a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) realizou, ontem (12), sua tradicional celebração natalina, reunindo sócios e parceiros em um evento marcado por momentos especiais.

HM Conexões é a nova associada da CBPCE

A HM Conexões, empresa especializada em ser a ponte confiável entre empresas e soluções de software, torna-se a mais recente associada da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE).

BLD Urbanismo lança primeiro condomínio de lotes de alto padrão em Aquiraz

A BLD Urbanismo lançou no último sábado (9) o GRIS, primeiro condomínio de lotes de alto padrão em Aquiraz.

Cidadania Portuguesa Online, o que diz e quais os objetivos

A Portaria n.º 344/2023 estabelece os termos da apresentação dos pedidos de cidadania portuguesa online por advogado ou solicitador, fixando a data a partir da qual se torna obrigatória.

Nova Era Aduaneira participa da FENACOCO 2023

Na última semana a nossa associada Marcilene Chefaly, representando a Nova Era Aduaneira, participou de uma palestra na FENACOCO 2023 compartilhando insights valiosos

Um Panorama das Relações Internacionais do Estado Brasileiro do Ceará

Até o final da década de 1980, o Ceará, um estado da federação brasileira, era considerado uma das áreas mais atrasadas e isoladas do país, sujeito a um sistema político clientelista e incapaz de impulsionar o desenvolvimento local

Intercâmbios virtuais podem integrar países de língua portuguesa – CAPES

A educação a distância pode ser uma aliada na integração dos países de língua portuguesa, por meio do intercâmbio virtual de estudantes

APSV Advogados recebe indicação como empresa inovadora de 2023 no Ceará Awards

A APSV Advogados, renomado escritório de advocacia e sócio patrocinador da CBPCE, conquistou uma indicação significativa como empresa inovadora de 2023 no prestigiado Ceará Awards.

Tadeu Dote Sá, sócio e diretor de energia da CBPCE, participa de mesa redonda sobre o cenário energético do Ceará

O evento promete ser uma oportunidade para os participantes mergulharem nas últimas tendências e desafios do setor de energias renováveis, proporcionando uma visão abrangente e informada sobre o futuro energético sustentável do Ceará. Não perca essa chance de participar e contribuir para o diálogo sobre a transformação positiva no cenário energético regional.

Fenacoco 2023 começa hoje e vai até o dia 08 de dezembro

A Fenacoco 2023 comecou hoje 06 e vai até o dia 08 de dezembro no Hotel Praia Centro, foi preparado um evento com palestrantes renomados e tudo para que o participante fique por dentro de todas as últimas inovações e oportunidades na indústria do coco!

Grupo Termaco, sócio mantenedor da CBPCE, conquista prêmio no GPTW 2023

Em uma cerimônia realizada na última terça-feira (28), o Grupo Termaco, sócio mantenedor da CBPCE, celebrou com a conquista do Prêmio GPTW do Ceará 2023, consagrando-se como uma das 50 melhores empresas para se trabalhar no estado.

Tarcisio Porto e Walmar Costa celebram confraternização anual com parceiros e amigos no Ideal Clube

Tarcisio Porto e Walmar Costa reuniu parceiros, clientes estimados, amigos e as equipes da Mega Imóveis, Dux Seguros e Porto, Costa & Pontes Advogados para a tradicional confraternização no Ideal Clube.

CC3 Brazil, sócia da CBPCE, oferece oportunidades únicas para estudo e prática esportiva no exterior

Se conciliar estudos acadêmicos com a prática do seu esporte favorito é o seu sonho, a CC3 Brazil e ASX tornam isso possível! Esta parceria abre as portas para jovens talentos que desejam estudar e seguir carreira como atletas nos Estados Unidos, Canadá ou Europa.

Potencialize seus negócios com a Salawtech tecnologia

A SALawtech Tecnologia se destaca como a resposta completa para diversas necessidades empresariais.

CBPCE, IBEF-CE e ABFintechs realizaram ontem(28) evento sobre o DREX, o Real Digital

A ocasião foi marcada pela apresentação de Diego Perez, especialista em tecnologia, investidor anjo, palestrante internacional e presidente da ABFintechs.

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil elege nova diretoria para o biênio 2024/2025

Armando Abreu, empresário radicado no Ceará, conduziu a instituição nos últimos dois mandatos e encerrará o segundo em 31 de dezembro próximo.

José Wahnon é eleito novo representante da Comunidade Portuguesa no Ceará e Piauí no Conselho das Comunidades

No último dia 26, José Wahnon, sócio e diretor de eventos da CBPCE (Câmara Brasil Portugal no Ceará), foi eleito como o novo representante da comunidade portuguesa nos estados do Ceará e Piauí no Conselho das Comunidades.

Grupo SM, sócio da CBPCE, fatura primeiro lugar nacional e estadual como “Melhor Empresa para Trabalhar”

O Grupo SM, que opera com consultoria e serviços financeiros, tem muito o que comemorar.

Fenacoco 2023: palestrantes renomados e inovações promissoras na cadeia produtiva do coco

A Fenacoco 2023 está prestes a começar, trazendo consigo um time de palestrantes renomados que prometem proporcionar aos participantes uma imersão nas últimas inovações e oportunidades no fascinante universo da indústria do coco.

Capital de “Tiro Certeiro”: A Jornada Eficiente de Funding, por Robertta Mota

A captação de recursos financeiros é um dos aspectos mais desafiadores e críticos ao longo da trajetória de qualquer empresa, especialmente, das startups. A complexidade surge quando o empreendedor precisa decidir o momento ideal para a captação, o valor necessário, as fontes dos recursos e a utilização mais adequada dos mesmos.

Lisboa escolhida como Capital Europeia da Inovação 2023

A distinção, atribuída pela Comissão Europeia, foi anunciada pelo presidente da câmara municipal, Carlos Moedas

“O Ceará pode se tornar um protagonista deste novo mundo”, diz presidente mundial do Grupo Qair

Fala foi proferida por Louis Blanchard no evento que marcou o acionamento do primeiro gerador a hidrogênio do Brasil, uma inovação da Qair.

Naja Turismo ganha Selo Ouro de Qualidade Empresarial do Sebrae

A Naja Turismo, sócia da CBPCE, ganhou o Selo Ouro de Qualidade Empresarial do Sebrae!!

Termaco: A Black friday depende da logística no Brasil

No ano passado, a Black Friday movimentou mais de R$ 6,1 bilhões no país, destacando-se como uma oportunidade valiosa para impulsionar vendas, atrair novos clientes e manter a lealdade dos consumidores habituais.

Tecer Terminais debate sobre logística em projetos de energia limpa na Expolog 2023

A diversificação de operações com uma regularidade mensal na modalidade de carga geral também será destaque

De frutas a minerais: entenda como os portos do Ceará são vetores de desenvolvimento econômico

Equipamentos portuários são destaque na movimentação de cargas do Nordeste e impactam no desenvolvimento da região

Ministério do Turismo libera meio bilhão de reais para incentivar o turismo no verão

Nova concessão de crédito beneficiará empresas do setor, com financiamento de obras, equipamentos e capital de giro

Assembleia Geral da UCCLA em Fortaleza promove estreitamento das relações entre países lusófonos

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, realizou nesta segunda-feira (20/11) a abertura da 39ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), no Paço Municipal.

CBPCE realizará workshop sobre ESG na EXPOLOG

A Câmara Brasil Portugal no Ceará, realizará no próximo dia 22 de novembro no espaço Arena Expolog, dentro da Feira Expolog, o “Workshop: ESG em empreendimentos turísticos e imobiliários no Ceará”.

EXPOLOG 2023 começa no dia 22 de novembro com palestra magna de João Kepler, o maior investidor anjo do Brasil

A palestra de João Kepler é aberta ao público e acontece às 11h, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

Grupo Fornecedora, Sócio Mantenedor da CBPCE, recebe destaque no Fórum Novo Mercado, Novos Métodos

Este reconhecimento é fruto de uma colaboração que perdura por uma década, marcando uma parceria sólida entre a Gomes de Matos Consultores Associados e o Grupo Fornecedora.

Solis Investimentos se planeja já pensando em 2024

O planejamento estratégico anual é um momento especial para todos que fazem a Solis Investimentos.

M. Dias Branco lucra R$ 259 milhões no trimestre; aumento de 32,8%

Entre julho e setembro, a M. Dias Branco viu seu Ebitda crescer 32,3%, para R$ 440,7 milhões. Já a receita da companhia encolheu 8,1% e fechou o terceiro trimestre do ano em R$ 2,73 bilhões.

Lançada em Lisboa, Plataforma Brasil Exportação vai facilitar a vida das empresas brasileiras no exterior

Sebrae, ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Indústria e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – com o apoio do governo britânico – lançaram a Plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso das empresas brasileiras às exportações.

Brasil e Portugal de mãos dadas, numa parceria em que o céu é o limite

Neste ano, em que celebramos um tão esperado relançamento da relação entre Brasil e Portugal, com a realização, em abril passado, da XIII Cimeira Bilateral, depois de um hiato de seis anos, publiquei alguns artigos na imprensa portuguesa sobre a importância desse marco, os resultados alcançados na Cúpula e o potencial de nossa histórica parceria.

CBPCE participa da Missão Websummit Lisboa 2023

A delegação da CBPCE está em Lisboa para participar da Missão Websummit 2023. O grupo é composto por Raul Santos (Presidente), Anya Ribeiro (Diretora de Turismo) e Clivânia Teixeira (Diretora Executiva).

SÁLawtech Tecnologia e Consultoria é a nova associada da CBPCE

Na jornada de crescimento de uma startup, contar com orientação especializada faz toda a diferença. E a SÁLawtech Tecnologia e Consultoria entra em cena, oferecendo uma gama abrangente de serviços desde a concepção inicial até a expansão.

EDP prevê mais 100 a 200 ME no lucro que tinha estimado para 2023

A EDP disse hoje esperar um lucro entre 1.200 e 1.300 milhões de euros em 2023, mais 100 a 200 milhões do que o estimado anteriormente, devido à evolução positiva do mercado e da produção hidroelétrica.

Hidrogênio de baixo carbono, financiamento já! Por Cibele Gaspar

Hidrogênio de baixo carbono, financiamento já! Por Cibele Gaspar A Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio da Câmara Federal, presidida pelo competente Deputado Federal Arnaldo Jardim, publicou recentemente Relatório Preliminar de Projeto de Lei para o Marco Regulatório do Hidrogênio de Baixo Carbono, que recebeu contribuições de melhoria da Sociedade Civil e…

Réveillon Portugal 2024: Viva Novas Experiências com a Naja Turismo

Preparando-se para a virada do ano em grande estilo? A Naja Turismo, sócia da CBPCE, tem uma oferta incrível para tornar o seu Réveillon Portugal 2024 inesquecível!

M. Dias Branco marca presença na 3ª edição do ESG Fórum

M. Dias Branco marca presença na 3ª edição do ESG Fórum Nos dias 23 e 24 de outubro aconteceu em São Paulo a 3ª edição do ESG Fórum. O evento contou com diversos painéis abordando temas relacionados ao ESG, e seu principal objetivo foi promover discussões maduras e objetivas através da experiência de empresas com…

Transição energética: o Ceará é o dono da bola

O Ceará é o lugar do mundo que mais tem condições de promover uma transição energética justa nos próximos cinco anos. A análise é de Liane Freire (foto), CEO do Blend Group, empresa que cria soluções de blended finance em larga escala para projetos de desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

CBPCE, IBEF e AbFintechs realizam evento com o tema “DREX, o Real Digital”

A Câmara Brasil Portugal no Ceará, o IBEF- Ceará e a ABFintechs realizará no próximo dia 28 de novembro encontro com seus associados para um bate papo sobre a dinâmica de funcionamento do DREX, a moeda que será um marco para a segurança digital na economia brasileira.

Arrais e Rocha Sá Advogados é o novo sócio da CBPCE

A Arrais e Rocha Sá Advogados é composta por um corpo técnico dotado de sólida qualificação e experiência profissional que, a partir de um conceito moderno de prestação de serviços jurídicos, tem por missão viabilizar soluções jurídicas seguras e inovadoras com sigilo, agilidade, ética e eficiência

Abax Consultoria: Tópicos essenciais para aprimorar a gestão contábil e fiscal da sua empresa

Você sabia que a Gestão Contábil vai além da mera manipulação de números e relatórios? Ela deve ser a bússola que orienta suas estratégias, proporcionando um impulso significativo para o sucesso nos negócios.

Onnibank Fortalece sua presença empresarial no Summit Connect 2023

O Onnibank, sócio da CBPCE, teve a honra de ser um dos patrocinadores do evento Summit Connect deste ano. Neste momento especial, que reuniu gestores, CEOs, diretores e empresários para compartilhar conhecimento, o Onnibank celebrou o destaque deste evento que se dedica a unir pessoas, ideias e negócios.

Simples, presumido ou real. Qual enquadramento tributário ideal para sua empresa? por Pereira e Chayb Advogados

A escolha do regime tributário mais adequado para sua empresa tem grande importância e para isso, fazer um planejamento tributário eficaz é fundamental.

Viagem sustentável: 8 dicas para reduzir seu impacto ambiental. Por Travelex Confidence Câmbio

A consciência com o meio ambiente tem um papel fundamental na preservação dos destinos turísticos e na diminuição dos impactos negativos que o turismo pode causar.

AIMA: Agência da Integração, Migrações e Asilo (ex SEF Portugal)

No dia 29 de Outubro de 2023, foi criada a nova Agência para as Integrações, Migrações e Asilo em Portugal, também conhecida como AIMA Portugal. O novo órgão governamental português passa a figurar no lugar do SEF – antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Amanhã acontece o Webinar de Esquenta do Web Summit Lisboa 2023

A Missão Web Summit Lisboa 2023 está chegando, e estamos animados em compartilhar alguns detalhes empolgantes com você!

Qair Brasil anuncia recepção do primeiro barco a hidrogênio verde do mundo em Fortaleza no dia 16 de novembro

O barco experimental Energy Observer, chega ao Brasil em 16 de novembro, com uma parada inédita em Fortaleza. O barco está em volta ao mundo desde 2017, sendo a capital cearense a 83ª escala de sua jornada de oito anos ao redor do mundo.

Alya Ventures participa do Eli Summit 2023

Robertta Mota, Co-Founder e diretora de gestão da Alya Ventures é presença confirmada no Eli Summit 2023.

Libercard recebeu a primeira edição do Café com Inspiração, promovido pelo IBEF Jovem Ceará

A Libercard, sócia da CBPCE, recebeu em seu escritório, a primeira edição do Café com Inspiração, promovido pelo IBEF Jovem Ceará.

Nacionalidade Portuguesa realiza Webinar sobre Golden Visa com Fundos de Investimento

O Golden Visa continua sendo possível, e e a Nacionalidade Portuguesa, sócios da CBPCE, apresentarão as melhores formas de investir em Portugal e obter o passaporte português.

Potencial energético de hidrogênio verde no Ceará é suficiente para abastecer 4,5 Brasis, diz Fiec

Expectativa é de que as primeiras moléculas comecem a ser produzidas no Pecém no ano que vem

António Almeida Lima é o novo representante permanente de Portugal junto da CPLP

O diplomata António José Emauz de Almeida Lima é o novo representante permanente de Portugal junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo um comunicado divulgado pela organização.

Acontece hoje o segundo encontro do Clube de Leitura CBPCE/OuseSaber

O primeiro encontro abordou a obra de José Saramago, “As Intermitências da Morte” num instigante momento de colóquio sobre este laureado autor português e suas obras.

Participe do webinar “Esquenta Missão Websummit Lisboa 2023”

A Missão Web Summit Lisboa 2023 é uma imersão empresarial, tecnológica e inovadora que irá unir startups e empreendedores brasileiros ao próspero ecossistema empreendedor de Portugal, reconhecido como um dos melhores da Europa. A Missão irá acontecer de 12 a 17 de Novembro de 2023.

FENACOCO 2023 – Feira Nacional do Coco será realizada em dezembro em Fortaleza

A Fenacoco Feira Nacional do Coco foi criada para estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco, diante desse mercado tão promissor para o Brasil e para os brasileiros.

Diamantes Lingerie celebra 18 anos de paixão e compromisso com o futuro

A Diamantes atinge o marco de 18 anos neste ano de 2023 ainda mais apaixonada e comprometida com as pessoas.

Geoconsult pioneira no Piauí com o primeiro licenciamento ambiental para planta de produção de H2V

Geoconsult pioneira no Piauí com o primeiro licenciamento ambiental para planta de produção de H2V A empresa Geoconsult Soluções Ambientais, associada à CBCPE, está mais uma vez na vanguarda, a empresa conseguiu o primeiro licenciamento ambiental no estado do Piauí para a instalação de uma planta de produção de H2V, localizada na área da ZPE…

Irineu Guimarães, diretor da CBPCE, participa de Missão Técnica Empresarial na Argentina

Irineu é CEO da DLB Urbanismo e diretor de desenvolvimento imobiliário da CBPCE, e está participando de uma Missão Técnica Empresarial na Argentina. Irineu relatou suas impressões sobre o país vizinho.

Yunare Marinho abordará Desenvolvimento Sustentável na Indústria na Semana Nacional de Negócios

Hoje, quarta-feira(18), Yunare Marinho, sócio da CBPCE, ministrará uma palestra durante a Semana Nacional de Negócios, que teve como foco a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O tema de sua apresentação é “Navegando no Mundo dos Processos Industriais e a Agenda 2030”.

Rota Sines-Brasil reduz viagem até 22 dias de olhos postos no hidrogénio verde e Mercosul

O Porto de Sines iniciou uma rota direta para o nordeste do Brasil que reduz até 22 dias a distância dos continentes favorecendo o hidrogénio verde brasileiro e o acordo comercial UE-Mercosul.

EXPOLOG 2023: O Futuro da Logística e do Agronegócio foi lançado

Na última quinta-feira, dia 5 de outubro, aconteceu o lançamento da EXPOLOG 2023, feira internacional voltada para logística e agronegócio.

A economia fortalece a identidade cultural de um destino e impulsiona a economia local, por Anya Ribeiro

O desenvolvimento socioeconômico institucional sustentável fortalece a identidade cultural de um território-destino turístico impulsionando a economia local de forma inclusiva e distribuída! Cultura e Economia são aliados inseparáveis:

M. Dias Branco é a companhia mais lembrada pelos cearenses, de acordo com Anuário Datafolha Top of Mind

Pelo terceiro ano consecutivo, a companhia alcança o 1º lugar no ranking “Marca que Representa o Ceará”

A2it Cloud Backup, a solução integrada da A2IT Tecnologia

Os DataCenters da A2it Tecnologia tem todas as normas de segurança e cumprem normas como a ISO/27001.

XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa na cidade da Praia

A “Língua Portuguesa, Expressão de Liberdade, Democracia e Desenvolvimento Municipal” é o tema que irá assinalar a XI edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que decorrerá na cidade da Praia, de 19 a 22 de outubro.

Economia do mar vai representar 7% do PIB até 2030

O mar representa atualmente a terceira maior área econômica em Portugal, cerca de 5% do produto interno bruto (PIB) e das exportações, número que deverá subir 40% no peso da economia nacional até 2030, segundo o Governo.

CBPCE e Federação das Câmaras recepciona Missão da Região de Tâmega e Sousa

A Comitiva segue para mais duas capitais brasileiras, São Paulo, hoje(04) e amanhã(05) e Rio de Janeiro nos dias 06 e 07 de outubro apresentando as oportunidades do Douro, Tâmega e Sousa.

Braselco: Sinônimo de Qualidade e Sustentabilidade em Projetos de Torres

Braselco, líder em soluções de infraestrutura, reforça seu compromisso com a qualidade e a conformidade técnica em todos os seus projetos.

Retificação de documentos para Portugal: dupla cidadania sem erro, por Nacionalidade Portuguesa

No processo de obtenção da nacionalidade portuguesa é fundamental ter toda a documentação correta.

Mercado de FIDCs chega a momento de virada no Brasil, por Solis Investimentos

Empresa referência nestes fundos, que em outubro passam a estar disponíveis para todos os perfis de investidores, Solis Investimentos oferece soluções completas, da originação e estruturação até a gestão de FIDCs

Tem uma empresa com o mesmo nome que a minha. o que fazer? Por Pereira e Chayb Advogados

É cada vez mais comum descobrir empresas com o mesmo nome e sim, isso pode causar alguns problemas futuros e cuidar dessa questão logo é importante.

Com foco na transição energética, Expolog 2023 terá nomes internacionais

Feira será realizada em novembro com o tema Governança e Logística para a Transição Energética

Alya Ventures, sócia da CBPCE, será patrocinador do Corporate Venture in Brasil 2023

No dia 25/10 às 13:20, Cassio Spina, o lead partner da Alya Ventures irá moderar o painel sobre a importância do engajamento do Conselho para o sucesso de CVCs.

Sebrae/CE avança na criação de um núcleo da Câmara Brasil-Portugal no Cariri

O Sebrae/CE e a CBPCE vão assinar um protocolo de intenções para formalizar o núcleo do Cariri

Alya Ventures é a mais nova associada da CBPCE

Alya Ventures é uma gestora de recursos e advisory inovadora especializada em Corporate Venture Capital, M&A e investimentos

Comércio marítimo entre Ceará e Portugal deve reduzir o tempo de transporte de 30 para 8 dias

Importação e exportação marítima entre Ceará e Portugal deve ter redução no tempo de transporte de 30 para 8 dias. A informação foi anunciada durante a visita de uma comitiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará ao Complexo do Porto do Pecém

H2V produzido no Ceará começará a ser usado para gerar energia em eventos

Parceria entre a Qair Brasil, a EDP e a CSI Gerpower resultam no uso de dois geradores em eventos públicos e privados, já a partir de outubro deste ano

Tecer Terminais participa do Congresso Aço Brasil 2023

Carlos Maia, sócio-diretor, e Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer, estão participando do Congresso Aço Brasil 2023, o qual coincide com a celebração dos 60 anos de atuação do Instituto Aço Brasil.

Rede Global da Diáspora retorna a Fortaleza com a apresentação da região do Douro, Tâmega e Sousa

A Rede Global da Diáspora (www.redeglobal.pt) é um projeto desenvolvido pela Fundação AEP que visa a criação de uma plataforma de networking que liga os portugueses espalhados pelo Mundo.

Brasil tem interesse “em ajudar” TAP que é estratégica para o país e América do Sul

Em Lisboa, o ministro dos Transportes brasileiro admitiu o interesse do Brasil “em ajudar” a TAP, transportadora aérea portuguesa, no processo de privatização, considerando a empresa estratégica para toda a América do Sul e em especial para o país.

CBPCE realizou dois eventos nesta terça-feira (19)

Ontem foi um dia especial para a CBPCE que se dividiu em dois excelentes eventos.

Jorge Rebelo de Almeida, fundador da Vila Galé, receberá título de Cidadão Cearense

Cerimônia será realizada na próxima sexta-feira (22) no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza.

Instituto Ecoco é o novo sócio CBPCE

O Instituto Ecoco trabalha na produção e a disseminação de conhecimentos que favoreçam a cadeia produtiva do coco.

Tecer Terminais participa do Brazil Windpower 2023

A Tecer Terminais que há 21 anos atua como braço operacional do Complexo Industrial e Portuário do Pecém participou, nesta semana, do Brazil Windpower 2023

Diamantes Lingerie inaugura primeira loja na Bahia

A expansão faz parte do projeto de crescimento estratégico da marca, que é líder no Norte e Nordeste do país

Participe do Webinar de lançamento da Missão Web Summit Lisboa 2023

A Missão Web Summit é uma imersão empresarial e que conecta empreendedores, empresários e investidores brasileiros ao ecossistema empreendedor de Portugal, que ocorre entre os dias 12 a 17 de Novembro de 2023.

Kite For The Ocean Summit reúne nomes de peso para debater sustentabilidade do oceano

Kite For The Ocean Summit reúne nomes de peso para debater sustentabilidade do oceano O movimento Winds For Future, idealizador do encontro, vai apresentar painéis, palestras, feiras e workshops de inovação na área do oceano, do clima e da sustentabilidade. Encerramento acontece junto com a contagem do novo recorde de kitesurfistas na água ao mesmo…

Conheça a agenda da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) para setembro

A CBPCE apoiará a realização do webinar “Portugal Negócios e Investimentos”, realizado pela Federação das Câmaras Portuguesas.

Vem aí a Missão Web Summit 2023

Reserve os dias 12 a 17 de novembro em sua agenda para você participar da Missão Web Summit Lisboa 2023.

Escola de kite Ventos do Futuro é inaugurada em parceria com o Instituto Qair

A iniciativa da escola de kite é realizada através do tetracampeão de kitesurf, Carlos Mário Bebê, que já tem o título de Embaixador dos Esportes do Instituto Qair, para realização de ações de incentivo ao esporte e conscientização ambiental.

Termaco Logística, sócia da CBPCE, Celebra 37 anos de atuação

A Termaco Logística, associada da CBPCE, está comemorando 37 anos de dedicação e excelência em sua jornada.

Diamantes Lingerie realiza o “Encontro de Líderes 2023”

A Diamantes Lingerie realizou o evento “Encontro de Líderes 2023” onde foi reunido coordenadores, gerentes e diretores da Diamantes para celebrar o encerramento das trilhas de desenvolvimento e discutir o planejamento estratégico para 2024.

Golden Visa Portugal com fundos de investimento do Brasil

O Golden Visa Portugal com fundos de investimento é uma das modalidades mais atrativas do visto dourado, se for comparado com a aquisição de imóveis por exemplo.

Aprovado financiamento de US$ 90 mi para hub de hidrogênio no Pecém

Montante captado junto ao Banco Mundial será usado em obras para adequar a infraestrutura do Complexo do Pecém aos projetos de hidrogênio verde

Brasil regulamenta visto e autorização de residência no âmbito do acordo sobre a mobilidade da CPLP

O Acordo considera que “a mobilidade é um dos principais meios de fortalecimento dos vínculos entre pessoas que integram uma comunidade, e que, por isso, a mobilidade dos cidadãos nos territórios que a compõem deve ser tão livre quanto possível

CBPCE e Crea-CE unem forças para impulsionar carreiras internacionais de engenheiros cearenses

A parceria vai capacitar os profissionais que participarem à utilizar o Termo de Reciprocidade, firmado entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP).

O fim dos Juros sobre Capital Próprio? Por Eugênio Vieira

O Governo Federal publicou um projeto de lei que esvazia o instituto do JCP a partir de 2024.

M. Dias Branco e a transformação digital

A M.Dias Branco, uma das maiores do setor de produção de alimentos do país, precisou assumir uma postura de humildade ante o mercado para que houvesse a adaptação da tradicional empresa à transformação digital, conforme contou Yunare Marinho Targino, gerente de Processos Industriais.

Libercard se une à CDL na aguardada Fortaleza Liquida 2023

Durante os dias 30 de agosto a 6 de setembro, a CDL apresenta a sua tradicional experiência de compras Fortaleza Liquida, onde premia os consumidores em muitos sorteios.

Você já ouviu falar do Web Summit? Um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo

O Web Summit é uma conferência anual que reúne líderes da indústria, startups promissoras, investidores, profissionais e entusiastas de tecnologia. Realizado em Lisboa, Portugal, o evento atrai milhares de participantes de todo o globo em busca de inspiração, networking e conhecimento.

Associações listam 17 ações estruturantes para o hidrogênio no Brasil

Representantes do Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável entregaram lista ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com propostas de políticas públicas para fomentar o mercado

Custo de vida Lisboa x Porto: onde é mais barato viver?

Existem mais de 150 cidades em Portugal e, mesmo assim, as mais conhecidas continuam sendo Lisboa e Porto. Claro, há motivos para isso, já que são as duas principais cidades do país – uma ao sul e a outra ao norte.

Faça parte da Missão Web Summit 2023

A Missão Web Summit Lisboa 2023 é uma missão de negócios, tecnologia e inovação que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa que irá acontecer de 12/11 a 17/11 de 2023.

APSV Advogados participa do 1º Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste

No dia 18 de agosto, ocorreu o 1º Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste. Representando o escritório, o advogado do setor de Inovação Jurídica, Iago Capistrano, atuou como presidente do painel sobre Legal Design e Visual Law como técnicas para aprimorar a a prática jurídica.

Fusão entre Solis e CDP consolida soluções completas em FIDCs

Nova empresa já nasce como referência no setor ao atuar desde a originação, modelagem, estruturação, implementação, até o investimento e monitoramento de FIDCs

Alltech assume a segurança eletrônica da CasaCOR Ceará por mais uma edição

Por mais um ano, o empresário Alberto Pinheiro firma parceria com Neuma Figueiredo e assume toda a segurança eletrônica da CasaCOR Ceará.

Vila Galé Contrata novo diretor de marketing e vendas

O grupo Vila Galé contratou Pedro Ribeiro como novo diretor de Marketing e Vendas.

Expedição luso-brasileira refaz caminhos percorridos por Dom Pedro I

Começou nesta terça-feira (29), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), a expedição luso-brasileira que vai refazer os passos do príncipe regente Dom Pedro I. A expedição resultou na proclamação da Independência do Brasil de Portugal, em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

Novo estudo da Apex aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

A seguir a publicação dos perfis bloco Mercosul, União Europeia e BRICS, a Inteligência da ApexBrasil lançou esta semana o Perfil CPLP, com informações sobre o cenário do comércio internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e os seus nove países-membros.

CBPCE realiza evento sobre soluções de crédito em parceria com o BNB: Confira a Programação Completa

O evento acontece amanhã, quinta-feira, dia 24, no Auditório da Superintendência Estadual do Ceará do BNB, com início marcado para às 9h da manhã.

Câmara Brasil Portugal participa do Atlantic Connection, em São Paulo

Parte da Diretoria da Câmara Brasil-Portugal participou, na última semana, em São Paulo, da 7ª edição do Atlantic Connection.

Onnibank é o novo sócio mantenedor da CBPCE

Onnibank é um banco digital especializado no pagamento de salários e benefícios para empresas, trazendo mais agilidade para empresas e colaboradores.

Sanit Engenharia se associa a CBPCE como sócia mantenedora

A Sanit Engenharia foi fundada em 1989 com o intuito de contribuir no campo da Engenharia Civil especialmente nos métodos não destrutivos.

IA e a proteção de dados, por Karyna Gaya

Os cibercriminosos estão constantemente desenvolvendo novas formas de ataque e violação. A IA pode ajudar a lidar com essa evolução contínua, adaptando-se aos padrões e comportamentos detectados.

Tecer Terminais participa da retomada do Pacto pelo Pecém

Desde 2011, a Tecer Terminais tem desempenhado um papel fundamental no Pacto pelo Pecém, promovendo o avanço sustentável e econômico do Ceará.

Lista completa com os principais bancos de Portugal

Quando você chega a Portugal para morar, uma das burocracias que tem de resolver logo no início é abrir sua conta em um dos bancos de Portugal.

Federação das Câmaras Portuguesas realiza expedição “200 anos – Os caminhos da Independência do Brasil”

Entre os dias 29/08 e 06/09, uma comissão luso-brasileira percorre os caminhos feitos por Dom Pedro I, no processo de independência brasileira, saindo de Ouro Preto (MG) até às margens do Rio Ipiranga (SP)

Atlantic Connection acontece nesta sexta-feira (18)

Faltam apenas 2 dias para o Atlantic Connection, o maior evento sobre o ecossistema empreendedor de Portugal para negócios brasileiros.

Claudênia Régia, sócia-presidente do grupo Diamantes, celebrou capa e matéria da 24ª edição da Revista Márcia Travessoni

Para Claudênia, o propósito da Diamantes se concretiza ao entregar para as pessoas as oportunidades que elas merecem ter, especialmente a de realizar seus sonhos. Isso se exerce através do incentivo ao empreendedorismo, pilar que Claudênia veementemente defende, junto com seu irmão e sócio-presidente, Cláudio Júnior.

M. Dias Branco promove Semana da Diversidade

Por meio de iniciativa do Comitê PlurALL, companhia realiza palestras e sessões de podcast para abordar temas de Diversidade, Equidade e Inclusão

Adriana do Carmo, sócia e diretora CBPCE, promove live de hoje sobre Biofilia e bem-estar

Para aprofundar mais este tema, nos ajudando a sentir e compreender a importância dele no nosso dia a dia, Adriana do Carmo, irá receber Liana Feingold e Laura Rios

Enid Câmara, sócia da CBPCE, desembarca em Salvador para reuniões, na pauta: EXPOLOG 2023

A EXPOLOG é maior encontro de empresários e empreendedores do setor logístico do Norte e Nordeste.

Brasileiros trocam Miami por Lisboa como destino de compras

Turistas do Brasil lideram ranking, gastam R$ 5 mil em média em roupas e acessórios e recebem reembolso de imposto em Portugal.

DIBRA Participações é a nova sócia Patrocinadora da CBPCE

DIBRA Participações é a nova sócia Patrocinadora da CBPCE A Dibra Dias Branco Participações é uma holding de capital fechado controlada pela família Dias Branco. A empresa foi constituída para apoiar os investimentos da família em outros segmentos distintos de alimentos, como Construção Civil, Cimento, Porto, Financeiro, aeródromo, hotéis, dentre outros.   ContatosTelefone: 85 4008-5500Endereço:…

Conviver Urbanismo é a Nova Associada da CBPCE

Conviver Urbanismo é a Nova Associada da CBPCE Fundada em 1979 na cidade de Tianguá – Ceará, a Conviver Urbanismo iniciou sua carreira fazendo o que faz de melhor até hoje: urbanizar e comercializar loteamentos. Sua história não aconteceu por acaso, foram anos de trabalho, muita dedicação e grandes aprendizados. Hoje, a Conviver Urbanismo é…

Inovação e Tecnologia em Portugal por Raul Santos Neto, presidente da CBPCE

Inovação e Tecnologia em Portugal por Raul Santos Neto, presidente da CBPCE Portugal é um país com 10,6 milhões de habitantes, distribuídos em território com 92.152 KM quadrados de terras emersas, renda per capita de U$ 24.567 e conhecido historicamente pelo desbravamento de mares e oceanos. Ao longo do tempo as percepções sobre Portugal foram…

Como o Real Digital pode colocar o Brasil em Liderança Global

Como o Real Digital pode colocar o Brasil em Liderança Global A Abax, sócia da CBPCE, teve a honra de participar do evento sobre moeda digital de banco central (CBDC). O tema tem sido alvo da atenção de diversos bancos centrais, que estão estudando e explorando projetos relacionados a um sistema de CBDC. As CBDCs…

Visão Sistêmica do Processo de Gestão e de Inovação, por Raimundo Porto Filho, sócio Diretor da BFA Assessoria e sócio CBPCE

Visão Sistêmica do Processo de Gestão e de Inovação, por Raimundo Porto Filho, sócio Diretor da BFA Assessoria e sócio CBPCE “Diga como me mede e lhe direi como me comporto”.Eliyahu Goldratt“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.W. Edwards Deming As assertiva acima, evidenciam a importância da medição no processo de gestão,…

O financiamento à inovação – algo de novo no front? por Cibele Gaspar, CEO da Nexxi Assessoria Empresarial e Diretora de Projetos para Investimentos da CBPCE

O financiamento à inovação – algo de novo no front? por Cibele Gaspar, CEO da Nexxi Assessoria Empresarial e Diretora de Projetos para Investimentos da CBPCE A inovação percorre uma trilha íngreme e cheia de obstáculos para se tornar concreta. Não obstante todos os desafios – estratégicos, tecnológicos e de gestão – um em particular…

Jornada Supply WCM 5.0 – Era dos Talentos, por Yunare Marinho, sócio CBPCE

Jornada Supply WCM 5.0 – Era dos Talentos, por Yunare Marinho, sócio CBPCE Organizações dependem de um sistema de gestão de cadeia Supply para gerenciar o processo de ecossistema, desde a aquisição de matéria-prima até a produção e distribuição do produto aos clientes. O gerenciamento da cadeia é dividido em etapas, recursos e elementos do…

CBPCE lança o Clube de Leitura com OuseSaber

A Câmara Brasil Portugal no Ceará promoveu jantar de lançamento do Clube de Leitura na noite da última quarta-feira, 26 de julho de 2023, tendo o restaurante O Banquete como palco.

CBPCE participa de evento sobre os “Mercados, Investimentos e Parcerias na Europa” promovido pela Federação das Câmaras

A apresentação do tema foi desenvolvida pelos executivos da Consultoria Portuguesa CH Business Consulting, que teve a oportunidade de apresentar sua visão e estratégias aos presentes

Diretoria de Projetos para Investimentos da CBPCE, participa de evento sobre a industrialização verde

A Diretora de Projetos para Investimentos da CBPCE , Cibele Gaspar participou como palestrante com o tema central do evento, “Os desafios da industrialização verde para o Nordeste “.

Tecer Terminais participa de evento voltado à produção siderúrgica em São Paulo

O sócio-diretor da empresa, Carlos Maia, o superintendente Roberto Cruz e o gerente comercial, Carlos Alberto Nunes participam de mesa redonda na ABM Week.

Os rios Ceará e Cocó e um oceano sem plástico, por Rômulo Alexandre Soares

A iniciativa soma-se às vozes que já chamam a atenção para a urgência de uma mudança de comportamento de cada um de nós que está lendo este artigo

Vila Galé inaugura hotel para crianças com parque aquático e cinema

O Vila Galé Nep Kids tem 80 quartos familiares, com capacidade para dois adultos e duas crianças, alguns deles com beliches e escorrega. O projeto tem uma segunda fase prevista que acrescenta mais 64 quartos. Se o desempenho do hotel for positivo, poderão começar a ser construídos já no próximo ano.

Atlantic Hub anuncia 7ª edição do Atlantic Connection

Próximo a acontecer, o evento tem como objetivo promover a conexão entre empreendedores e especialistas, oferecendo uma rede de apoio, facilitando a entrada e a integração no ecossistema empresarial português.

CBPCE lança hoje o “Clube de Leitura CBPCE|OuseSaber”, estimulando a leitura e a cultura lusófona

A Câmara Brasil Portugal no Ceará, em parceria com o projeto OuseSaber, tem a satisfação de lançar hoje o “Clube de Leitura CBPCE|OuseSaber”.

S3 Etiquetas associa-se a CBPCE

Com sua fábrica instalada em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, a S3 Etiquetas possui um importante diferencial logístico junto as principais transportadoras. Localizada a margem da BR116, possui acesso facilitado aos principais estados do Nordeste.

Rogério Maia torna-se o mais novo sócio do CBPCE

O CBPCE tem a satisfação de anunciar que Rogério Maia é o mais recente sócio a integrar o quadro. Com vasta experiência e conhecimento no setor financeiro e empresarial.

Qair Brasil inaugura parque híbrido de quase R$ 2 bi no Ceará

O empreendimento é um projeto de energias renováveis híbrido, de forma que as fontes compartilham a mesma área e as mesmas soluções elétricas. Ao todo, o parque tem capacidade instalada de 429,4 MW.

NML Tankers Agência Marítima abre escritório em Vitória-ES e expande horizontes no sudeste brasileiro

Com uma equipe experiente e dedicada, a empresa visa impulsionar suas operações, otimizando a eficiência e oferecendo soluções personalizadas aos seus clientes.

José Maria Zanocchi é certificado como membro “Fellow” do Chartered Institute of Arbitrators

O advogado José Maria Zanocchi, um dos sócios da CBPCE pela MZG Advogados e fundador do Centro de Mediação e Arbitragem da entidade, o CMA, foi reconhecido como membro “Fellow” do renomado Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), com sede em Londres.

M. Dias Branco avança em meta para uso de embalagens plásticas totalmente recicláveis

Jasmine Alimentos, marca com foco em alimentação saudável da companhia, atingiu 100% do objetivo em 2022, com mais de 1.800 toneladas de embalagens compensadas

Entrevista com Raul Santos: A ambiência de negócios em língua portuguesa

Em entrevista exclusiva concedida à Band, Raul Santos, presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, ressalta a importância da CBPCE, a atmosfera de negócios no estado e as oportunidades de investimentos entre Brasil e Portugal. Além disso, compartilha informações valiosas sobre as Câmaras portuguesas de Comércio.

Web Summit: Participe da Missão 2023 e conheça o maior evento de tecnologia do mundo

Você é apaixonado por tecnologia e inovação? Então, prepare-se para conhecer o evento que reúne os maiores expoentes do setor: a Web Summit! Tudo o que você precisa saber sobre esse incrível evento.

Porto, Costa & Pontes Advogados Associados: 20 Anos de excelência jurídica e expansão contínua

Com vasta experiência e conhecimento jurídico, os sócios estabeleceram o escritório com o objetivo de oferecer soluções jurídicas customizadas e de alta qualidade para seus clientes

Como o turismo rural sustentável pode afetar a vida das pessoas, por Anya Ribeiro

O turismo rural tem o poder de transformar a vida das pessoas de maneiras profundas e significativas.

EDP e Governo brasileiro alinhados em “liderar a transição energética” – CEO

O presidente executivo do grupo EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, afirmou, após reunião com o Presidente brasileiro, que a empresa “tem a ambição de liderar a transição energética”, uma estratégia alinhada com o Governo de Lula da Silva.

Termaco Logística investe na capacitação e seus parceiros logísticos: Qualidade Total em todas suas entregas

No transporte rodoviário, a capilaridade nas entregas, levando a carga cada vez mais próxima ao cliente consumidor final, é uma tendência irreversível e faz com que as empresas invistam na abertura de novas filiais

“Elas Exportam”: MDIC e ApexBrasil abrem inscrições para segunda fase de seleção do Programa que visa ampliar a participação feminina no comércio internacional

Programa promove mentoria gratuita por mulheres com experiência no comércio exterior para empreendedoras que desejam começar a exportar. Inscrições para empresas que desejam ser mentoradas estão abertas até o dia 21 de julho

Participe da Missão Web Summit Lisboa 2023

A Missão Web Summit Lisboa 2023 é uma missão de negócios, tecnologia e inovação que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa que irá acontecer de 12/11 a 17/11 de 2023.

Pereira & Chayb Advogados: Uma marca redesenhada em comemoração aos 3 Anos de existência

Para marcar essa ocasião especial, o escritório Pereira & Chayb Advogados decidiu modernizar e evoluir sua marca. Eles apresentaram um novo logotipo que reflete a identidade atualizada da empresa.

Conheça as tendências 4PL que vão revolucionar o Comex em 2023

Se você ficar conosco até o final deste artigo, não só obterá uma compreensão completa do que o modelo 4PL realmente significa e representa para o mundo da logística e do Comex

Travelex Confidence anuncia ação para a compra de notas danificadas

Quem chega de uma viagem do exterior, provavelmente já se deparou com o dilema de não saber o que fazer com as notas que não foram usadas.

Modelo de Expansão do Sabonete Íntimo Vagiderm é apresentado durante evento

Ontem(11), ocorreu uma importante reunião de negócios que reuniu 25 empresários da área da Saúde e Bem-estar, bem como representantes da indústria farmacêutica e da indústria de cosméticos.

Prefeitura lança o portal do turismo Visit Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), na última terça-feira (11), no hotel Gran Marquise, o portal Visit Fortaleza. Na ocasião, também foi apresentado o projeto Nômades Digitais, criado para ajudar um segmento crescente de viajantes que priorizam a flexibilidade de trabalho e a independência de localização.

Descarbonização é ponto de conexão entre Ceará e Portugal

O interesse de empresas portuguesas pelo Ceará sempre existiu, e o turismo foi, por muitos anos, o foco com a chegada de uma rede de resorts. Porém, nos últimos anos, é o potencial do Estado em energias renováveis e a descarbonização que vem atraindo mais investimentos.

Diretor de Energias da CBPCE, participa de Semana dos Países da ALER

No dia 11 de Julho terça-feira, às 10h do Brasil (GMT-3), 14h00 de Portugal (GMT+1), terá lugar uma sessão extraordinária, inserida no âmbito da Semana dos Países, de acesso livre e gratuito a todos os interessados.

CBPCE, Vice-Consulado de Portugal e Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro foram recebidos pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante

Nesta terça-feira (04/07), o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu membros da Câmara Brasil Portugal, do Vice Consulado de Portugal em Fortaleza, da Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro e Conselho das Comunidades Portuguesas, durante visita de cortesia na Casa da Indústria.

Desconto exclusivo: Participe da Missão Web Summit 2023 com benefícios especiais da CBPCE

Venha fazer parte da Missão Web Summit Lisboa 2023 e conecte-se ao incrível ecossistema empreendedor de Portugal! Esta missão de negócios, tecnologia e inovação é uma oportunidade imperdível para startups e empresários brasileiros que desejam expandir seus horizontes.

Diamantes Lingerie promove capacitação de jovens aprendizes em parceria com SENAI

A Diamantes Lingerie, com o propósito de transformar vidas, se uniu ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI para realizar o curso de Costureiro Industrial do Vestuário, destinado a qualificar jovens aprendizes para o mercado de trabalho da indústria.

Acqua Vero anuncia multi family office de olho em demanda por exterior

A Acqua Vero, assessoria ligada ao BTG Pactual, anunciou o lançamento de seu multi family office dentro da AVIN Asset, que tem Marcelo Karvelis Franco como diretor de investimentos (CIO).

Parques Solares e Parques Eólicos: conheça as diferenças com a Braselco

Quando se trata de energia renovável, os parques solares e eólicos são as principais opções. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre eles?

Você sabia que é possível ter até 30% na redução do frete marítimo? por Nova Era Aduaneira

O transporte marítimo é uma opção popular para empresas que precisam enviar mercadorias internacionalmente. No entanto, os custos de frete podem ser um fator significativo a ser considerado.

O Grupo Fornecedora realizou o Fórum de Líderes 2023

O Grupo Fornecedora, sócio da CBPCE, realizou no mês de junho o Fórum de Líderes 2023, um evento dedicado aos gestores da área de pós-vendas de todas as lojas da Fornecedora Máquinas e Equipamentos.

Câmara Brasil Portugal no Ceará realiza solenidade de posse da nova diretoria

A Diretoria da Câmara Brasil Portugal no Ceará, tendo Raul Santos Neto como presidente, tomou posse nesta segunda-feira (26).

FASC Consultoria Tributária e Contábil é o novo sócio da CBPCE

Fundado em 2004, a FASC Consultoria Tributária e Contábil presta assessoria em vários ramos da Consultoria Empresarial, especialmente no âmbito tributário, fiscal, societário e contábil

Qair Brasil inaugura projeto de vistas técnicas da CBPCE

Qair Brasil foi palco da primeira visita técnica de sócios. O encontro tem como propósito a apresentação de empresas e interação entre sócios. A visita anfitrionada por Armando Abreu

Diplomacia Econômica, a bandeira que une Ceará e Portugal

No último dia 26 de junho, num emblemático evento realizado no Estoril, foi empossada a 11ª Gestão da Câmara Brasil Portugal no Ceará. Durante 22 anos esta entidade vem exercendo com muita propriedade o seu papel de agente na diplomacia econômica entre o Ceará e Portugal.

Yunare Marinho, sócio da CBPCE participou da FISPAL Tecnologia

A Fispal Tecnologia é hoje mundialmente reconhecida como o maior evento para as indústrias de alimentos e bebidas, reunido anualmente mais de 42 mil visitantes e cerca de 450 marcas expositoras que apresentam as novidades e tecnologias em processos, embalagens e logística.

Participe do Webinar de Lançamento da Missão Web Summit Lisboa 2023

Amanhã 29 de Junho, às 12:00 (BRT) / 16:00 (PTT), junte-se a nós no Webinar de Lançamento da Missão Web Summit Lisboa 2023!

Conheça alguns paletrantes confirmados na 7ª edição do Atlantic Connection

A cada ano, o Atlantic Connection solidifica sua posição como o evento definitivo para todos os entusiastas do ecossistema empresarial de Portugal. E agora, a Atlantic Hub anuncia a chegada da 7ª edição deste evento inspirador e transformador!

Flávio Martins Peron é um dos palestrantes confirmados na 7ª edição do Atlantic Connection

Luso-brasileiro nascido em Portugal, Flávio é um advogado atuante tanto no Brasil quanto na Europa, especializado em Direito Processual Cível

Empresário Carlos Luna é o novo sócio da CBPCE

Com formação na área de Economia, Gestão Pública e pós graduação em Direito Público, atualmente é Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e turismo de Itapipoca

Qair Brasil importa equipamentos para uma planta piloto de hidrogênio verde para NE

A Qair do Brasil tem projetos de geração de energia eólica e quer instalar unidades de produção de hidrogênio verde

Yunare Marinho lança livro sobre mundo corporativo em evento na FIEC

O engenheiro mecânico e escritor Yunare Marinho, atualmente Gerente Corporativo de Processos Industriais na M. Dias Branco, lançou, nesta terça-feira, 20

M. Dias Branco é reconhecida como uma das Melhores do ESG 2023

Pelo segundo ano consecutivo, firmamos nosso lugar entre as três empresas mais bem posicionadas do Guia EXAME Melhores do ESG 2023, na categoria Agronegócio, Alimentos e Bebidas.

Governo sanciona lei que dá ao transportador o direito de contratar o seguro, por Marcelo Maranhão

De acordo com o presidente do Setcarce e diretor Institucional da Fetranslog Nordeste, Marcelo Maranhão, a medida é de grande importância para o setor de transporte rodoviário de cargas.

Passaporte português facilita acesso a mais de 100 países sem necessidade de visto

A posse do passaporte português proporciona aos cidadãos uma vantagem significativa, permitindo a visita a diversos países sem a necessidade de obtenção de um visto consular.

Yunare Marinho lança na FIEC seu terceiro livro, “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações”

O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações” é dividido em seis capítulos e aborda a importância da cooperação entre equipes e indivíduos no mundo corporativo.

Solar é aprovada no Minha Casa, Minha Vida e excedente será vendido às distribuidoras

Implementação de painéis fotovoltaicos no programa habitacional visa democratizar o acesso de mais brasileiros à fonte renovável.

Primeiro Almoço CBPCE “Estreitando Laços” aconteceu ontem no Restaurante Marquês da Varjota

A primeira edição do encontro de associados CBPCE “Estreitando Laços” foi realizado ontem no restaurante Marquês da Varjota, com a presença de 25 sócios, ocasião de agradável interatividade e aproximação.

Yunare Marinho lança terceiro livro em evento na próxima semana

A obra será lançada em Fortaleza na terça-feira, dia 20 de junho, às 18h30, na cobertura da sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

Vasques Advogados Associados é o novo sócio da CBPCE

O escritório oferta muito além do ofício habilitado e de excelência. Além disso, conta com uma estrutura apropriada para oferecer aos seus colaboradores um ambiente de total suporte, para que possam exercer os serviços de forma ágil e qualificada.

Comemorações do dia de Portugal, Camões e das Comunidades acontece próximo Sábado em Fortaleza

Comemorações do dia de Portugal, Camões e das Comunidades acontece próximo Sábado em Fortaleza O Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, em conjunto com a Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro e a Câmara Brasil Portugal no Ceará, convida você para a solenidade em celebração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que…

O Papel Vital da Logística: Impulsionando o Desenvolvimento do Ceará

O Ceará está localizado em uma posição geográfica privilegiada e oferece uma infraestrutura logística de alto padrão que atrai investimentos e impulsiona a economia local.

A logística e o futuro sustentável, por Carlos Alberto Nunes

A logística é vital para o funcionamento eficiente das cadeias de suprimentos em todo o mundo, e é importante lembrarmos que tudo começou em 1944

Grupo Fornecedora realizou a semana do meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente do Grupo Fornecedora se encerrou no último dia 09 e foi cheia de aprendizados e momentos únicos entre os colaboradores.

Quimera Invest apresenta: Mandara Lanai – Luxo e Sofisticação no Porto das Dunas

A Quimera Invest apresenta uma oportunidade única de investimento em um imóvel excepcional, que combina amplitude, conforto e localização privilegiada.

Participe da maior imersão empresarial de Portugal para negócios brasileiros

Prepare-se para o incrível: A 7ª edição do Atlantic Connection está a caminho, trazendo conexões globais imperdíveis!

Yunare Marinho, socio da CBPCE, lança o seu 3° livro “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações” no dia 20 de junho

O sócio da CBPCE, Yunare Marinho, lançará seu 3º livro intitulado “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações” no dia 20 de junho, a partir das 18h30, na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Solis Investimentos anuncia que o fundo Solis Capital Antares Light agora será distribuído através da XP Investimentos

Com a maior liquidez entre os fundos de FIDCs à disposição do mercado (D+45) e constituído apenas por cotas seniores, caracterizadas por contarem com maior proteção, o “Solis Light” é um produto bastante interessante para quem está começando a investir no universo de FIDCs.

Fetranslog-Ne presente no seminário promovido pela FIEC para debater reforma tributária

O encontro realizado na sede da instituição, localizada em Fortaleza, serviu para discutir a PEC 45/2019, que trata da Reforma Tributária e sugestões consubstanciadas na PEC 110/2019

Vamos falar de turismo, por Rômulo Alexandre Soares

A tendência não é apenas brasileira, é global e destinos com grande apelo ambiental e desportivo podem tirar proveito disso. De acordo com o Barômetro Mundial do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo esportivo movimenta cerca de US$ 2,2 trilhões ao ano no mundo e vem crescendo.

Tadeu Dote Sá, sócio e diretor de Energias da CBPCE palestrará no IFCE-Campus de Tabuleiro do Norte

Tadeu Dote Sá ministrará uma palestra sobre o Hidrogênio verde: Desafios e perspectivas, para alunos do IFCE-Campus de Tabuleiro do Norte hoje às 18h30 com mediação: Professora Joceli Noronha (IFCE) no Auditório do campus.

Nova plataforma permite criar empresa em 10 minutos e quer captar investimento estrangeiro

A plataforma Empresa Online 2.0 foi lançada hoje pelo Governo português e permite criar uma empresa em 10 minutos, ambicionando captar mais investimento estrangeiro, ao ser disponibilizada em português, inglês e, brevemente, também noutras línguas.

CBPCE celebra 22 anos e inicia nova gestão

Há 22 anos um grupo de empresários se juntaram e fundaram a nossa CBPCE, fortalecendo-se na régua do tempo a experiência e o caráter de vanguarda e renovador de nossa instituição.

Federação das Câmaras Portuguesas celebra parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) realizou no último dia 25 a apresentação da parceria celebrada com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP-PT), instituição sediada em Lisboa que atua no mercado nacional e internacional desde 1834.

Como tirar a Nacionalidade Portuguesa com o visto D7 em Portugal

Entenda se é possível tirar a nacionalidade portuguesa com visto D7 em terras portuguesas.

Lucro líquido recorrente do Travelex Bank cresceu 98% em 2022

Clientes do banco têm acesso a diversas soluções para realizar transações internacionais com mais facilidade

José Wahnon, sócio da CBPCE, oferece serviços de intermediação de crédito em Portugal para investidores brasileiros

Se você é brasileiro e está interessado em investir em Portugal, temos uma ótima notícia para você! José Wahnon, sócio da CBPCE, estabeleceu uma parceria direta com a MAX FINANCE em Portugal, oferecendo um serviço exclusivo de intermediação de crédito.

Entrevista com Rômulo Soares: Internacionalização da economia e o papel das câmaras de comércio no podcast do também sócio da CBPCE, Pinheiro Neto

Entrevista com Rômulo Soares: Internacionalização da economia e o papel das câmaras de comércio no podcast do também sócio da CBPCE, Pinheiro Neto

Apex Brasil realiza Seminário Empresarial Brasil-Portugal

Brasil e Portugal juntos para o desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre os próximos passos dessa parceria.

Raul Santos eleito presidente da CBPCE para o biênio 2023-2025

O empresário Raul Santos assume a presidência do Conselho de Administração da CBPCE para o biênio 2023-2025.

Libercard é a nova sócia da CBPCE

Libercard é a nova sócia da CBPCE A Libercard é a bandeira com conceito inovador que oferece segurança e comodidade, através de tecnologia inovadora, na gestão de benefícios corporativos, fazendo uso de avançados recursos tecnológicos que agregam praticidade, segurança e agilidade aos seus usuários e parceiros, integrando soluções em cartão de crédito e micropagamentos, introduzindo…

Tratamento Capilar Espaço Sônia Mesquita (Studio Capillare) associa-se à CBPCE e busca representantes no Brasil e Exterior

A Tratamento Capilar Espaço Sônia Mesquita (Studio Capillare) desenvolve a venda de serviços e produtos cosméticos de embelezamento, estética capilar, facial e corporal.

O sócio da CBPCE, Irineu Guimarães, participou no último dia 17 do Fortaleza Invest

O evento voltado para atração de investimentos, por meio da melhoria do ambiente de negócios e uma carteira de Parcerias Público Privadas (PPPs) foi realizado pela Prefeitura de Fortaleza e ocorreu no Hotel Gran Marquise.

A A2IT Tecnologia conquista pela primeira vez o reconhecimento como parceiro “Gold Partner da IBM”

A A2IT Tecnologia, empresa parceira da CBPCE, foi eleita pela primeira vez pela IBM como “Gold Partner”, destacando-se no setor de tecnologia.

Visto CPLP Portugal: o que é, quem tem direito, como solicitar

Com mais essa mudança, os imigrantes dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que desejam morar em Portugal passarão por processos mais fáceis e menos burocráticos para solicitar seus vistos.

Portugal 2030. Apoio a projetos para uma transição justa no Alentejo Litoral

A concretização do programa permitirá aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa. Este valor estará disponível através de programas, organizados por temas e por regiões.

BFA Assessoria em Finanças e Negócios é novo sócio da CBPCE

Fundada em 1999, a BFA Assessoria em Finanças e Negócios é uma empresa especializada em Fusões e Aquisições (M&A), e oferece soluções customizadas nas áreas de finanças, gestão, desenvolvimento de negócios

Grupo Cenergias e FCJ lançam H2G Tech Ventures e pretendem captar R$ 12 milhões para tracionar startups do mercado de hidrogênio verde, energias renováveis e ESG

Primeira venture builder do Grupo FCJ focada em soluções para a cadeia do Hidrogênio Verde, Descarbonização e ESG, a H2G Tech Ventures investirá em pelo menos 30 startups nos próximos cinco anos nos setores de hidrogênio verde, energias renováveis, ESG, indústria 4.0, dentre outros.

O Omnichannel na logística, por André Arruda, Diretor Geral na Termaco Logistica

Nos dias de hoje, em um mercado altamente competitivo, é crucial que as empresas invistam em tecnologias que permitam uma experiência de atendimento mais completa e personalizada para seus clientes.

Diamantes Lingerie realiza a Primeira Convenção de Vendas de 2023

Primeira Convenção de Vendas realizada com sucesso: um marco para a história da Diamantes e de todos que fazem parte dessa marca que realiza sonhos!

Yunare Marinho, socio da CBPCE, lança o seu 3° livro “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações”

O sócio da CBPCE, Yunare Marinho, lançará seu 3º livro intitulado “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações” no dia 20 de junho, a partir das 18h30, na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Viaje com a conveniência de uma excelente internet com a La Moneta

Com a La Moneta, você pode contratar um plano e desfrutar da melhor conexão 4.5G do mundo, além de contar com suporte 24 horas por dia!

Os principais riscos no transporte de cargas projeto, por CTI Fracht

Você sabia que a CTI é especializada em operações de cargas projeto? Esse tipo de operação é bem mais complexa que a logística aplicada nas cargas gerais e por isso uma série de cuidados devem ser levados em consideração.

Yunare Marinho, socio da CBPCE, lança o seu 3° livro “ O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações”

A primeira apresentação ocorrerá no dia 30 de maio, às 15h30, na Biblioteca da Casa Pia Lisboa, em Portugal. A segunda apresentação está marcada para o dia 2 de junho, às 14h30, no Aveiro-EXPO Parque de Exposições, na cidade de Aveiro, também em Portugal.

Portos do Brasil e da Holanda assinam acordo para transporte de hidrogénio verde

O Brasil e os Países Baixos assinaram na quarta-feira um acordo para o transporte de hidrogénio verde entre os portos de Pecém e Roterdão, que terá a participação da empresa portuguesa EDP.

Federação das Câmaras Portuguesas apoia a realização da 7º Edição do Atlantic Connection

O evento promove a maior imersão ao ecossistema empresarial português para brasileiros, onde empresários, empreendedores e investidores se reúnem para discutirem sobre o atual cenário e perspectivas para futuras expansões dos negócios através da internacionalização, tendo Portugal como porta de entrada.

OuseSaber é a nova sócia da CBPCE

O projeto OuseSaber é uma dinâmica de mediação de leitura de desenvolvimento , conduzido por Denise Melo

Solis Investimentos ingressa como sócia na CBPCE

Solis é uma gestora de recursos brasileira referência em FIDCs Fundos de Investimento em Direitos Creditórios.

Casa de Praia hotéis se associa à CBPCE

Casa de Praia hotéis é uma empresa especializada em proporcionar hospedagens e experiências exclusivas aos seus hóspedes.

Dom Pedro Laguna: Uma experiência única para celebrar o Dia das Mães com conforto e tranquilidade

O Resort Dom Pedro Laguna surge como a opção perfeita para tornar esse momento ainda mais especial. Localizado em um cenário paradisíaco, o resort oferece uma combinação perfeita de luxo, beleza natural e serviço impecável.

Braselco destaca a importância das manutenções preventivas e corretivas em torres de medição

As manutenções preventivas nas torres de medição anemométricas são essenciais para a qualidade das informações nas campanhas de medição.

Pinheiro Neto, sócio da CBPCE, apresenta podcast sobre “os planos de saúde e os direitos do consumidor”

Nesta entrevista exclusiva, o Professor @profadvpinheironeto conversa com o Ex-Presidente da Agencia Nacional da Saúde, Dr. Rogério Scarabel, especialista em Direito da Saúde

Participe da iTechStyle Summit 2023 e conecte-se com o setor têxtil de Portugal

A Missão iTechStyle Summit é organizada pela Atlantic Hub, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e No Gap Ventures.

O futuro chegou ao Rio de Janeiro! Web Summit continua nesta quarta

São mais de setecentas startups e trezentos palestrantes convidados. Há representantes de big techs e empresas brasileiras.

Mega Imóveis lança nova identidade visual e conjunto de inovações para marcar seu momento de consolidação

A mudança valida o compromisso da empresa com a inovação e a determinação em estabelecer uma maior proximidade e conexão com o público atendido.

M. Dias Branco conquista certificação internacional em auditoria interna do IAA Brasil

A M. Dias Branco conquistou a certificação internacional Quality Assessment (QA), que é conferida pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil (IAA Brasil). Esta certificação é um atestado de que os processos internos da líder de massas e biscoitos do Brasil estão em acordo com o que há de mais avançado no mundo em termos de auditoria interna.

Viver e também trabalhar. Não apenas viver para trabalhar, por Adriana do Carmo

Na última segunda-feira, comemoramos o Dia Internacional do Trabalho e quis contribuir com esta data tão relevante, convidando você a SENTIR que emoção esse título lhe provoca: “Viver e também trabalhar. Não apenas viver para trabalhar.”

2ª etapa da Copa Aquiraz Riviera acontece no próximo dia 07 de maio

A competição será disputada no formato tradicional de 18 buracos e na modalidade stroke play para todas as categorias.

Países lusófonos terão banco de dados comum inédito no âmbito do comércio exterior

O espaço econômico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai contar em breve com o maior banco de dados de comércio exterior alguma vez já produzido

Protocolo de Cooperação entre FCPCB e IAPMEI é assinado durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira no Porto

Na sequência e no contexto da XIII Cimeira Luso-Brasileira, celebramos hoje no Porto a assinatura de Protocolo de Cooperação com a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB).

Web Summit Rio 2023: tudo que você precisa saber sobre o evento

O maior evento de tecnologia do mundo já está com seus 17 mil ingressos para a edição de 2023 esgotados. O Web Summit 2023 será realizado pela primeira vez na América do Sul, na cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Riocentro, entre os dias 1 e 4 de maio.

Grupo Viper é o novo sócio mantenedor da CBPCE

O Grupo Viper foi criado em 1996. Inicialmente, a empresa começou como Viper Serviços do Nordeste, oferecendo apenas os serviços de locação de mão de obra nas mais diversas frentes

Ricarte Urbano é homenageada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará

Foi realizada ontem na Câmara Municipal de Fortaleza a sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade que é celebrado em dia 25 de Abril.

Martins Castro Advogados faz live hoje sobre a revogação da Lei Sefardita

Recentemente, foi divulgado que o governo português irá decidir o futuro desse direito para os descendentes de judeus sefarditas.

Pinheiro Neto, sócio da CBPCE apresenta podcast sobre “Novas Tecnologias da Educação”

O sócio da CBPCE, professor e advogado Pinheiro Neto, entrevistou o Professor da UFC, Dr Luiz Roberto de Oliveira, Diretor do NUTEDS, em seu podcast “Podlei”, no canal do YouTube @profadvpinheironeto.

Como é morar em Portugal: guia completo para viver bem no país

Aspectos gerais sobre uma nova vida em um novo país são sempre motivo de curiosidade. Quando a questão abrange o estilo de vida e tudo que é necessário para garantir um bom recomeço

Termaco Logística anuncia a contratação de plataforma para unificar canais de comunicação

A Termaco, empresa líder em logística de cargas fracionadas no Nordeste, contratou uma plataforma para unificar seus canais de comunicação

Navio desembarca no Ceará com mais de 41 mil toneladas de produtos importados da China

O navio trouxe produtos siderúrgicos (bobinas de aço, vergalhões, fio-máquina, chapas), fertilizantes em big bags e carga especial. Os destinos dos produtos foram os estados do nordeste: Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte.

Irineu Guimarães, sócio da CBPCE participa de Missão Internacional de referências em Arquitetura e Urbanismo

Nos dias 02 a 15 de Abril a ADIT Brasil promoveu mais uma Missão Internacional buscando referências e melhores práticas de Arquitetura, Urbanismo, Smart Cities e mobilidade urbana.

Etermar Portugal recebe Ministros Portugueses e Senegaleses em Projeto de Construção em Bargny

A Etermar manifestou o seu empenho em contribuir para o desenvolvimento da economia senegalesa e fortalecer as relações bilaterais entre Portugal e o Senegal.

Yunare Marinho, sócio da CBPCE, lançará seu terceiro livro

Yunare Marinho, sócio da CBPCE, anunciou o lançamento do seu terceiro livro, que aborda a diversidade e a cooperação no mundo corporativo das organizações

Júlio Patrocínio, sócio da CBPCE, palestrou na Universidade de Lisboa nos dias 13 e 14 de abril em evento sobre Direito Internacional Privado Comparado

O sócio da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Júlio Patrocínio, participou do evento e falou sobre o “Dinamismo do Direito Digital Internacional e Comparado”.

Alya Ventures é lançada no Cubo Itaú para conectar o venture capital e as corporações

O evento contou com a presença de profissionais protagonistas em iniciativas de inovação e investimentos no mundo corporativo.

Missão iTechStyle Summit 2023: Conectando o ecossistema empreendedor do setor têxtil entre Brasil e Portugal

A Missão iTechStyle Summit 2023 será realizada na cidade de Matosinhos, região Norte de Portugal.

Nordeste lidera potência em H2V

O hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise da água, utilizando fontes renováveis de energia, está sendo considerado a grande aposta do futuro das energias

Um Conselho para o meio ambiente, por Rômulo Alexandre Soares

Agora em março encerrei um ciclo de quatro anos no Conselho Estadual de Meio Ambiente por indicação da Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará.

Acqua Vero promove bate papo sobre renda variável

A Acqua Vero, empresa sócia CBPCE, promove um evento presencial para seus clientes no dia 13 de abril, onde será discutido sobre estratégias de renda variável com especialistas na área, Gustavo Gomes e Heitor de Nicola.

Pinheiro Neto, sócio da CBPCE apresenta podcast sobre a reforma tributária

O sócio da CBPCE, professor e advogado Pinheiro Neto, entrevistou o renomado Dr. Augusto César, especialista em Direito Tributário em seu podcast “Podlei”

Live da Flow Desenvolvimento aborda Experiências Executivas em Liderança, Gestão e Networking

Já imaginou ter um espaço para trocar e criar experiências executivas relacionadas a liderança, gestão, networking e com isso potencializar o seu desenvolvimento pessoal e profissional?

Embaixador de Portugal no Brasil: “Damos o nosso melhor” no trabalho da diplomacia

A embaixada portuguesa no Brasil está a comemorar a reaproximação entre as duas nações. Em 2022, o Governo brasileiro convidou Portugal para festejar os 200 anos da Independência do Brasil

Criar Refrigeração é a nova sócia da CBPCE

A Criar Refrigeração dispõe dos melhores serviços de instalação, manutenção preventiva e corretiva, além de contrato de manutenção de ar-condicionado residencial e comercial

Sócio e diretor de eventos especiais e turismo da CBPCE, José Wahnon, recebe homenagem na ABAV

José Wahnon, sócio e diretor de eventos especiais e turismo da Câmara Brasil Portugal no Ceará, foi homenageado no último dia 27 de março durante a solenidade de 50 anos da ABAV.

Qair Brasil alcança Rating AAA e obtém certificação ESG

Para conquistar o selo, a empresa precisa atingir 80% na avaliação geral do Programa ESG-FIEC, o que só é possível se houver comprometimento com todos os pontos do programa relativos a questões ambientais, sociais e de governança

Travelex Confidence concede descontos especiais para sócios CBPCE

Os sócios da Câmara Brasil Portugal no Ceará podem aproveitar descontos exclusivos na Travelex Confidence. Basta utilizar o código CBPCE no site ou no aplicativo da empresa para garantir o melhor preço.

A ML Negócios Internacionais, empresa sócia CBP-CE esteve presente no Conecte-se 2023

Empresárias representantes de 12 países participaram do evento que ocorreu nos período de 23 a 27 de março. O Conecte-se 2023 é uma iniciativa conjunta do Clube de Mulheres de Negócios de Portugal- MNPt e Sebrae, com o apoio de várias entidades.

ApexBrasil lança estudo Perfil País sobre Portugal

O produto apresenta informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e de investimentos sobre cada país selecionado, em formato de fácil leitura, para quem quer ganhar tempo

Parque Rachel de Queiroz vence prêmio Obra do Ano 2023

O projeto de urbanização de uma das etapas do Parque Rachel de Queiroz, localizado no bairro Presidente Kennedy, foi o grande vencedor do prêmio Obra do Ano 2023, promovido pela plataforma de arquitetura ArchDaily.

Delegação do Ceará participa da FIN Brasil 2023 em Santa Catarina

A FIN Brasil 2023, Feira Internacional de Negócios Brasil Portugal, conta com programação com visitas técnicas e programação cultural.

Porto do Pecém: A âncora do desenvolvimento cearense

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) completa 21 anos de muita história e desenvolvimento para o estado.

Qair Brasil realiza energização de novo Complexo Solar Serra do Mato

A Qair Brasil comemora mais um marco importante para a companhia no Nordeste, a conclusão da energização da UFV de Serra do Mato, construída no município de Trairi, no Ceará.

CC3 Brazil formaliza apoio ao voleibol cearense

CC3 Brazil, sócia da CBPCE, formalizou o apoio a Seleção de voleibol cearense feminina Sub18 para Campeonato Brasileiro

LGPD em vigor: saiba como se adequar e evitar multas, conheça a SM Consultoria

LGPD em vigor: saiba como se adequar e evitar multas, conheça a SM Consultoria A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), editada em 2018, em vigor desde setembro de 2020, é a Lei Federal que compilou as principais diretrizes relacionadas ao tratamento e à proteção de dados pessoais no Brasil. O processo de…

M. Dias Branco participa de evento especial do programa “Todos à Mesa” e reafirma o compromisso no combate a fome no Brasil

Programa que visa unir empresas na busca de reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício alimentar.

Digitalização 4PL: Saiba seu impacto no setor logístico

A chamada quarteirização da gestão logística é cada vez mais difundida dentro de empresas que necessitam realizar operações de importação e exportação.

Presidente da CBPCE, Eugênio Vieira, participará do Evento “Conecte-se 2023”

O evento tem como objetivo estabelecer relacionamentos e concretizar negócios entre empresas lideradas por mulheres.

Qair recebe equipe do BNB em seu Complexo Eólico e Solar, no Trairi – CE

A transição energética mostrou-se o melhor caminho para a descarbonização do planeta e as energias renováveis são protagonistas nessa busca pelo carbono zero.

EDP anuncia 5,27 MME em investimentos no Brasil para os próximos cinco anos

O presidente executivo da EDP Brasil, João Marques da Cruz, anunciou na sexta-feira que a empresa ambiciona investir no país 30 mil milhões de reais (5,27 mil milhões de euros) nos próximos cinco anos.

O Bem-estar é Estratégico! Apresentação do Relatório Mundial da Felicidade 2023

Que tal aprofundar nos impactos positivos do bem-estar sobre os resultados dos negócios?

LGPD e a reputação empresarial: como a Gaya Advocacia pode ajudar a preservar a imagem da sua empresa

Quando um vazamento de dados ocorre, é essencial agir rapidamente para mitigar os danos causados e evitar que a imagem da empresa seja ainda mais prejudicada.

M.Dias atinge receita líquida de R$ 10,1 bi e vê market share aumentar em massas e biscoitos

No ano, o crescimento da receita líquida foi fruto do aumento do preço médio e dos volumes, respectivamente +28,5% e +0,9%, vs. 2021. No 4T22, a receita líquida foi 27,7% maior que no 4T21 (preço médio +27,4% e volumes estáveis).

Marcela Rivanda, do escritório Pereira e Chayb Advogados, sócio da CBPCE, tornou-se embaixadora do Clube de Mulheres de Negócios Portugal na cidade de Fortaleza

A notícia foi divulgada com grande entusiasmo pela própria Marcela, que se disse honrada em fazer parte de uma organização tão importante para o empoderamento feminino no mundo dos negócios.

CBPCE participou do Evento ” Poder em Rede” Conectando o Poder Feminino

CBPCE participou do Evento ” Poder em Rede” Conectando o Poder Feminino No último dia 08 de março, dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, aconteceu o evento “Poder em Rede”, realizado pela Câmara de Comércio Portugal Holanda (CCNP Porthollandia), Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa [CCIP] e Rede das Câmaras de Comércio…

Sócio e diretor da CBPCE, Tadeu Dote Sá, palestrará hoje no Piauí, sobre a primeira planta de hidrogênio verde no país

O sócio e diretor de Energias da CBPCE, Tadeu Dote Sá, será o palestrante de destaque hoje, dia 15 de março, no Instituto Federal do Piauí (IFPI). O tema da palestra será “A experiência da avaliação de impacto ambiental (AIA) da primeira planta de hidrogênio verde no país”.

Grupo SM, sócio da CBPCE, completa 30 anos de fundação

O Grupo SM completa hoje, 15 de março de 2023, três décadas de trabalho árduo e dedicação. Sob o comando de Sérgio Melo, a empresa se tornou referência no mercado graças ao comprometimento com os clientes e colaboradores.

Diamantes Lingerie inaugura nova loja em Pinheiro/MA

A Diamantes Lingerie, sócia da CBPCE, acaba de inaugurar uma nova loja em Pinheiro, cidade localizada no estado do Maranhão. A Diamantes alcança a marca de 10 lojas no estado, consolidando sua presença em uma das principais praças de atuação.

O mundo corporativo e eu: por que precisei e gostei de mudar?

Ultimamente tenho sentido muita vontade de escrever sobre a minha experiência no mundo corporativo, compartilhando tudo o que aprendo a cada dia neste universo tão vasto que compõe as organizações empresariais.

Pensou em seguro viagem? pensou Travelex Confidence

Com a contratação simples e rápida, sem carência, você já pode utilizar a cobertura assim que contratá-la. O Seguro Viagem Internacional da Travelex Confidence oferece assistência médica, odontológica e farmacêutica, além de cobertura para emergências de Covid-19 e perda de bagagem.

Ceará vai receber Road Show para o fortalecimento da cadeia de hidrogênio verde no Nordeste

O Ceará será palco de um Road Show sobre hidrogênio verde nos dias 22 e 23 de junho. O evento terá o tema “Cenários para Investimentos e o Desenvolvimento da Indústria do Hidrogênio Verde no Nordeste Brasileiro”. O evento será realizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e NürnbergMesse Brasil.

Rede de Câmaras Portuguesas celebra Dia Internacional da Mulher com discussão sobre diversidade e inclusão

Celebrando o Dia Internacional da Mulher, diversas entidades de comércio, indústria e negócios se juntam em uma conversa que promoverá reflexões importantes sobre a diversidade e inclusão, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e economia de impacto.

Qair Brasil patrocina regata de volta ao mundo Globe 40, em Recife

O evento ocorreu durante cerca de duas semanas, entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Durante o período em que os competidores estiveram no Recife, aconteceram atividades como coquetel de premiação dos velejadores para a etapa, visitação às embarcações abertas ao público

Logística é uma das profissões que estarão em alta em 2023

O ano de 2023 promete ser um período de muitos avanços na área de geração de empregos e uma das principais áreas que também terá destaque é a da logística, que se tornou algo essencial depois do crescimento do e-commerce.

Mulheres, vozes e olhares, por Clivânia Teixeira

Mulher é um termo que beira ao infinito, pois retém em sua essência a grandeza criativa do universo. Falar sobre esta pluralidade requer um olhar interior e uma capacidade ímpar de expandir a compreensão deste conceito.

Mercado imobiliário de Fortaleza cresce com a nova tendência de venda de imóveis de “porteira fechada”

Mercado imobiliário de Fortaleza cresce com a nova tendência de venda de imóveis de “porteira fechada” O mercado imobiliário de Fortaleza tem crescido significativamente nos últimos anos, e com ele, uma nova tendência tem chamado a atenção dos compradores: a venda de imóveis de “porteira fechada”. Esse tipo de venda é quando o comprador adquire…

Primeiro-Ministro promete aposta persistente no hidrogênio verde em nome da liberdade energética

O primeiro-ministro prometeu neste dia 07 uma estratégia clara e persistente de aposta no desenvolvimento do hidrogênio verde, considerando que pode colocar Portugal com liberdade energética enquanto país e na posição de exportador de gases renováveis.

Executivos de multinacional indiana são recebidos na FIEC para tratar da implantação na ZPE do Ceará

Para o Presidente da CBPCE, Eugênio Vieira, o Ceará tem uma característica que reforça a atratividade de investimentos estrangeiros: “As empresas, hoje, têm buscado o Ceará também pela questão da energia, principalmente nas indústrias de base – como é o caso deles -, que passam pela exigência mundial pelo ‘selo verde’. Nesse cenário de sustentabilidade, nós somos um local bastante atrativo para as empresas”.

CBPCE, RA Brasil e FCPCB realizam Webinar sobre investimento imobiliário em Portugal

Com o mercado imobiliário em constante crescimento e a busca por novas oportunidades de investimento, a Câmara Brasil Portugal no Ceará, em parceria com a Ra Brasil e com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas, promoverá um Webinar com o tema “Visto Gold Portugal, Oportunidades para Investimento Imobiliário Hoteleiro. Saiba como investir em Portugal”.

Sócios da CBPCE, participam da 27ª edição da Intermodal South America

A 27ª edição do maior e mais completo evento para o setor de transporte de carga, logística, intralogística & armazenagem e comércio exterior reunirá 500 marcas expositoras e 40.000 visitantes

Júlio Cesar Parente, sócio da CBPCE, palestrará em importante evento na Universidade de Lisboa

O sócio da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Júlio Patrocínio, participará de uma importante palestra na Universidade de Lisboa nos dias 13 e 14 de abril.

AcquaVero: Como fazer um planejamento financeiro eficiente?

Quando se trata de finanças pessoais, ter um planejamento eficiente é fundamental. E para ajudar nesse processo, a sócia da CBPCE, Acqua Vero, lista abaixo algumas dicas que podem ser muito úteis.

Turismo e Governança, por Anya Ribeiro

Anya Ribeiro, é especialista em turismo e sustentabilidade e enfatizou a importância da cooperação entre diferentes atores para o planejamento e gerenciamento de produtos e destinos turísticos.

Carga Projeto: entenda tudo sobre a operação para cargas especiais

Convencionalmente, são consideradas cargas projetos, qualquer carga que ultrapasse as dimensões, medidas e peso aceitos nos padrões ordinários de transporte, principalmente contêineres de 40 e 20 pés.

Corrida de bilhões: Europa acelera e vê Ceará como solução em hidrogênio verde

As principais economias do continente usam fontes não renováveis para a produção de eletricidade (59% a partir de gás natural, carvão e energia nuclear) e, apesar do esforço de promover a transição energética, não encontram a solução por lá. Agora, olham além-mar a fonte energética que procuram, inclusive, no Ceará.

CBPCE e RA Brasil realizam Webinar sobre investimento imobiliário hoteleiro em Portugal

No próximo dia 02 de março, a Câmara Brasil Portugal no Ceará, em parceria com a RA Brasil e com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas, realizará um Webinar com o tema “Visto Gold Portugal, Oportunidades para Investimento Imobiliário Hoteleiro. Saiba como investir em Portugal.”

Embaixada de Portugal no Brasil, com o apoio do AICEP e da Federação das Câmaras promoverão evento em Brasília

A apresentação deste evento será realizada através de webinar, que acontecerá no dia 27 de fevereiro, e terá com público alvo , presidentes e associados das câmaras portuguesas.

Ananias Gomes é o novo sócio da CBPCE

Ananias tem um conhecimento sólido em planejamento, gestão e análise de carteira, gestão de resultados e análise de desempenho de veículos de comunicação diversos

Jorge Rebelo construirá novo hotel e vai investir R$ 200 milhões no Cumbuco

No próximo dia 1º de junho serão iniciadas as obras de um novo hotel da classe Collection – que é de altíssimo padrão e será o primeiro do Brasil -, na Praia do Cumbuco

Travelex Confidence: a solução para ampliar seus negócios ao redor do mundo

Para empresários e empreendedores que buscam expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais, a Travelex Confidence oferece uma solução prática e segura para enviar e receber dinheiro do exterior.

A Flecha Dourada, por Yunare Targino

Eu sei que a vida nos impulsiona. Nós mesmos escolhemos o nosso caminho. Mas para aqueles que deixamos para trás, parecia-nos que estávamos entrando em um deserto sem caminhos. Sempre tivemos o nosso propósito como um talento que teve que ser moldado no seu tempo.

La Moneta Câmbio: 5 destinos que onde a moeda brasileira vale mais que a local

Se você está procurando por uma maneira de viajar para lugares paradisíacos sem gastar muito dinheiro, a La Moneta Câmbio tem a solução ideal para você!

Acordo entre Mercosul e UE pode abrir US$ 100 bilhões em oportunidades de mercado, mostra estudo da Apex

O possível acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode abrir uma “janela de oportunidades” de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 522 bilhões) em exportação do Mercosul para o bloco europeu.

Sócio da CBPCE, Irineu Guimarães, participará de missão da Adit Brasil em busca de inovações em arquitetura e urbanismo

O sócio da CBPCE, Irineu Guimarães, embarcará para uma nova missão da ADIT Brasil. O destino desta vez é a Áustria e a Holanda, onde o grupo de especialistas em arquitetura e urbanismo irá visitar lugares que trabalham conceitos de cidades para pessoas, cidades inteligentes e arquitetura como experiência de futuro.

Aldeia Global, por Rômulo Alexandre Soares

Fixei-me na semana passada na terceira biografia de um cearense que não conheci. Depois de ter folheado há alguns anos o Barão de Studart dar cores à vida de Martim Soares Moreno

A NML Tankers & Bulkers Agência Marítima entra no Sudeste e marca presença na Stone Fair em Vitória

Com mais de 30 anos de experiência no seguimento de Shipping, com foco no Agenciamento Marítimo e atuando em todos os portos do Nordeste, a NML Tankers & Bulkers Agência Marítima este mês abriu mais uma filial, agora em Vitória, onde participou da Stone Fair.

ESG e seus impactos na logística, por André Arruda

Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas de todos os ramos, inclusive do setor de logística.

Câmara Setorial de Logística discute planejamento anual

A Câmara Setorial de Logística (CSLOG) se reuniu na manhã desta terça-feira (14) para discutir o planejamento anual da entidade.

CTI Fracht, Quanto tempo leva o desenbaraço aduaneiro?

O tempo necessário para o desembaraço aduaneiro pode variar dependendo de diversos fatores, como o tipo de produto, o país de origem e destino, a complexidade da documentação, o volume de carga, o tipo de transporte utilizado, entre outros.

Entenda a diferença entre câmbio pronto, simbólico e futuro, com Acqua Vero

O Câmbio Pronto nada mais é do que a compra e venda de moeda estrangeira para liquidação até no máximo em 2 dias úteis. Por isso, a conveniência, agilidade e otimização de custos para realizar operações internacionais, são algumas de suas principais características.

VemTambém Turismo: A agência de viagens em Fortaleza para quem busca segurança e conforto

Uma agência de viagens que promete suprir todas as necessidades dos viajantes, desde a concepção da viagem até o retorno para casa.

MCJ Advogados Associados é a nova sócia da CBPCE

A MCJ Advogados Associados é uma empresa constituída por 5 advogados, todos com larga experiência nas áreas de meio ambiente, direito urbanístico e imobiliário, voltada a prestação de serviços de assessoria e de consultoria jurídica.

Renato Furtado é o novo sócio da CBPCE

Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará lotado no campus de Crateús. Mestre em Administração e Controladoria, Especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Tecnólogo em Telemática, Graduando em Administração Pública e Técnico em transações imobiliárias.

FCPCB reafirma acordo com a APSV Advogados para elaboração de relatório periódico de comércio exterior

O Observatório de Negócios Internacionais visa proporcionar, de forma fácil, didática e precisa, a análise sobre as exportações e importações de qualquer cidade, estado ou país. A ferramenta foi desenvolvida pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil – FCPCB, em parceria com a Câmara Brasil Portugal no Ceará – CBPCE e com o apoio da APSV Advogados.

Visto Gold – Brasileiros investem cada vez mais no imobiliário em Portugal

Alta procura é efeito dos valores atrativos do Visto Gold, que autoriza residência e eventual cidadania no país.

A2IT Tecnologia é eleito parceiro Gold do Ano da Hewlett Packard Enterprise

A2IT Tecnologia é destaque em tecnologia mais uma vez! A empresa sócia da CBPCE acaba de ser eleita pela Hewlett Packard Enterprise como o “Parceiro Gold do Ano” pelo segundo ano consecutivo.

Fortaleza e Manaus anunciam roteiro integrado com foco no turista internacional

O projeto proporciona ao turista internacional escolher o melhor portão de entrada e organizar um roteiro à sua escolha, inclusive determinando por qual cidade poderá efetuar o retorno ao seu destino, uma vez que Manaus e Fortaleza se conectam semanalmente com 13 voos diretos.

Porto de Sines quer criar ‘hub’ logístico para receber frutas brasileiras

O Porto de Sines (Setúbal) quer tornar-se na principal ‘porta de entrada’ de frutas brasileiras para abastecer o mercado ibérico e europeu com a criação de um ‘hub’ logístico onde poderão ser instaladas unidades industriais e de transformação.

Sócios do APSV Advogados, associado CBPCE, participam da primeira reunião de 2023 do projeto Sinergia

Sócios do APSV Advogados, associado CBPCE, participam da primeira reunião de 2023 do projeto Sinergia Na última terça-feira, 31, Pedro Fontenele, André Aguiar e Lucas Cavalcante, sócios do APSV Advogados, associado CBPCE, estiveram presentes na primeira reunião do ano do projeto Sinergia, sediada na Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP)….

Martins Castro Consultoria Internacional, sócio CBPCE, organiza webinar sobre carreiras de TI em Portugal, que acontece no dia 9 de fevereiro de 2023

Martins Castro Consultoria Internacional, sócio CBPCE, organiza webinar sobre carreiras de TI em Portugal, que acontece no dia 9 de fevereiro de 2023 Joana Oliveira, da Amazon Web Services e Fernando Belezas, do Instituto Empresarial do Tâmega estão entre os palestrantes do webinar “Portugal de portas abertas aos profissionais de TI: saiba como construir seu…

A ABAX Auditoria e Consultoria, sócia CBPCE, anuncia novos contratos.

A ABAX Auditoria e Consultoria, sócia CBPCE, anuncia novos contratos. A ABAX Auditoria e Consultoria, sócia CBPCE, anunciou na última segunda-feira, 30, novos contratos conquistados em ambas as sedes do Recife e de Fortaleza. 3 novas empresas firmaram contrato com a ABAX, sendo elas o Real Hospital Português (PE), a Límpida Água (CE), do setor…

Hozen Consult, sócia CBPCE, realiza workshop de Introdução à Gestão de Risco no dia 13 de fevereiro de 2023

Hozen Academy, sócia CBPCE, realiza workshop de Introdução à Gestão de Risco no dia 13 de fevereiro de 2023 Risco é o efeito da incerteza na capacidade de uma organização em alcançar os seus objetivos”, segundo a norma ISO 31000. A gestão de risco contribui decisivamente para a criação e proteção de valor na sua…

Cidrão & Pessoa Advogados, sócio CBPCE, esclarece dúvidas sobre limite de gerações para transmissão da nacionalidade portuguesa

Cidrão & Pessoa Advogados, sócio CBPCE, esclarece dúvidas sobre limite de gerações para transmissão da nacionalidade portuguesa Uma dúvida muito comum é sobre se há limite de gerações para transmissão da nacionalidade portuguesa. A lei portuguesa não impõe um limite de gerações para a transmissão da nacionalidade, ou seja, bisnetos, trinetos e assim por diante,…

Darla Lopes, sócia da Aveiro Consultoria e associada CBPCE, é fonte em matéria para o jornal Diário do Nordeste

Darla Lopes, sócia da Aveiro Consultoria e associada CBPCE, é fonte em matéria para o jornal Diário do Nordeste A sócia da Aveiro Consultoria, Darla Lopes, diretora do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), foi fonte em matéria do jornal Diário do Nordeste na última semana. A matéria, intitulada “Jovens se interessam…

Travelex, sócia CBPCE, inaugura nova loja em Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo

Travelex, sócia CBPCE, inaugura nova loja em Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo A Travelex Confidence, sócia CBPCE, inaugurou ontem, dia 31 de janeiro de 2023, sua nova loja no Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo. Agora, em um espaço totalmente planejado para entregar a melhor experiência em câmbio para todos, com comodidade…

Campos Advocacia Corporativa e Internacional é o novo sócio da CBPCE

Campos Advocacia Corporativa e Internacional é o novo sócio da CBPCE A Campos Advocacia Corporativa e Internacional é uma empresa fundada em 1996 por Patricia Campos. A empresa oferece assessoria e consultoria jurídica nas mais diversas subáreas do Direito Corporativo, com excelência no trato da internacionalização de empresas. Tendo atendido mais de 40 empresas, que…

Advogado Pinheiro Neto é o Novo Sócio da CBPCE

Advogado Pinheiro Neto é o Novo Sócio da CBPCE Pinheiro Neto é advogado, com mais de 15 anos de experiência, Mestre em Direito de Saúde, especialista em Direito Contratual e Processo Civil. Vocacionado para o magistério, é Professor de Direito de Saúde, dos Contratos, de Consumidor, Responsabilidade Civil e de Direito Processual Civil. Escritor de…

A logística em 2023 por André Arruda – Diretor Geral da Termaco Logística, Sócia CBPCE

A logística em 2023 por André Arruda – Diretor Geral da Termaco Logística, Sócia CBPCE O ano de 2023 para o setor de logística deverá ser muito promissor. Segundo a pesquisa da Transparency Market Research, o mercado de logística valerá R$ 15,5 trilhões com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias….

Investimento no Visto Gold Portugal sobe 42%, por Ra Brasil, sócia CBPCE

Investimento no Visto Gold Portugal sobe 42% por Ra Brasil, sócia CBPCE Os investimentos realizados no Visto Gold Portugal em 2022 totalizaram 654,2 milhões de euros, um aumento de 41,9% em comparação com o ano anterior. De acordo com os dados do SEF em 2022, foram concedidas 1.281 autorizações de residência para investimentos – conhecidos…

Os Prósperos: tendência de consumo está na visão de futuro da Prática Eventos, sócia CBPCE, que completou 26 anos de história na última sexta-feira(20/01)

Os Prósperos: tendência de consumo está na visão de futuro da Prática Eventos, sócia CBPCE, que completou 26 anos de história na última sexta-feira(20/01) Prática Eventos, empresa genuinamente cearense, comemora nesta sexta-feira (20) 26 anos de história, antenada e alinhada com umas das dez principais tendências globais de consumo para 2023, de acordo com o…

Travelex Confidence, sócia CBPCE, inaugura loja em Criciúma

Travelex Confidence, sócia CBPCE, inaugura loja em Criciúma A corretora de câmbio continua expandindo sua presença no país e iniciou suas operações no Nações Shopping no dia 18 de janeiro A Travelex Confidence encerrou o ano de 2022 com mais de 110 lojas espalhadas pelo Brasil e segue sua estratégia de expansão em 2023. A…

Fetranslog-Ne, sócia CBPCE, Participou da 1ª Reunião do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (Condecon)

Fetranslog-Ne, sócia CBPCE, Participou da 1ª Reunião do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (Condecon) Foi realizado no dia (20), em um dos prédios históricos do Centro, o Palácio do Comércio (sede da Facic), a primeira reunião do ano do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (Condecon), onde a FETRANSLOG-NE tem assento, e o Dr…

Hoje acontece o Webinar H2Global, com a participação do presidente da CBPCE, Eugênio Vieira

No âmbito do projeto H2GLOBAL, que visa apoiar a internacionalização das PMEs ligadas ao setor do hidrogênio, convidamos a todos a participar do Webinar onde irão ser apresentadas as oportunidades do mercado do Brasil, e missão empresarial, no dia 18 de Janeiro, às 11h – (Brasil)

APSV Advogados, sócio da CBPCE, lança área pro bono

Com a criação desta área, o escritório passa a dedicar horas para projetos de impacto social sem a cobrança de honorários. O objetivo é contribuir para o cumprimento dos objetivos do Pacto Global da ONU no Brasil e transformar a prática do direito no escritório.

Carnaval 2023: Hotel Varandas Beach, a escolha perfeita para curtir o carnaval em Águas Belas, Ceará

O hotel conta com vista para o mar, o que garante aos hóspedes uma vista deslumbrante e uma sensação de tranquilidade e relaxamento. Além disso, o hotel dispõe de uma piscina, bar e restaurante, para garantir a comodidade e conforto dos hóspedes.

Sócia da CBPCE, Acqua Vero alcança marca de 5 bilhões em custódia e mais de 10 mil clientes satisfeitos

A Acqua Vero, sócia da CBPCE, tem muito o que comemorar. Com apenas 10 anos de existência, a empresa alcançou a marca de 5 bilhões em custódia e conta com mais de 10 mil clientes satisfeitos.

Júlio Patrocínio, sócio CBPCE, participa de live sobre “Cibersegurança e Ciberataques Internacionais”

A live será realizada no dia 19/01 às 17h30 e terá como tema principal a “Cibersegurança e Ciberataques Internacionais”, um assunto de grande relevância e atualidade para aqueles que trabalham com questões internacionais.

Hozen Academy: Como elaborar e implementar o processo de vendas

O processo de vendas precisa ser o seu modus operandi. Deve ser efetuado com base não apenas no perfil dos seus clientes e mercado, mas também com base no seu próprio perfil, no produto, serviço e valor agregado que oferece ao mercado.

Portugal lança apoio de 1,3 milhões de euros para startups e soluções inovadoras no turismo

Paralelamente, são lançados os regulamentos para programas de aceleração e de inovação aberta, com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções alinhadas com as necessidades do setor e o seu teste em contexto empresarial.

ML Negócios Internacionais é a nova sócia da CBPCE

A ML Negócios Internacionais é uma empresa especializada em consultoria e assessoria em projetos de gestão empresarial relacionados a negócios internacionais, exportação e importação.

Visto Gold – Portugal é considerado o melhor lugar do mundo para se aposentar

Portugal foi reconhecido como o melhor lugar do mundo para se aposentar em 2023, de acordo com o Índice Anual Global de Aposentadoria da International Living.

CC3 Brazil, sócia da CBPCE, discute intercâmbio com clube de tênis de mesa em Portugal

A CC3 Brazil, empresa sócia da CBPCE, esteve em visita à cidade de Lagos, no Algarve, onde se reuniu com o Sr. Paulo Rocha, presidente do Clube de Tênis de Mesa de Lagos (CTM LAGOS).

Fortaleza é a 5ª melhor cidade do Brasil para visitar, viver e investir, segundo estudo

A capital cearense está entre as 10 melhores cidades do Brasil para visitar, viver e investir, segundo estudo Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, que analisa e exibe o desempenho quantitativo de reputação das 100 cidades mais populosas do País.

Gestão de expatriados: O novo desafio das organizações, por Yunare Marinho

Num mundo em constante mudança, a mobilidade tornou-se um fator chave para a estratégia global de gestão e retenção de talento das multinacionais.

Câmara Portuguesa será lançada em Sergipe para fortalecimento das relações luso-brasileiras

No dia 18 de janeiro, às 8h, haverá o lançamento da Câmara Portuguesa de Sergipe no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju.

Portugal precisa de “um eixo atlântico para desenvolver a economia do mar”

Portugal precisa de um eixo atlântico para desenvolver a economia do mar, afirmou o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na terceira sessão dos Diálogos de Sustentabilidade «A Economia Azul», organizado pela Global Media Group e a Fundação Inatel, dia 06 em Setúbal.

Vila Galé inicia nova temporada da campanha “12 meses, 12 pratos”

Neste mês de janeiro, o público pode degustar o “Filé à Osvaldo Aranha”, que é referência da gastronomia carioca e leva o nome de um diplomata gaúcho.

Cti Fracht: Porque o seguro de cargas é tão importante?

Em um processo de exportação ou importação, é importante que ambas as partes tenham um seguro para a carga. No caso do exportador, pode ser necessário para efetuar uma venda, enquanto para o importador, é necessário para assegurar que a carga estará coberta caso algum sinistro ocorra.

M. Dias Branco promove I Workshop para Fornecedores

Com o tema Sinergias e Sustentabilidade, o encontro foi uma das ações de reforço das parcerias com seus fornecedores e do compromisso assumido pela Companhia em março deste ano

O pedido de urgência no processo de nacionalidade portuguesa. Por Martins Castro Consultoria

Quando é possível pedir apreciação com caráter de urgência em um processo de nacionalidade portuguesa?

Projeto de petróleo e gás irá selecionar 10 empresas para imersão internacional

Programa virtual contará com mentorias individualizadas, rodadas de negócios e planejamento customizado. Inscrições abertas até 6 de janeiro.

Regulamentar hidrogênio verde será prioridade para Governo do Ceará

Novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, falou que quer trabalhar junto com a União pela urgente regulamentação do H2v

Brasileiros são 1 em cada 10 advogados em Portugal

O número de advogados brasileiros em Portugal aumentou quase 482% em relação aos 536 brasileiros que estavam inscritos na entidade portuguesa em 2017.

Travelex Confidence é a nova sócia da CBPCE

A Travelex é a maior empresa de câmbio do mundo com origem britânica. Ao todo são mais de 40 anos de experiência e 1 bilhão de operações por ano em 80 moedas diferentes.

O que esperar da economia para 2023, com Raul Santos, sócio fundador da Aveiro Consultoria

O sócio fundador da Aveiro Consultoria, Raul Santos, fez uma análise do que se pode esperar para a economia em 2023. Confira abaixo!

Como morar em Portugal em 2023? Um guia com tudo o que é preciso saber

Mudar-se para outro continente é sempre uma decisão difícil, mesmo que se fale em algo tão comum para brasileiros, que é o tópico: como morar em Portugal?

3 destinos internacionais para sua família, por La Moneta Câmbio

Listamos 3 opções para que você possa escolher o local ideal para criar novas e deliciosas lembranças com os pequenos.⠀

Pablo Ribeiro, CFO do Grupo Fornecedora, sócio CBPCE, se torna Delegado do setor VI da ABRAFORTE

Pablo Ribeiro, CFO do Grupo Fornecedora, e sócio da CBPCE, é o novo Delegado Setor VI da ABRAFORTE Associação Brasileira Dos Distribuidores New Holland.

Pecém e a diversificação de cargas em 2022

O Porto do Pecém já se consolidou como hub de produtos siderúrgicos e destaco que diariamente são realizadas movimentações de cargas, como: bobinas e placas de aço, peças de pneus OTR (off the road), granéis de exportação e importação

Brasil entre os países com o maior número de participantes no PNAID 2022

Centenas de participantes estiveram em Fátima, entre os dias 15 e 17 de dezembro, durante a edição 2022 dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID)

CBPCE participou de webinar sobre a internacionalização de empresas brasileiras para Portugal

CBPCE participou de webinar sobre a internacionalização de empresas brasileiras para Portugal Dia 13 de dezembro, a Federação das Câmaras Portuguesas apresentou o Global TEXsummit, projeto executivo, que tem a frente o empresário Manuel Azevedo, presidente da Global Trading Company, para mostrar a viabilidade e passos de Internacionalização de negócios entre Brasil e Portugal. Na…

Asfaltos Nordeste é a nova sócia mantenedora da CBPCE

Asfaltos Nordeste é a nova sócia mantenedora da CBPCE A Asfaltos Nordeste Ltda foi Fundada em 01/05/1997, situada no Município de Maracanaú no Estado do Ceará, vem atuando com excelência desde sua fundação no segmento petroquímico de produção e distribuição de produtos asfálticos, sendo uma das principais clientes da LUBNOR, na Região Nordeste. A Asfaltos…

José Clerton de Oliveira Martins é o novo sócio da CBPCE

É especialista em Gestão de Recursos Humanos, Gerência do Marketing e Cultura Folclórica. Atua como psicólogo clínico e professor Universitário. Integra, atualmente o colegiado do Programa de Pós-graduação em psicologia da Universidade de Fortaleza

EDP produz a primeira molécula de hidrogênio verde no Brasil

A EDP Brasil produziu a primeira molécula de hidrogénio verde (H2V) na sua nova unidade de geração em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, esta quinta-feira, 15 de dezembro.

Pé na areia: Hotel Varandas Beach oferece programação e tarifas especiais para reveillon

Situado à beira do mar na praia cearense de Águas Belas, o Hotel preparou uma programação super especial para o fim de semana do Reveillon!

Transição energética e a internacionalização da economia do Ceará, Por Rômulo Alexandre

As energias renováveis não trouxeram para o Ceará apenas a oportunidade de gerar eletricidade, mas de integrar o estado a uma rede de alcance global que abrange empresas líderes em outros mercados e que, fazendo negócios no estado, investem capital, geram empregos e produzem renda.

Cidrão & Pessoa Advocacia: A importância de se fazer a transcrição casamento em Portugal

Essa é uma obrigação civil de todo cidadão português. Portanto, caso tenha se casado no Brasil ou em qualquer outro país e é cidadão português, fazer a transcrição do seu casamento em Portugal é muito importante.

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Voz dos Oceanos firmam parceria

No último dia 07 de dezembro, o Instituto Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasi (FCPCB) assinaram um MOU (memorando de entendimento), oficializando parceria para desenvolver e ampliar a agenda ESG entre as empresas do Brasil e de Portugal.

BLD Brasil é a nova sócia da CBPCE

A BLD BRASIL surgiu em meados de 2002 com foco em desenvolvimento, promoção e comercialização de produtos de primeira linha de praia no Nordeste do Brasil

Tecer Terminais movimenta 700 toneladas de barrilha para Paraíba

O Porto do Pecém irá enviar uma nova carga de 700 toneladas de barrilha que é o nome comercial dado ao Carbonato de Sódio, um sal inorgânico com uso disseminado em vários processos industriais e para alguns produtos sendo para matéria-prima.

Ra Brasil: As Opções de Investimento para Cidadania Portuguesa

O Visto Gold Portugal é considerado um dos meios mais atrativos para conseguir a cidadania portuguesa.

Qual valor para o Visto D7 Portugal é exigido no banco?

Uma das etapas mais importantes da solicitação do visto D7 é a comprovação de rendimentos, que gera bastante dúvidas sobre a questão do valor para o visto D7 necessário em conta bancária.

O Mercado de Eventos no Nordeste pós pandemia, por Enid Câmara

Enid aborda o tema destacando infraestrutura e logística como fatores importantes para a retomada. Nesta abordagem ela mostra que “a localização estratégica e geográfica do Nordeste, aliada ao investimento público e privado, realizado nas duas últimas décadas

“O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações” em breve o 3° Livro de Yunare Marinho, sócio da CBPCE

Cooperação e competição são naturais. O desafio e a provocação, portanto, não é fazer um reinar sobre o outro, mas garantir uma boa tensão ética entre os dois.

Fortaleza da alta estação, por Revista Vemtambém

Fortaleza é um destino para se curtir, viver, festejar! Que tal aproveitar nossa capital na Alta Estação do jeito que você merece?

Parceria entre Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas visa melhores práticas ambientais

O Instituto Voz dos Oceanos e Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasi (FCPCB) assinaram um memorando de entendimento, oficializando uma parceria para desenvolver e ampliar a agenda ESG entre as empresas do Brasil e de Portugal.

Missão Web Summit 2023 tem descontos para sócios das Câmaras Portuguesas

Os associados às câmaras portuguesas de comércio no Brasil podem comprar o pacote técnico da Missão Web Summit 2023 com desconto.

Termaco, sócia da CBPCE, celebra 36 anos de história

A Termaco atua nas áreas de Logística Integrada, Transportes, Operações Portuárias e Terminais Retroportuários

Diamantes, Caixa e SEBRAE firmam parceria que garante capacitação e soluções bancárias para mulheres empreendedoras

O programa CAIXA Pra Elas – Empreendedoras tem como principal objetivo formalizar, capacitar e disponibilizar soluções bancárias para empreendedoras de todo o Brasil.

Ricarte Urbano, sócia CBPCE, é uma das empresas Certificadas do Programa de Qualidade SESCAP

A Ricarte Urbano Contabilidade, sócia da CBPCE, Recebeu em mais um ano, a Certificação do PQS (Programa de Qualidade do Sescap-CE) – Excelência em Serviços.

Resort Vila Galé abre 170 vagas para brasileiros trabalharem em Portugal

O grupo Vila Galé, que possui empreendimentos em Fortaleza e Cumbuco, no Ceará, busca contratar 170 colaboradores para atuarem em seus hotéis de Portugal.

Pagamentos no exterior de forma fácil, rápido, seguro e sem burocracia é com a La Moneta Câmbio

Precisa enviar ou receber dinheiro do exterior e pagar suas contas em qualquer lugar do mundo é mais fácil.

Novo presidente da Confederação Empresarial da CPLP defende um banco de fomento

O novo presidente da Confederação Empresarial da CPLP, o empresário cabo-verdiano Marcos Rodrigues, identificou a falta de um instrumento financeiro, transportes e formação como os maiores obstáculos ao desenvolvimento da comunidade lusófona.

Federação das Câmaras Portuguesas e Câmara Brasil Portugal do Ceará realizam 2º Conecta Sócios na Expolog com apresentação da AICEP

O Conecta Sócios permite aos associados da Câmara Brasil Portugal no Ceará se conectarem e apresentarem suas empresas umas às outras com o objetivo de criar boas conexões, realizar parcerias e até mesmo fechar negócios.

O Brasil é um dos maiores exportadores de Carne bovina do mundo

O Brasil é um dos maiores exportadores de Carne bovina do mundo. Conheça aqui quais são os nossos principais países compradores.

Aveiro Consultoria: O que são FIDCs?

Os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) são fundos de investimento que destinam boa parte de seu patrimônio líquido para aplicação em direitos e títulos de créditos provenientes das mais diversas operações.

Hozen Innovation – Como podemos ajudar na Indústria 4.0

Nesse sentido, a HOZEN Innovation pode ser o vosso parceiro no levantamento das necessidades, mapeamento dos sistemas e meios produtivos existentes na empresa

Por que relacionar pessoas e tecnologia no comércio exterior?

A tecnologia tem uma função protagonista no comércio exterior atual por conta dos ganhos que ela proporciona às empresas, pessoas e países.

EDP operará em dezembro 1ª usina de Hidrogênio do Pecém

O secretário Maia Júnior disse que, até 30 do próximo mês de dezembro, a EDP Brasil, empresa de energia controlada pela EDP Portugal, inaugurará no Pecém sua usina-piloto de Hidrogênio Verde, que produzirá 3 MW (megawatts) de eletrolisador.

Brasileiros dominam imóveis de luxo em Portugal

Principal destino do fluxo migratório de brasileiros para a Europa, Portugal vive a história às avessas.

Investimento e Comércio Externo é tema do 2º Conecta Sócios na EXPOLOG 2022

O evento teve como ponto alto, a explanação do Diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global), Francisco Saião Costa, que salientou sobre o trabalho da Agência no fomento aos negócios entre os dois países

17ª edição da Expolog discute logística inteligente a partir desta quarta, 23

Com expectativa de receber cerca de 4 mil participantes presenciais e virtuais, 17ª edição da Expolog se realiza nesta quarta (23) e quinta (24), no Centro de Eventos do Ceará. Maior feira de logística do Norte e Nordeste, o evento retoma as atividades presenciais com transmissão ao vivo de palestras e painéis, após dois anos sendo realizada apenas de forma remota.

CBPCE realiza hoje o 2° Conecta Sócios na Arena Expolog 2022

A CBPCE convida você para participar de um momento especial na ARENA EXPOLOG, hoje 23 de novembro a partir de 17h.

Invista no Visto Gold Portugal e desbloqueie o acesso direto à Europa

Em todo o mundo, o interesse em Portugal como residência e destino de investimentos está crescendo.

Diplomacia para o desenvolvimento sustentável, por Rômulo Alexandre

A presença do governo do Ceará desde a semana passada na COP27 e, meses antes, na Conferência do Oceano, para citar apenas dois momentos recentes em eventos de grande relevância no ecossistema ONU

Vila Galé vai apresentar hotéis e quer investir em Minas Gerais

O grupo hoteleiro português Vila Galé irá promover no dia 30 de novembro um coquetel em Belo Horizonte, Minas Gerais, para informar a intenção de investir no Estado.

Qualidade de vida dos colaboradores é um investimento para a empresa

Estresse, pressão, falta de reconhecimento, problemas de relacionamento etc. Esses são impasses que assolam trabalhadores em muitas empresas

EDP firma parceria para geração de energia solar com Hapvida NotreDame Intermédica Além do contrato de autoprodução, a EDP e a Hapvida NotreDame Intermédica firmaram parceria para a migração das unidades do grupo de saúde para o mercado livre de energia A Hapvida NotreDame Intermédica e a EDP, firmaram contrato com duração de 15 anos para a autoprodução de 30,50 MWac de energia solar, o que deve suprir cerca de 85% da demanda de energia das unidades da NotreDame nos próximos anos. A usina fotovoltaica, localizada no estado de São Paulo, é uma parceria com co-investimento 50%/50% entre a EDP Brasil e a EDP Renováveis. A transação aguarda aprovação do Conselho de Administração para Defesa Econômica (Cade). “A iniciativa é extremamente significativa e simbólica, pois coloca a Hapvida NotreDame Intermédica na vanguarda do setor de saúde, quando o assunto é a autoprodução de energia solar”, aponta João Alceu Amoroso Lima, vice-presidente de Ambiental, Social e Governança (ASG) do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. Além do contrato de autoprodução, a EDP e a Hapvida NotreDame Intermédica firmaram parceria para a migração das unidades do grupo de saúde para o mercado livre de energia e para o fornecimento de energia para essas unidades até a entrada em operação da usina solar, a partir de 2024. “No total, 64 unidades, incluídas na estrutura de autoprodução, fizeram parte da migração do mercado regulado da operadora”, reforça Amoroso Lima. A EDP está construindo também cinco usinas solares de Geração Distribuída que irão abastecer 55% das unidades da Hapvida NotreDame Intermédica que operam em baixa tensão. Fonte: Focus.jor

Além do contrato de autoprodução, a EDP e a Hapvida NotreDame Intermédica firmaram parceria para a migração das unidades do grupo de saúde para o mercado livre de energia

CBPCE realiza o 2° Conecta Sócios, que acontecerá na Arena Expolog 2022

A CBPCE convida você para participar de um momento especial na ARENA EXPOLOG, no dia 23 de novembro (quarta-feira) de 17h às 19h, na ocasião teremos sessão de apresentação de sócios da CBPCE e contaremos com a presença do Diretor da AICEP Portugal Global no Brasil , Francisco Saião Costa, que falará sobre o trabalho da Agência e oportunidades correlatas.

Portal Nacionalidade Portuguesa é o novo sócio da CBPCE

A Nacionalidade Portuguesa é um canal de informações para brasileiros que querem conhecer melhor o país irmão Portugal.

Expectativas de negócios da Tecer Terminais e Termaco logística com a Expolog 2022

Hoje, quarta-feira (16), a Tecer Terminais promoverá uma LIVE em parceria com a Termaco Logística e a Tomé para compartilhar conteúdo sobre o modal marítimo e a cadeia econômica no âmbito de geração de negócios.

Visto Gold Portugal: Quais os passos do processo?

O processo de obtenção do Visto Gold Portugal pode parecer complexo, mas os profissionais da RA Brasil fazem dessa jornada um caminho muito simples. Aqui pode encontrar uma lista com detalhes de todas as etapas para se obter sucesso no processo de obtenção do Visto Gold Portugal.

M. Dias Branco registra receita líquida recorde de quase R$ 3 bilhões e uma alta de 16% no Ebitda do terceiro trimestre

M. Dias Branco anunciou nesta segunda-feira (14), os resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano, com destaque para a receita líquida recorde de quase R$ 3 bilhões do 3TRI22.

CTI Fracht: Inteligência de mercado para suas exportações

O mercado internacional está diretamente ligado a uma complexa rede de informações que podem ajudar ou prejudicar os negócios, na hora de exportar.

Vanilo de Carvalho, sócio CBPCE é coautor do livro Oratório Poético que será lançado na XIV Bienal Internacional do livro

Vanilo de Carvalho, advogado e professor universitário, membro da Câmara de Comércio Brasil Portugal é um dos autores do Livro, escrevendo sobre Dom Oscar Romero, que foi bispo de El Salvador.

Web Summit 2022 em números

Conheça alguns números sobre a maior conferência da Europa em tecnologias, o Web Summit 2022

Governo do Ceará e startups cearenses têm momentos de destaque no último dia de Web Summit 2022

O Estado do Ceará protagonizou um momento de explanação para potenciais investidores na manhã desta sexta-feira (04), no Web Summit 2022. O maior evento de tecnologia e inovação do mundo acontece de 1 a 4 de novembro, em Lisboa, Portugal.

Pavilhão do Brasil no Websummit 2022, um show a parte

O Brasil apresentou grande performance no Websummit 2022 através da presença de delegações diversas, entre estas, a do espaço “Pavilhão Brasil Inovador”, coordenado pela APEX.

Expolog 2022 espera movimentar cerca de R$ 500 milhões em negócios

A feira, que terá transmissão ao vivo de suas palestras e painéis, tem a expectativa de movimentar mais de R$500 milhões em negócios nos dois dias de evento.

5 Pilares do Autocuidado, por Flow Desenvolvimento Integral

O primeiro passo para cuidar de si mesmo é dado para dentro. Como assim? É preciso conhecer a si mesmo para compreender o seu sentido de vida, a sua forma de agir no mundo e o nível de cuidado consigo mesmo.

Chegou o MOBI_, o novo app de mobilidade internacional da Martins Castro

Disponível para IOS e Android, o MOBI_ é aberto a todos e vai beneficiar, principalmente, brasileiros que desejam ter acesso à mobilidade livre pelo mundo.

Casa Brasil desembarca em Lisboa para promover a cultura brasileira e fomentar relações comerciais

Nesta edição da Casa Brasil, estarão presentes 40 empresas brasileiras de diversos portes, representando os setores de alimentos e bebidas, mobiliário e decoração, moda, literatura e cosméticos.

Ceará apresenta potencialidades no maior evento de tecnologia e inovação do mundo

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), participa, entre os dias 1o de outubro e 4 de novembro, do Web Summit Lisboa.

Presidente de Portugal recebe brasileiros da Missão Web Summit

Na última segunda-feira, dia 31 de outubro, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu a comitiva que está participando da Missão Web Summit.

“O Ceará é um paraíso”, diz CEO do maior parque de tecnologia de Portugal

“O Ceará é um paraíso”, diz CEO do maior parque de tecnologia de Portugal Para Eduardo Correia, CEO do Taguspark, maior parque de tecnologia de Portugal, o Ceará é um paraíso. Já tendo ido ao Estado algumas vezes, ele visitou o Complexo do Pecém neste ano. Das impressões que ficaram, em síntese, ele destaca ser…

M. Dias Branco compra empresa uruguaia Las Acacias em sua primeira aquisição internacional

A M. Dias Branco segue a todo vapor nas compras. Depois de adquirir a empresa brasileira Jasmine (por valor não revelado pela companhia), a dona de marcas como Piraquê e Adria anuncia nesta segunda-feira, 31, a aquisição de 100% da Darcel S/A

José Maria Zanocchi, sócio da CBPCE e membro do CMA participou do programa de associação ao Chartered Institute of Arbitrators

“Uma semana intensa em que tivemos a oportunidade de interagir com árbitros de renome como tutores e alguns profissionais destacados sobre técnicas de ponta em arbitragem comercial internacional” falou Zanocchi.

Expolog 2022 debaterá a Logística Inteligente

Maior feira de logística do Norte e Nordeste, a Expolog trará, de novo, empresas, investidores e especialistas nacionais e estrangeiros. Ela será realizada na forma presencial no Centro de Eventos.

Portugal vai investir 19,5 ME na criação de serviços consulares ‘online’ – MNE

O chefe da diplomacia portuguesa destacou que uma “ambição importante” para 2023 diz respeito à “continuação do trabalho de melhoria do atendimento consular”.

CBPCE realiza amanhã seminário sobre oportunidades de investimentos e o Visto Gold em Portugal

A Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Ra Brasil convidam para participar do seminário “VISTO GOLD EM PORTUGAL | Cidadania Portuguesa através de Oportunidades de Investimento Imobiliário”, seguido de coquetel.

Expolog 2022: Martha Gabriel aborda Logística Inteligente

Expolog 2022: Martha Gabriel aborda Logística Inteligente A Palestra Magna de Abertura, que acontece no dia 23 de novembro, será realizada de forma presencial e terá única transmissão de maneira remota, não estando disponível posteriormente. A entrada é gratuita. A 17ª edição da Expolog, maior feira de logística do Norte e Nordeste, recebe a palestrante…

Seven Coworking fecha parceria com o SINDIMÓVEIS

Seven Coworking fecha parceria com o SINDIMÓVEIS O Seven Coworking acaba de efetivar junto ao SINDIMÓVEIS – Sindicato de Corretores de Imóveis do Ceará, uma parceria voltada á todos os seus corretores associados, onde estará concedendo 50% de desconto sobre os planos de Escritórios Virtual, Salas de reuniões, e no Coworking (10 dias em estação…

Aplicação da lei brasileira no ambiente digital, por Júlio Patrocínio

Ainda que a prestação do serviço ou atividade online seja desenvolvida em determinado país, a plataforma prestadora dos serviços ou os servidores de armazenamento de dados podem estar em um país terceiro que não faz parte da relação comercial.

Jardel Oliveira, sócio da CBPCE, embarca para Portugal para Mestrado em Direito Internacional Público e Europeu

O Sócio Jardel Oliveira, advogado e professor, foi aprovado no Mestrado em Direito Internacional Público e Europeu da Universidade de Coimbra em Portugal, onde desenvolverá sua pesquisa com foco nas relações entre Mercosul e União Europeia.

O Brasil exportou US$ 3,366 Milhões para Portugal entre Janeiro e Setembro de 2022

O Brasil exportou US$ 3,366 Milhões para Portugal entre Janeiro e Setembro de 2022, uma taxa de crescimento de +73,3% em relação ao mesmo período de 2021.

AICEP Portugal abre candidaturas para programa Inov Contacto de estágios

Estão abertas as candidaturas para as empresas que pretendam receber estagiários através do Programa INOV CONTACTO.

CBPCE realiza seminário sobre oportunidades de investimentos e o Visto Gold em Portugal

A Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Ra Brasil convidam para participar do seminário “VISTO GOLD EM PORTUGAL | Cidadania Portuguesa através de Oportunidades de Investimento Imobiliário”, seguido de coquetel

Oportunidades para investimentos em Portugal com a RA Brasil

O Programa Visto Gold Portugal tem sido o programa de residência por investimento mais popular na Europa, desde a sua introdução em 2012.

Grupo Qair, sócio da CBPCE lança o Instituto Qair

Uma iniciativa do grupo Qair pensada para potencializar o exercício dos valores fundamentais, focado no principal pilar CARE (Cuidado com as pessoas e o meio ambiente)

Martha Gabriel debate o tema ‘Logística inteligente’ na abertura da Expolog 2022

A especialista Martha Gabriel realizará a Palestra Magna de abertura da 17ª edição da Expolog

Vila Galé lança pacotes para um “Réveillon de Novela”

A rede hoteleira Vila Galé no Brasil anunciou pacotes para aproveitar a virada de ano em seus resorts no Brasil de modo muito especial.

Saúde Mental e Bem estar como pilares para uma advocacia sustentável

Fundada em Fortaleza, no estado do Ceará, atua a nível nacional, com destaque na região Nordeste, possuindo filiais nas cidades de Juazeiro do Norte/CE, Salvador, Belo Horizonte, Natal e Maceió, assim como, na União Europeia com filial em Portugal.

Escassez de mão de obra em Portugal

Com o reaquecimento da economia, o número de empregos voltou a crescer em muitos países da Europa, entre eles o preferido pelos brasileiros para moradia: Portugal.

Visto Gold – Família: quem pode receber os mesmos benefícios do investidor?

Obter o Visto Gold para a família é um dos objetivos mais importantes para a maioria dos  investidores brasileiros.

Voe para a Web Summit com 10% de desconto com a TAP

Voe para a Web Summit com 10% de desconto com a TAP Seu voo para Lisboa vem com desconto! Participe de um dos eventos mais aguardados do ano e, por ser cliente TAP, aproveite o desconto de 10% para a capital europeia mais trendy do momento, ao reservar em Classe Econômica ou Executiva. Todas as…

Mercado de galpões logísticos bate recorde no segundo trimestre de 2022

Desde 2020 com o crescimento das vendas online através do e-commerce, as empresas de transporte logístico viveram um novo fenômeno, o investimento em novas estruturas para se colocarem mais próximas dos clientes finais.

A2IT Tecnologia oferece serviço de Outsourcing

Já conhece o serviço de Outsourcing da A2IT? Através de uma equipe qualificada e certificada em diferentes tecnologias, é possível reduzir os custos na contratação de serviços como: Administração de Sistemas e Rede, HelpDesk, Segurança, Base de Dados.

Empreendedorismo Social, por Vera Lima

O conceito clássico de empreendedorismo é “identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveita-las. assumindo riscos e desafios”. No caso dos negócios sociais, esse conceito se amplia, agregando a geração de transformações positivas na sociedade, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade.

Sócios da CBPCE, CC3 Brazil e R9 Academy realizam treinamento com a Clínica de Futebol do FC Porto

Com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esportes e Lazer – SECEL, acontecerá na R9 Academy Fortaleza, nos dias 19 a 23 de dezembro, proporcionando aos participantes uma semana de treinamento e avaliação com treinadores europeus.

Como recuperar a saúde financeira do seu negócio, com Ricarte Urbano

O planejamento financeiro é a chave para a saúde financeira do seu negócio. Muito mais do que permanecer no verde, utilizar boas práticas financeiras durante o dia a dia pode garantir o sucesso busca.

AICEP anuncia novo recorde na atração de empresas estrangeiras para Portugal

Luís Castro Henriques confirma que, até outubro, a agência conquistou 42 novos clientes, ultrapassando os 41 conseguidos em 2021, com impacto na criação de 6100 postos de trabalho. “Isto permite um futuro resiliente”, sublinhou.

Vem aí o Webinar de lançamento da EXPOLOG 2022

A Câmara Brasil Portugal no Ceará, com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil convidam para participar do lançamento online da 17ª Edição da EXPOLOG – Feira Internacional de Logística.

Vai participar da Missão Web Summit? Confira algumas dicas e descontos da TAP

Mais uma edição do Web Summit se aproxima e a Federação se prepara para levar novamente uma ampla comitiva para a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que acontecerá de 30 de outubro a 4 de novembro, em Lisboa.

Ventos para o futuro, por Rômulo Alexandre Soares

A praia do Cumbuco, que é a Meca do Kitesurf e uma das mais relevantes conexões do Ceará com o mundo, sediou um festival vibrante que reuniu pessoas de mais de 20 países conectadas a empresas, sociedade, governos e academia.

Alltech Segurança participou do 2° Fórum de Prevenção de Perdas

O dia 15 de Setembro, Fortaleza sediou o maior Fórum de Prevenção de Perdas de toda a história nacional, organizado pelo Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) em conjunto com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).

Adriana Bezerra do Carmo palestra no Winds For Future 2022

Adriana, sócia e diretora de desenvolvimento humano da CBPCE, palestrou na última edição do Winds For Future, com o tema “Sustentabilidade emocional nas organizações como caminho de criatividade e produtividade saudável”.

Rede de hotéis Vila Galé lançará seis novos empreendimentos até 2024 – Saiba onde

A rede de hotéis Vila Galé comemora seus 38 anos em 2022 com um projeto ambicioso de expansão da sua marca no Brasil e em Portugal

A CC3 Brazil fecha parceria com a ME Consultoria Esportiva e Rede CUCA

Agora a CC3 Brazil, sócia da CBCPE, estará atuando com a Rede CUCA na coordenação e operação dos jogos da SuperLiga A de Vôlei Masculino que acontecerão aqui no Ceará!

11ª edição da Bolsa de Empregabilidade volta ao Brazil Travel Market

A Bolsa de Empregabilidade vai estar pelo segundo ano consecutivo no Brazil Travel Market (BTM) nos dias 20 e 21 de outubro em Fortaleza,

Relações comerciais entre Ceará e Portugal ganham destaque

As relações comerciais entre Ceará e Portugal são históricas. Apesar disso, essas relações ainda se encontram em nível reduzido.

Último lote com desconto para a missão Web Summit 2022 encerra na sexta-feira (30)

Últimos dias do lote com o desconto exclusivo para as câmaras filiadas a Federação das Câmaras portuguesas, atualmente o desconto está em 25%

RABrasil é a nova sócia mantenedora da CBPCE

RABrasil é um grupo exclusivo de investimentos imobiliários hoteleiros com sede em Portugal especializado em empreendimentos imobiliários de reabilitação urbana, que concedem aos investidores o acesso ao Visto Gold Portugal.

Gaya Advocacia: Cartórios têm 180 dias para adequação à LGPD

De acordo com o Provimento nº 134/2022 da Corregedoria Nacional de Justiça, os cartórios têm o prazo de 180 dias para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Júlio Parente, sócio da CBPCE palestrará em evento na Colômbia no próximo dia 04 de outubro

A palestra acontecerá no painel das 14h50 no fuso horário da Colômbia e às 12h50 no fuso brasileiro.

Clube Mulheres de Negócios de Portugal lança revista voltada a mulheres de negócios no Brasil

Com o objetivo de estimular e divulgar o empreendedorismo feminino entre falantes de língua portuguesa, o Clube Mulheres de Negócios de Portugal está lançando a sua primeira publicação impressa.

Vistos ‘gold’: Investimento brasileiro acumulado ultrapassa os 870ME em agosto

O investimento brasileiro captado através dos vistos ‘gold’ ultrapassou os 870 milhões de euros em agosto, sendo que 2017 foi ano em que o Brasil mais investiu, de acordo com dados do SEF.

Portugal quer ser porta de entrada do agronegócio brasileiro na Europa

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, afirmou na terça-feira à Lusa que o país ambiciona ser uma porta de entrada importante do agronegócio brasileiro na Europa, através do Porto de Sines.

Federação das Câmaras Portuguesas realiza assembleia e elege nova diretoria (2022/2024)

No último dia 20 de setembro, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) reuniu os representantes das Câmaras Portuguesas para a realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária.

Os 5 maiores destinos das exportações do Ceará

Entre Janeiro e Julho de 2022 o Ceará exportou US$ 1,57 Bilhões para o resto do mundo, com taxa de crescimento de +8,33% em relação ao mesmo período do ano passado.

EDP abre inscrições para startups inovadoras em energias renováveis e hidrogênio verde

A EDP lança o segundo módulo do Energy Starter 2022, programa de inovação colaborativa criado com a missão de conectar startups e empresas tecnológicas em rápido crescimento (scaleups) à EDP em todo o mundo.

Hozen Consulting realiza evento de transformação digital amanhã

O aproveitamento das ferramentas, que a adoção do digital permite nas empresas, é muito importante para garantir o seu sucesso e futuro.

Robertta Mota, realiza Masterclass Startup 7 em 6 100% online

Robertta Mota, é gestora CVM e tem mais de 12 anos de experiência no mercado de venture capital e corporate venture.

Winds For Future reúne ação social e tecnologia para acelerar a sustentabilidade

Evento vai reunir líderes sociais, painelistas e organizações de fomento à inovação e sustentabilidade no Ceará para promover a cultura oceânica

O envenenamento de animais, por Jardel Oliveira

O envenenamento de animais configura crime contra a fauna previsto no art. 32 da Lei nº. 9.605/98, popularmente conhecida como Lei de Crimes Ambientais, com uma pena de detenção que pode ir de três meses a um ano mais multa.

Missão Web Summit 2022: nesta quinta-feira(15) será realizado um Webinar para falar sobre o que está por vir

Saiba amanhã as 11 da manhã (Brasil) e 15h (Portugal) em primeira mão tudo o que vai acontecer no Web Summit direto da fonte

Expolog 2022: evento retoma atividades presenciais e traz Logística Inteligente como tema principal

Edição de 2022 será presencial com transmissão ao vivo durante toda a programação, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro. A expectativa é que a Feira movimente mais de R$ 500 milhões em negócios nos dois dias de evento.

Atlanticorp é o novo sócio mantenedor da CBPCE

O fundo Atlanticorp tem como objetivo aumentar o valor do capital investido, por meio de ganhos de capital realizados na aquisição, detenção, desenvolvimento e exploração ou posterior venda de participações em empresas consolidadas com crescimento estável.

Ronaldo Academy é a nova sócia da CBPCE

A franquia possui uma metodologia exclusiva que visa formar, além de atletas, cidadãos conscientes e éticos.

ESG na logística, por André Arruda, Diretor Geral da Termaco Logística

ESG na logística, por André Arruda, Diretor Geral da Termaco Logística Os cuidados com o meio ambiente, o social assim como as questões éticas estão ganhando destaque também na logística brasileira, de modo a assegurar não só a sustentabilidade, mas também o bem-estar dos colaboradores e o compliance empresarial, representado pela sigla ESG – “Environmental,…

Como tornar os processos inovadores através da cultura nas organizações? Por Yunare Marinho

O princípio das organizações é adaptar-se rapidamente em um cenário de intensas transformações nesta jornada 2021 – 2024.

A Mega Imóveis aposta na satisfação do cliente e em inovação constante para expansão dos negócios

A imobiliária foi a primeira no Estado do Ceará a adotar o omnichannel, exaltando o contato por múltiplos canais, como whatsapp, e-mails, redes sociais e telefone

Último lote com desconto para a missão Web Summit 2022

Os sócios das Câmaras de Comércio Portuguesas possuem um desconto exclusivo de 25% na compra do pacote da missão.

Os 5 produtos mais importados pelo Ceará de Portugal

Entre Janeiro e Julho de 2022 o Ceará importou US$ 3,21 Milhões em produtos oriundos de Portugal, com taxa de crescimento de +9,05% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dom Pedro Laguna é eleito o Melhor Resort do Brasil segundo o World Travel Awards

Dom Pedro Laguna ganhou o prêmio de Melhor Resort do Brasil segundo o World Travel Awards, o prêmio tem o objetivo de reconhecer os destinos que atingem a excelência e constância no atendimento aos seus hóspedes.

Mulheres de Negócios Magazine é lançada em Fortaleza – CE

Com o objetivo de estimular e divulgar o empreendedorismo feminino entre falantes de língua portuguesa, o Clube Mulheres de Negócios de Portugal, sócio da CBPCE, está lançando a sua primeira publicação impressa.

Hozen Consulting, sócia da CBPCE, realiza 14º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura em Campinas-SP

No próximo dia 28 de setembro, a Hozen estará presente como patrocinadora no 14º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura em Campinas – São Paulo, com início marcado para as 08H00 (local)

Martins Castro Advogados: Visto para procurar trabalho em Portugal já pode ser solicitado

O visto para procurar trabalho em Portugal está em vigor e pode ser solicitado pelos profissionais que desejam internacionalizar suas carreiras

La Moneta: 7 países que não tem atendimento médico público

Existem serviços que a gente espera não precisar usar, mas em caso de emergência, é sempre bom ter um serviço contratado e especializado para te dar todo o suporte necessário e tornar uma situação ruim em algo menos traumático e mais simples de ser resolvido.

Fortaleza (CE) foi palco para a apresentação da Rede Global da Diáspora

Fortaleza (CE) foi palco para a apresentação da Rede Global da Diáspora A Rede é um projeto desenvolvido pela Fundação AEP (Associação Empresarial do Porto) e conta com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), da Embaixada de Portugal no Brasil, da Rede Consular e da Agência para o Investimento…

No 1º semestre de 2022 o Ceará exportou US$ 7,38 Milhões para Portugal

No 1º semestre de 2022 o Ceará exportou US$ 7,38 Milhões para Portugal, um crescimento de +63,92% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ceará deve chegar a 1 milhão de lares conectados até 2025

Números foram apresentados pela Angola Cables, que ressaltou ritmo de expansão cearense ser mais acelerado que a média nacional. Empresa prevê ampliação de data center

O combustível do futuro, por Carlos Alberto Nunes

O Ceará é a terra do sol e de muito vento, e por essas condições também está sendo destaque mundial e uma superpotência para a produção do hidrogênio verde (H2V), o combustível do futuro.

Clube Mulheres de Negócios Portugal abre sede física em Brasília

Diretamente de Portugal, projeto chega na capital do País e convida empresárias para conhecerem o clube e se tornarem embaixadoras das cidades

M. Dias Branco tem plano de fábrica no exterior

M. Dias Branco tem plano de fábrica no exterior Segundo Gustavo Theodozio, CFO, e Fabio Cefaly, diretor de Relações com Investidores, essa possibilidade faz parte dos planos da empresa. Eles falaram ao site Infomoney. Exportando seus produtos para mais de 40 países, a cearense M. Dias Branco, líder do mercado nacional de massas e biscoitos…

Crédito judicial: Como antecipar o seu recebimento? por Acqua Vero

É evidente que quando falamos de processos judiciais, estamos lindando com a lentidão e morosidade do sistema Judiciário brasileiro na resolução dos casos.

6ª edição do Ceará Global será realizada nos dias 25 e 26 de agosto

O evento contará com painéis presenciais e transmissão online. A programação inclui também exposição virtual de empresas ligadas a negócios internacionais

Apresentação da Rede social colaborativa da Diáspora Portuguesa acontece no próximo dia 29 em fortaleza

A Rede Global da Diáspora visa é uma plataforma de networking que liga os portugueses espalhados pelo Mundo.

Associados às Câmaras de Comércio Portuguesas têm desconto de 35% para a Missão Web Summit 2022

A Missão acontecerá de 30 de outubro a 4 de novembro deste ano e levará os interessados para a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal, que figura entre os melhores da Europa.

O Ceará exportou US$ 7,38 Milhões para Portugal no primeiro semestre de 2022

O Ceará exportou US$ 7,38 Milhões para Portugal no primeiro semestre de 2022, com taxa de crescimento de +63,92%. Em contrapartida, importou US$ 2,59 Milhões em produtos portugueses no mesmo período, com taxa de -7,13%.

Myrella Abreu diretora de estratégia comercial da 7Coworking falou sobre “Trabalho Remoto e suas implicações no coworking”

“O Trabalho remoto ou anywhereoffice é um movimento mundial, que já existia há algum tempo, porém após esses últimos 2 anos expandiu bastante, e nada mais é do que um conceito onde o colaborador ou profissional passa a trabalhar de qualquer local.

Mulheres e o Burnout, por Flow Desenvolvimento, sócia da CBPCE

32% dos mais de 90 milhões de profissionais sofrem de bournout, e a mulher é a mais impactada devido a dupla jornada.

Etermar Engenharia, sócia da CBPCE, implementou a tecnologia da ECOncrete pela primeira vez em Portugal

Etermar – Engenharia e Construção, S.A. implementou a tecnologia da ECOncrete em tetrápodes pela primeira vez em Portugal com a APDL no Porto de Leixões, Grande Porto.

TAGUSPARK | Cidade do Conhecimento, é apresentada em Fortaleza

TAGUSPARK | Cidade do Conhecimento, é apresentada em Fortaleza O evento “TAGUSPARK | Cidade do Conhecimento: Apresentação e Oportunidades de Negócios entre Brasil e Portugal” teve o apoio da Câmara Brasil Portugal do Ceará – CBPCE, Secretaria de Desenvolvimento Económico e do Trabalho do Estado do Ceará – SEDET, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio…

Fortaleza será palco do lançamento da Rede Global da Diáspora

Fortaleza será palco do lançamento da Rede Global da Diáspora A Rede Global da Diáspora é um projeto desenvolvido pela Fundação AEP (Associação Empresarial do Porto) que visa a criação de uma plataforma de networking que liga os portugueses espalhados pelo Mundo. Esta Rede foi criada em 2020 e conta atualmente com milhares de portugueses,…

APSV Advogados é o novo sócio patrocinador da CBPCE

APSV Advogados é o novo sócio patrocinador da CBPCE APSV Advogados, com 15 anos de atuação no mercado, representada pelos sócios Eugênio Vieira, atual presidente da CBPCE, e Rômulo Alexandre Soares, Conselheiro da Instituição, sócios fundadores desta, ampliam seu investimento na Câmara Brasil Portugal no Ceará. Para o APSV Advogados, a CBPCE é uma das…

Júlio César Parente da Parente Patrocínio Advogados, sócio CBPCE, lança o livro “Comércio Eletrônico e Serviços Digitais”

Júlio César Parente da Parente Patrocínio Advogados, sócio CBPCE, lança o livro “Comércio Eletrônico e Serviços Digitais” O livro “Comércio Eletrônico e Serviços Digitais”, escrito por Júlio César Parente da Parente Patrocínio Advogados, sócio CBPCE, já está a venda no site da Editora Dialética. Em breve também estará na Amazon, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto…

Vanilo Carvalho, sócio CBPCE, ministrará aula inaugural sobre “Os Princípios do Direito Internacional”

Vanilo Carvalho, sócio CBPCE, ministrará aula inaugural sobre “Os Princípios do Direito Internacional” O conceituado professor e advogado Vanilo de Carvalho, membro da Camara de Comércio Brasil Portugal no Ceará, especialista em Direito Constitucional e Mestre em Negócios Constitucionais ministrará aula inaugural, no próximo sábado no Curso de Direito da FMB as 09h00 do dia…

Carlos Alberto Nunes, da Tecer Terminais, sócio da CBPCE, participou de debate com o tema: Produção de Hidrogênio Verde

Carlos Alberto Nunes, da Tecer Terminais, sócio da CBPCE, participou de debate com o tema: Produção de Hidrogênio Verde Uma das formas de energia limpa mais promissora dos últimos anos e que tem ganhado forte destaque em nosso estado é o chamado hidrogênio verde. O chamado “combustível do futuro” tem três vezes mais energia do…

M. Dias Branco, sócia CBPCE, quer fábrica no exterior para melhorar receita em dólar e diminuir custo em trigo

M. Dias Branco, sócia CBPCE, quer fábrica no exterior para melhorar receita em dólar e diminuir custo em trigo Empresa está de olho no aumento do preço do trigo nas flutuações cambiais A M. Dias Branco está colocando em prática plano de internacionalização da marca. A empresa está de olho na ampliação de sua receita…

Programe-se para participar do Web Summit2022, que terá presenças internacionais de diversas áreas

As organizações do evento estão a todo vapor para a edição do Web Summit Lisboa 2022, a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal, que figura entre os melhores da Europa.

O Ceará Global retorna ao formato presencial nos dias 25 e 26 de agosto

O Ceará Global, que pensa à frente, não pode deixar de tratar da nova geração de progresso do Estado: Economia Criativa, Economia do Mar e Transição energética. Estes temas ditarão a tônica do nosso encontro de 2022.

FINIMP: Tenha mais prazo para pagar fornecedores no exterior

O financiamento à importação é um instrumento que permite financiar a compra de mercadorias e serviços internacionais.

Pulseira inovadora leva mosquitos a pensarem que somos plantas

Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, criou uma pulseira odorífera que leva os mosquitos a julgar que os humanos são plantas.

Considerações a respeito das mudanças na lei dos Sefarditas, por William Santana

A partir do dia 31 de agosto, entram em vigor para os descendentes de judeus sefarditas as mudanças promovidas no Regulamento e Lei de Nacionalidade Portuguesa por ocasião da promulgação do Decreto-Lei nº 26/2022, de 18 de março

Marcelo Maranhão, Diretor da Fetranslog-NE recebe medalha de mérito do transporte – NTC 2022

Na noite da última sexta-feira (05), foi realizada a cerimônia da 34ª Medalha de Mérito do Transporte, desenvolvida pela NTC&Logística.

CONENX 2022: Seminário Internacional sobre Construção Enxuta | Edição Portugal

A tecnologia assumiu um papel fundamental em todo o ciclo de vida de diferentes tipos de produtos e serviços, no que está sendo chamado de indústria 4.0.

Programe-se para participar do Web Summit2022, que terá presenças internacionais de diversas áreas

As organizações do evento estão a todo vapor para a edição do Web Summit Lisboa 2022, a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal

CBPCE realiza evento com a TAGUSPARK, que apresentará oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal

O TAGUSPARK, conhecido como a Cidade do Conhecimento que é referência nacional, apresentará sua experiência como um ecossistema único em Portugal, reunindo empresas, centros de investigação e universidades no evento que será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 9h

HOZEN expande os seus negócios às maiores economias da América do Sul

HOZEN expande os seus negócios às maiores economias da América do Sul Com um negócio consolidado em Portugal e com projetos em vários países europeus, a HOZEN expande os seus serviços a países de economias sustentáveis e crescentes na América do Sul, com maior destaque para o Brasil, onde existe uma longa relação de proximidade…

CSP, Um novo momento. Por Ricardo Parente

Como pioneiro na missão no planejamento de obtenção da viabilidade, implantação e operacionalização da CSP com total harmonia em relação às dimensões primordiais de sustentabilidade em projetos, focamos em “Fazer o certo, certo da maneira certa”.

Ceará Global 2022 ocorre neste mês em Fortaleza com o tema Negócios Sustentáveis

Evento ocorre nos dias 25 e 26 de agosto, em formato híbrido, no BS Design Corporate Towers, em Fortaleza, e também pela plataforma Metrópole Virtual

Impacto dos vazamentos de dados em Instituições de Ensino, por Karyna Gaya

Desde que foi sancionada, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabeleceu critérios e limites quanto ao tratamento de dados pessoais em todas as áreas da sociedade, inclusive na educação.

Clube Mulheres de Negócios de Portugal organiza “Missão Portugal Ouro”

Esta imersão em interculturalidade para negócios destina-se às empresárias que buscam oportunidades de expansão, conhecer os caminhos dos negócios de pedras e jóias entre Brasil e Portugal. Uma imersão prática com respostas customizadas para as participantes.

Marcelo Maranhão presidente do SETCARCE, será homenageado no Conet&Intersindical 2022 em São Paulo

A entrega da comenda acontece durante o jantar de encerramento do Conet&Intersindical, promovido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de agosto.

Últimos dias para garantir o desconto especial de 45% para os associados às Câmaras Portuguesas

Últimos dias para garantir o desconto especial de 45% para os associados às Câmaras Portuguesas, válido até o dia 31 de julho. Você pode comprar o seu pacote da Missão Web Summit por € 1100.

Robertta Mota é a mais nova sócia em Consultoria em Negócios Inovadores e “Funding Partner” da CBPCE

Atuou como Diretora de Inovação da ADECE (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) e membro do conselho deliberativo do SEBRAE-CE, como representante da instituição.

Inscrições abertas para o Ceará Global 2022

O evento Ceará Global 2022 será realizado no BS Design Corporate Towers nos dias 25 e 26 de agosto e mantém transmissão online e imersiva pela plataforma Metrópole Virtual

A Infraestrutura e o dilema do excesso de garantias – quando todos perdem, por Cibele Gaspar

O crescimento lucrativo e sustentável de uma empresa se constrói nas ações do dia a dia. Scott Sonenshein, em seu livro O Poder do Menos – O Segredo da Alta Produtividade, alerta que em cenários de recursos escassos é primordial atingir um potencial extraordinário com o que já temos.

Mesmo com custo alto, busca por hedge cambial cresce, por Acqua Vero

A escalada da Selic e as incertezas geradas pelo cenário externo e doméstico fizeram disparar o custo do hedge cambial para empresas que querem se proteger contra a alta do dólar.

Frete de container chega a ser sete vezes mais caro que no início da pandemia

Desde o início da pandemia, o valor do frete marítimo internacional alcançou recordes históricos

“Formulação e planejamento estratégico” é tema de workshop realizado pela Hozen Academy, sócia da CBPCE

Na próxima sexta feira, 29, a Hozen Academy irá apresentar um workshop online sobre Formulação e Planeamento Estratégico para as empresas do Parque Tecnológico de São José dos Campos (São Paulo – Brasil),

As inscrições para o CEARÁ GLOBAL 2022 iniciam no próximo dia 25 de julho

O Ceará Global volta ao formato presencial em 2022 e terá o tema central nos negócios de impacto voltados para a Transição Energética, na Economia Criativa e na Economia do Mar.

Termaco Logística desenvolve ações pensadas no bem-estar de seus colaboradores

Cuidar dos colaboradores é um dos pilares sociais pautados pelo ESG, e a Termaco Logística por desenvolver ações pensadas no bem-estar de seus colaboradores, conquistou pela terceira vez o selo de certificação do GPTW

José Wahnon, diretor e sócio da CBPCE, é o novo secretário Executivo do Turismo de Aquiraz

Wahnon sempre esteve participando ativamente na gestão da Secretaria sobretudo nas áreas de divulgação, de promoção e marketing e relacionamento com o trade turístico.

Por que é tão difícil romper barreiras?

Apesar da experiência em consultoria, Adriana destaca que o maior desafio é “expandir a mentalidade dos clientes para as mudanças em relação ao mundo do trabalho”.

Yunare Marinho, sócio da CBPCE tomou posse como presidente do Lions Clube Fortaleza

Na noite da última segunda-feira 18, o Sócio da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Yunare Marinho, tomou posse como Presidente do Lions Clube Fortaleza Melvin Jones na Casa do Leão

Mega Imóveis inaugura loja modelo em Juazeiro do Norte-CE

A Mega Imóveis, sócia da CBPCE, celebrou 5 anos desde que deu os primeiros passos na região do Cariri com uma grande festa que também consagrou a inauguração da sua mais nova loja modelo em Juazeiro do Norte -CE.

Sócios CBPCE, Vanilo de Carvalho e William Carvalho firmam parceria

Os Sócios da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Portugal, Vanilo de Carvalho e William Carvalho resolveram construir juntos a De Carvalho&Carvalho a partir do desejo de unir o conhecimento

É amanhã! Portugal, Negócios e Investimentos apresenta a Confederação Empresarial do Alto Minho a investidores brasileiros

O evento será realizado de forma virtual no dia 14 de julho, às 11h, horário do Brasil, e às 15h, horário de Portugal e apresentará a maior produtora de vinhos verdes no mundo.

Diamantes Lingerie é a nova sócia mantenedora da CBPCE

A Diamantes Lingerie é uma marca especialista no segmento de moda íntima e 100% brasileira. Foi fundada em 2005 na cidade de Frecheirinha, no interior do Ceará.

Genealogista William Santana Carvalho é o novo sócio da CBPCE

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, é membro da Associação Brasileira dos Descendentes da Inquisição (ABRADJIN)

La Moneta Câmbio é a nova sócia da CBPCE

A La Moneta Câmbio foi fundada em 2016, trabalhando com a parceria da Conecta Corretora de Câmbio Ltda.

Padre Rino e equipe recebem pulseiras contra mosquitos da dengue, zika e chikungunya para estudo

O padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental (MSM), e colaboradores receberam no último dia(07/07) pulseiras que estão em estudo visando evitar a Dengue, Zika, Chikungunya e Malária.

Saiu a 24ª edição da Revista VemTambém, uma viagem para a serra da Ibiapaba

A nova edição da nossa revista já desembarcou e chega até você, leitor e leitora, a um clique de distância

Caderneta de poupança ainda atrai milionários? por Acqua Vero

De acordo com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), aproximadamente 24 mil pessoas possuem saldo superior a R$ 1 milhão aplicados na poupança.

Associados às Câmaras de Comércio Portuguesas têm desconto de 45% para a Missão Web Summit 2022

O valor atual do pacote é €2000, mas com a oferta ficará por €1100, válida até 31 de julho.

Evento online – Portugal, Negócios e Investimentos apresenta a Confederação Empresarial do Alto Minho a investidores brasileiros

O evento será realizado de forma virtual no dia 14 de julho, às 11h, horário do Brasil, e às 15h, horário de Portugal e apresentará a maior produtora de vinhos verdes no mundo.

Dana Business: Balanço social do seu negócio

Basicamente, o Balanço Social é uma prestação de contas da sua empresa quanto à sua responsabilidade social.⠀

M. Dias Branco é reconhecida como uma das Melhores do ESG 2022

A M. Dias Branco está entre as três empresas mais bem posicionadas do Guia EXAME Melhores do ESG 2022 na categoria Agronegócio, Alimentos e Bebidas.

Clube mulheres de Negócios, vai ao Norte de Portugal para sinergias e negócios

Foram quatro dias no Norte de Portugal para uma série de reuniões e decisões para que as nossas ações sejam cada vez mais a expressão da riqueza que, nós empresárias

Rede Global da Diáspora lança portal de negócios

A Rede Global da Diáspora, projeto da Fundação AEP, acaba de disponibilizar o Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence, duas ferramentas com o objetivo de exponenciar o valor da diáspora portuguesa.

Certificado digital e teste negativo deixam de ser obrigatórios nos voos para Portugal

As companhias aéreas deixam de estar obrigadas a exigir aos passageiros, aquando do embarque de voos com destino ou escala em Portugal continental, à apresentação de comprovativo de realização de teste

Associados às Câmaras de Comércio Portuguesas têm desconto especial na Missão Web Summit 2022

A Missão acontecerá de 30 de outubro a 4 de novembro deste ano e levará os interessados para a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal, que figura entre os melhores da Europa.

Global Trading Company é a nova sócia da CBPCE

A Global Trading Company é uma empresa especializada em comércio internacional com presença global e atuação em 03 continentes nos mercados de pescados congelados, vinhos made in Portugal, confecções, têxteis e calçados

SM Consultoria: A Transação de cobrança de débitos tributários federais e a ampliação dos benefícios

No dia 22.06.2022 foi publicada a Lei nº 14.375 que, entre outras matérias, trouxe importantes alterações na Lei nº 13.988/20 (lei da transação da cobrança de dívidas com a União).

Aveiro Consultoria ressalta a importância da construção de um mapa mental para o plano de negócio da empresa

O plano de negócios tem ajudado os gestores administrativos nas etapas de abertura, expansão e tomada de decisões na empresa, mostrando qual é a viabilidade de cada projeto.

Tarcísio Porto toma posse como secretário de relações públicas da Grande Loja Maçônica do Ceará

Tarcísio Porto toma posse como secretário de relações públicas da Grande Loja Maçônica do Ceará Na tarde do último sábado(25), no Templo da Verdade, da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará – GLMECE, aconteceu a Posse da Alta Administração para o triênio 2022/2025. O evento foi presidido pelo ex-grão-mestre José Linhares de Vasconcelos Filho…

Ocean Conference das Nações Unidas em Lisboa, será transmitido o Webinário ao vivo “Negociações Internacionais Oceânicas na Atualidade”

Hoje, dia 29/06, na Ocean Conference das Nações Unidas em Lisboa, será transmitido o Webinário ao vivo “Negociações Internacionais Oceânicas na Atualidade”, organizado pela AIDA das Américas (https://lnkd.in/e7UXYGcX), High Seas Alliance, The Deep-Sea Conservation Coalition e The Pew Charitable Trusts.

Primeiro-Ministro quer duplicar startups da economia azul e aumentar energias renováveis oceânicas

O primeiro-ministro português assumiu hoje como meta nas energias renováveis oceânicas atingir dez gigawatts de capacidade até 2030 e duplicar o número de startups na economia azul, bem como o número de projetos apoiados por fundos públicos.

Vice presidente da CBPCE, Raul Santos, participa do evento “Astor Sessions – Ciclos econômicos e sua influência nas grandes riquezas”

Raul abordará a temática “Ciclos Econômicos e sua Influência nas Grandes Riquezas”, às 19h, via ZOOM.

Acqua Vero: O que o Seguro Cyber Risk oferece para sua empresa?

O cenário de ataques cibernéticos no Brasil vem crescendo a cada ano. De acordo com a empresa de segurança digital Avast, a invasão de servidores por criminosos cresceu 92% no ano passado. Por isso, a segurança e o backup dos dados são muito importantes.

Flow Desenvolvimento Integral apresenta trabalho em Porto Alegre

O trabalho foi realizado com executivas e executivos de uma multinacional com o objetivo de promover a redução do estresse, a melhoria da postura de liderança e o aumento da segurança psicológica das equipes.

Ceará estará presente na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Entre os dias 27 de junho e 1 de julho, Lisboa recebe a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, organizada pelo Quênia e Portugal. O Ceará estará presente. Governo, academia e sociedade civil.

Turismo e futuro econômico do Ceará

Um dos termômetros mais sensíveis da atividade econômica, a indústria do turismo caminha, a passos firmes e largos, para um desfecho positivo neste primeiro semestre de 2022.

Laços históricos do Brasil com Portugal podem ser estratégicos para ampliar comércio com bloco Europeu

A relação de comércio de Brasil com Portugal iniciada no século XVI transcende a história da colonização e da evidente facilidade da língua que encurta caminhos e chega à atualidade através de iniciativas de cooperação diplomática, cultural e econômica.

Portugal encaminha pacotão de vistos e cria permissão especial a quem procura trabalho

Não há previsão para que o projeto seja avaliado no Parlamento, mas as propostas devem ser aprovadas sem dificuldades, já que os governistas do Partido Socialista têm maioria na Assembleia da República.

Governo de Portugal facilita visto para estrangeiros em busca de trabalho

Também foram facilitadas regras para emissão de visto de residência

Participe da Missão Web Summit 2022, sócios da CBPCE tem desconto exclusivo

O segundo lote da Missão Web Summit Lisboa 2022 já está disponível, com desconto especial para os sócios da CBPCE. O valor promocional é de € 900, até 30/06.

CBPCE apoia o evento “Atlantic Connection 2022”

Atlantic Connection é uma realização da Atlantic Hub, empresa portuguesa com sede em Lisboa e escritório em São Paulo, que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema de empresas e startups luso-brasileiras e conta com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

Seven Coworking realiza o Sunset Seven

Pensando nisso, o Seven Coworking criou uma iniciativa para ajudar clientes e coworkers a adotarem hábitos mais saudáveis. Esse mês haverá o primeiro SUNSET SEVEN que será realizado com aula de yoga, seguida por uma prática de meditação nos jardins do WSTC.

Termarco Logística realiza operação de embarque de torres eólicas com destino ao RN

A Termarco Logística, sócia mantenedora da CBPCE, realizou a operação de embarque das torres eólicas no Porto de Fortaleza, com destino à Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.

Cearense M. Dias Branco compra paranaense Jasmine Alimentos

A cearense M. Dias Branco, líder nacional de massas e biscoitos, foi às compras e adquiriu, por valor não divulgado, a Jasmine Alimentos, empresa do Paraná especializada em alimentos integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e zero açúcar.

TPM – Transformando Pessoas com Maestria, por Yunare Marinho

Desde pequenos fomos estimulados a competir e colecionar feitos que são na maioria das vezes os mais celebrados, entretanto a jornada, as pequenas coisas, verdadeiramente são as experiências que nos marcam e fortalecem para alcançar a alta performance.

A pegada global de Portugal

Portugal é um dos mais antigos países da Europa, a sua afirmação enquanto povo e enquanto nação é distinta dos restantes povos europeus e esse é um dos principais fundamentos da sua identidade e independência.

Comunidade Portuguesa no Ceará entrega prêmio para celebrar o Dia de Portugal

Com o intuito de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data que ocorre anualmente no dia 10 de junho, a Comunidade Portuguesa no Ceará realizará a entrega do Troféu Martim Soares Moreno nesta sexta-feira, às 19h, na na sede da Sociedade Beneficente Portuguesa.

O Ceará exportou US$ 4,025 Milhões para Portugal entre Janeiro e Abril de 2022

O Ceará exportou US$ 4,025 Milhões para Portugal entre Janeiro e Abril de 2022, um aumento de +55,43% em relação ao mesmo período do ano passado.

Missão Governamental e Empresarial, realizada em Portugal, é palco de negociações para novos investimentos no Ceará

Entre os dias 30 de maio a 03 de junho de 2022, uma comitiva do Ceará participou da Missão Governamental e Empresarial Ceará 2022, em Lisboa, Portugal.

10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas acontece na próxima sexta-feira

No dia 10 de Junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas.

Termaco Logística: Tecnologia aliada à segurança

A tecnologia tem sido grande aliada no desenvolvimento de soluções para a segurança e a mobilidade urbana, principalmente no transporte de cargas. Com o crescimento das operações logísticas após o período da pandemia

Acqua Vero: Seu FGTS pode render mais

O processo de privatização da Eletrobrás tem gerado uma oportunidade de investimento de 50% do saldo disponível no seu FGTS na companhia.

O Oceano em língua portuguesa, por Rômulo Alexandre Soares

Hoje celebra-se o dia mundial do Oceano, instituído no Brasil, durante a ECO 92. Coincidentemente, 30 anos depois, a mesma ONU realiza em Lisboa do dia 27 de junho a 1 de julho, a Conferência dos Oceanos.

Sócio da CBPCE, Igor Chayb obtém inscrição na Ordem de Advogados Portugueses

O Escritório Pereira & Chayb está em constante contato com negócios em Portugal, tendo se associado, recentemente a Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará, surgiu a necessidade de atuação direta jurídica nos negócios em Portugal.

Dia da Logística, por Carlos Alberto Nunes

No dia 6 de junho de 1944, o mundo assistiu à maior operação logística já realizada até então, o “Dia D”, que marcou o desembarque das tropas aliadas na Normandia e daria fim à Segunda Guerra Mundial, sob a liderança do então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill.

Câmara Brasil Portugal no Ceará completa 21 anos de atuação

Este ano a Câmara Brasil Portugal no Ceará comemora 21 anos de realizações, ilustrando o empenho de tantos que com garra, determinação e ousadia empreenderam e empreendem em ações que tanto agregam para a internacionalização do Estado do Ceará e enriquecimento das relações com Portugal.

Câmara do Ceará congratulada como “Câmara de Comércio Portuguesa do ano” em reunião anual

O objetivo de destacar a Câmara que melhor trabalhou no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior. A Câmara do Ceará foi congratulada este ano.

Comitiva participa de Missão Governamental e Empresarial Ceará – Portugal 2022

A Missão é fruto de uma parceria da Federação das Câmaras Portuguesas (FCPCB), juntamente com o Governo do Estado do Ceará, a Atlantic Hub, o No Gap Ventures e a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE).

Diretor da Fetranslog-NE é nomeado para fazer parte do conselho do SEBRAE-CE

Marcelo de Holanda Maranhão é indicado pela Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará – FACIC, a assumir uma cadeira do Conselho do SEBRAE-CE

Presidente do Visite Ceará e sócia da CBPCE, Ivana Bezerra recebe homenagem na Assembleia Legislativa

A homenagem ocorreu durante a solenidade “Mulheres Empreendedoras que orgulham o Ceará”.

A2IT Tecnologia: As tendências de tecnologia para 2022

Segundo a pesquisa da International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital tem previsão de crescimento a uma taxa anual de 15,5%, até 2023.

Brasil e Portugal podem ser ponte importante entre América Latina e Europa, diz Bernardo Cruz

“Em Fortaleza, estivemos principalmente no encontro anual das Câmaras de Comércio Portuguesas do mundo inteiro, e foi a primeira vez que voltamos a nos encontrar desde o início da pandemia. Reforçamos o trabalho das Câmaras Portuguesas no mundo em prol da economia e do desenvolvimento econômico de Portugal e dos países onde a gente está” disse ao Mundo Lusíada.

Encontro mundial – Fortaleza foi sede da IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas e reuniu representantes nacionais e internacionais

A IX Reunião, que estava agendada para acontecer em 2019, teve sua data alterada por dois anos consecutivos devido a pandemia de Covid-19.

Daniel Furlani é o novo sócio da CBPCE

Daniel Furlani é o novo sócio da CBPCE É casado e pai de quatro filhos. Tem interesse de construir parceira com investidores que tenham alinhamento com os valores da empresa para potencializar os negócios existentes. Atualmente é empresário cearense, atua no ramo do Agronegócio na Carcinicultura (criação de Camarão) e no ramo de empreendimentos imobiliários….

Tecer Terminais acompanhou a visita da comitiva do governo português ao Complexo do Pecém

O gerente comercial e diretor de logística da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Carlos Alberto Nunes, esteve presente nesta terça-feira (24), na visita de uma comitiva do governo português ao Complexo do Pecém, onde identificou-se inúmeras sinergias nos projetos de H2V e uma parceria estratégica entre o Estado do Ceará e Portugal.

A Arte reinventando o ser é tema do ConexãoFlow

Acontece hoje, quarta-feira, dia 25/05 às 19:30, a 2a #ConexãoFlow com o tema “Arte Reinventando o Ser”.

Como preparar a empresa para abertura de capital, por Aveiro Consultoria

Vem aumentando significativamente o número de empresas que desejam abrir capital. No Brasil foi registrado, em 2021, 45 IPOs e também movimentação de US$ 11,9 bilhões – aumento de 61% e 40%, respectivamente.

As Governanças: Ambiental, Social e Corporativa e a liderança do equilíbrio

Em 2000, o então secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan (1938-2018) lançou o desafio de um Pacto Global, entre as grandes corporações, como forma de chamar atenção para as responsabilidades coletivas do capital.

Governadora destaca ampliação das relações entre estado do Ceará e Portugal

governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), no Palácio da Abolição, os secretários de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, da Economia, João Neves, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Recebidos com honras militares, a comitiva está no Ceará para a IX Reunião das Câmaras de Comércio Portuguesas.

IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas acontecerá em Fortaleza

A Reunião contará com a participação de várias Câmaras de Comércio Portuguesas e interlocutores portugueses e brasileiros que irão contribuir para o sucesso e relevância da Reunião.

Federação das Câmaras Portuguesas e o Web Summit 2022

A Missão Web Summit Lisboa acontecerá de 30 de outubro a 4 de novembro de 2022 e terá presenças internacionais de diversas áreas

Ivens Dias Branco Júnior e mais quatro personalidades recebem medalha do Mérito Industrial

Este ano vão receber a medalha os empresários Francisco Rogério Osterno Aguiar; Hermano Franck Júnior e Carlos Pereira de Souza.

CTI Fracht: Como está a situação da logística na China

Desde o final do mês de março, a China voltou a registrar novos casos de Covid-19 fazendo com que o país tomasse diversas medidas restritivas para conter o avanço do vírus.

Instabilidade econômica leva brasileiros a pedir cidadania portuguesa com nova lei em vigor

De acordo com a advogada especialista em processos imigratórios, Karyna Gaya, “com a decisão, é possível que haja um aumento na busca pelo passaporte europeu”.

Turismo cearense impulsiona retomada econômica

Turismo cearense impulsiona retomada econômica O turismo cearense ganha novo fôlego, após mais de dois anos de estagnação, com a construção de 90 pousadas em diferentes municípios do litoral. Além disso, Estado receberá o Vila Galé Collection, primeiro hotel boutique da rede no País, que se instalará no Cumbuco, próximo a outra unidade do grupo….

Potencial econômico da costa do país será mapeado pelo BNDES até 2030

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Marinha do Brasil começaram nesta terça-feira (17) os trabalhos para a elaboração do planejamento espacial marinho (PEM).

IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas acontece nos dias 22 a 25 de maio em Fortaleza

No período de 23 e 24 de maio de 2022 será realizada a IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas, em Fortaleza, Ceará. O evento conta com o patrocínio da Qair Brasil, Cenergias, APSV Advogados e Asa Lawyers.

Lançamento da Missão Web Summit 2022 acontece na próxima segunda-feira 16

Não perca! Na próxima 2ª feira, 16 de maio, webinar de lançamento da Missão Web Summit 2022, a maior missão empresarial do Web Summit.

Acqua Vero é a nova sócia da CBPCE

Desde 2012 no mercado, a Acqua Vero nasceu com a missão de transformar o mercado de investimento brasileiro, oferecendo as melhores soluções financeiras e possibilitando a liberdade de escolha de acordo com o perfil de cada investidor.

Sócia da CBPCE, Rachel Philomeno passa a compor a diretoria da Comissão de Direito Marítimo e Portuário

A advogada Rachel Philomeno passou a compor a nova diretoria da Comissão Nacional de Direito Maritimo e Portuario, ela foi empossada como Secretária-Adjunta da comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário para a gestão de 2022 – 2025.

A Rede Vila Galé encerrou ontem em Fortaleza a turnê com a fadista Cuca Roseta

A Câmara Brasil Portugal no Ceará parabeniza a Rede Vila Galé por apresentar em Fortaleza na Cervejaria Portuguesa, a fadista Cuca Roseta, ocasião em que estiveram presentes sócios e amigos da cultura portuguesa, um espetáculo de encher os olhos e a alma.

Presidente da Fetranslog-NE participa de entrevista sobre o aumento no preço do diesel

Presidente da Fetranslog-NE participa de entrevista sobre o aumento no preço do diesel O Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Nordeste FETRANSLOG-NE Arlan Rodrigues, comenta sobre o aumento recorrente do diesel que se torna um obstáculo a ser enfrentado pelo setor do TRC A Petrobras anunciou o…

Rede Global da Diáspora já potenciou “milhares de milhões de euros em investimentos”

A Rede Global da Diáspora, uma plataforma ‘online’ que junta empresários portugueses de 155 países, já permitiu, desde 2020, a realização de “milhares de milhões de euros em investimentos”, divulgou a Associação Empresarial de Portugal (AEP).

IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas acontecerá em Fortaleza

A Reunião contará com a participação de várias Câmaras de Comércio Portuguesas e interlocutores portugueses e brasileiros que irão contribuir para o sucesso e relevância da Reunião.

Federação das Câmaras Portuguesas, Atlantic Hub e No Gap Ventures, lançam a Missão Web Summit 2022

O lançamento da Missão acontece no próximo dia 16 de maio às 10 horas no Brasil e às 14 horas em Portugal, evento totalmente online e gratuito.

Eólicas da Qair Brasil no Rio Grande do Norte recebem autorização para operar comercialmente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta segunda-feira (2), via Diário Oficial da União (DOU), a operação comercial de usinas eólicas em Macau, no Rio Grande do Norte. A autorização é para operar 58,8 MW.

Com lockdown na China, exportadores buscam alternativas para a falta de contêineres

As novas medidas de isolamento social na China estão causando, novamente, longas filas de navios nos portos do país asiático.

Fadista portuguesa Cuca Roseta fará apresentações no Brasil

Os shows acontecem entre os dias 4 a 10 de maio no Vila Galé Rio de Janeiro, Marés, Cabo e Fortaleza. O ingresso inclui um jantar especial que será servido durante a apresentação

Economia do mar: Estado navega em direção ao Ceará Azul

Além de duas possíveis leis em discussão, cientistas avançam no mapeamento dos dados litorâneos, que são fundamentais para atração de investimentos

Cidadania portuguesa: quem tem direito com nova lei e como pedir

O novo formato reduz as exigências de comprovação de vínculos com o país europeu para obter o documento

CBPCE passa a ser entidade membro da Câmara Setorial da Construção Civil

Em reunião ocorrida na manhã de hoje, a Câmara Brasil Portugal no Ceará foi aprovada como membro da Câmara Setorial da Construção Civil da ADECE, tendo como titular o Sócio e Diretor, o advogado José Maria Zanocchi e como suplente a Vice-presidente, arquiteta Anya Ribeiro.

Advogada Karla Porto é a nova sócia da CBPCE

Karla é advogada formada pela UNIFOR e Especialista pela FIC – Centro Universitário Estácio do Ceará, em Comunicação e Mídia Contemporânea.

Resultado traz satisfação ou satisfação traz resultado? Evento da Hozen Consultoria, sócia da CBPCE

Neste Webinar, será mostrado que humanização e processos juntos conseguem trazer o padrão de qualidade mundial para o seu negócio.

VemTambém planeja lançar agência de viagem

O casal de publishers Samara e Valdir Fernandes, conhecidos por sua experiência em viajar pelo mundo soltaram em primeira mão uma grande novidade: o lançamento da agência de viagens VemTambém.

Zoneamento ecológico-econômico: Instrumento de Gestão Ambiental

O meio ambiente, no contexto jurídico brasileiro, é um patrimônio público a ser assegurado e protegido, tendo em vista o seu uso coletivo. Nesse contexto,

Sócio da CBPCE, Josbertini Clementino recebe título de cidadão de Guaramiranga

O município de Guaramiranga acolheu Josbertini Clementino como cidadão da cidade, que enquanto Secretário de Estado

Visite o estande do Sistema SEDET no Intersolar 2022

Com o objetivo de compartilhar as oportunidades presentes no Estado e viabilizar a atração de novos investimentos, o Governo do Ceará participa, nos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE), do Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos maiores eventos do setor.

Missão Governamental e Empresarial Ceará – Portugal tem inscrições abertas

Iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará – Sedet, a missão levará secretários e empresários para visitas técnicas e rodadas de negócios para atração de investimentos em Portugal, com imersões nos setores de agronegócios, energia verde e moda (têxtil, confecções e calçados).

Aveiro Consultoria: Fique atento aos indicadores financeiros da sua empresa

Se você quer saber como anda o desempenho da sua empresa é importante que acompanhe os indicadores financeiros

Cultura oceânica e desenvolvimento sustentável, por Rômulo Alexandre Soares

O país de onde eu vim é quase todo coberto por água e construiu a sua identidade associada ao mar, declamada por seu poeta maior que viu partirem da ocidental praia Lusitana, por mares nunca de antes navegados, gente que novos mundos ao mundo foi mostrando.

Dúvidas sobre as mudanças no regulamento da nacionalidade portuguesa para sefarditas

As recentes mudanças no regulamento têm gerado muitas dúvidas naqueles que estão em busca da nacionalidade portuguesa pelos sefarditas. Sabendo disso, selecionamos algumas dessas dúvidas para ajudar no esclarecimento.

Sócio da CBPCE, Igor Chayb estará em Portugal acompanhamento e formalizando negócios em importação de vinhos e da agroindústria

Sócio do Pereira & Chayb Advogados Associados estará em Portugal dos dias 04 a 16 de maio para acompanhamento e formalização de negócios em importação de vinhos e da agroindústria, fazendo visitações técnicas a empresas Portuguesas com interesse em investir no Brasil.

5 passos da Flow para atravessar o deserto do estresse, por Flow Desenvolvimento

Diante de um mundo veloz, repleto de demandas, estímulos e informações, que vem gradativamente modificando o estilo de vida das pessoas

Rede Global reúne-se com empresas e portugueses em Bruxelas

A maior rede colaborativa da Diáspora portuguesa, promovida pela Fundação AEP, vai estar em Bruxelas, a 28 e 29 de abril, para a realização de eventos de ativação da Rede e promoção de Encontros de Negócios junto das comunidades empresariais representativas da diáspora.

Ceará amplia exportações para Portugal em 2022

Considerando os dois primeiros meses deste ano, o Estado exportou mais que o dobro das importações. Em maio, Fortaleza receberá a 9 reunião mundial de câmaras

Ricarte Urbano Contabilidade completou 10 anos de atuação

Quantos sonhos, desafios e histórias tem guardados dentro do coração de cada um que acredita em uma ideia e a transforma em uma empresa?

Vila Galé apresenta turnê com a fadista portuguesa Cuca Roseta

Apresentações acontecem entre os dias 4 a 10 de maio no Vila Galé Rio de Janeiro, Marés, Cabo e Fortaleza. A ação faz parte da celebração dos 20 anos da rede Vila Galé no Brasil.

CC3 Brazil, sócia da CBPCE, embarcou para Portugal

Na última sexta-feira, dia 08/04/22 a equipe da CC3 Brazil e R9 Academy Fortaleza partiram rumo a Portugal com sua equipe sub-11, para representar o Brasil em dois torneios internacionais de futebol.

Fortaleza 296 anos: a cidade que olha para o futuro

A capital cearense chega aos seus 296 anos mais moderna e inteligente, ganhando destaque nacional e internacional em áreas como turismo, infraestrutura, mobilidade urbana, tecnologia, inovação e economia criativa.

Não tinha ou tem que ser perfeito, tinha ou tem que ser o que é. Por Yunare Targino

Estamos todos experenciando as nossas vidas em momento de vidas diferentes, em historias de vidas diferentes, em desafios pessoais e propósitos diferentes e assim não podemos exigir o nosso momento do outro ou o outro a exigir o momento ou a régua ou regras dele em nós.

Brasil está entre os dez países com mais investidores em Portugal: R$ 26 bilhões no total

O Brasil é um dos dez países com mais investidores que fazem negócios em Portugal.

Portugal Negócios & Investimentos | Apresentação da Região das Beiras – Portugal

A Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB) continua a promover o território além-fronteiras e, no dia 7 de abril, fará uma apresentação das Beiras aos investidores brasileiros, numa sessão on-line com a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil

Pereira & Chayb Advogados Associados é o novo sócio da CBPCE

O Escritório nasceu da coalizão das experiências de seus sócios diretores, que sempre atuaram no mundo empresarial, seja à frente do jurídico de grandes empresas já consolidadas ou liderando diversas situações trazidas à estudo pelos empresários, desde questões negociais à ações familiares.

Revista VemTambém desembarca de forma híbrida em sua 23ª edição

Turismo, cultura e entretenimento. O estado do Ceará estampa e ilustra a 23ª edição da VemTambém promovendo destinos paradisíacos do seu Litoral Oeste.

A2IT Tecnologia: 5 dicas de Segurança da Informação para PMEs

São muitos os detalhes e problemas a gerir numa pequena ou média empresa, e nos dias de hoje, em que o uso da tecnologia da informação se tornou uma constante, as adversidades passaram a ser mais complexas.

Brasil exportou US$ 27,925 Milhões em Madeira para Portugal

O Brasil exportou US$ 27,925 Milhões em Madeira para Portugal entre Janeiro e Fevereiro de 2022, um aumento de +71,36% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor corresponde a 5,2% das exportações totais brasileiras para o país lusitano.

Junta Comercial lança Empresa Mais Simples. Sistema integra dez órgãos públicos para registro empresarial gratuito e unificado

Após oito meses de desenvolvimento e mobilização pela Junta Comercial do Ceará (Jucec), a plataforma Empresa Mais Simples entra em operação no Estado

Brasileiros que buscam trabalho em Portugal podem ganhar visto especial

Brasileiros que buscam trabalho em Portugal podem ganhar visto especial Parlamentares portugueses votarão nesta quinta-feira (7) proposta que permitirá residência legal a quem queira morar no país mas ainda não tenha trabalho. Medida faz parte do novo programa do governo, que tem ampla maioria no Parlamento, e pode entrar em vigor no segundo semestre. Com…

CBPCE realiza 1º encontro de sócios de 2022

A Câmara Brasil Portugal no Ceará realizará amanhã dia 31.03 (quinta feira) o primeiro encontro de sócios de 2022, com o tema “Estratégias do Ceará para a Internacionalização e Atração de Investimentos”

RBS Technology é a nova sócia da CBPCE

Atuando com tecnologia há mais de 20 anos, a RBS vem atendendo seus clientes com agilidade e qualidade, entregando produtos que atendem às expectativas e necessidades de cada cliente, utilizando tecnologias de ponta.

Layanna Pontes: O Governo brasileiro estende o prazo para regularizar a condição migratória de estrangeiros

Foi prorrogado o prazo para regularização migratória de estrangeiros pela Polícia Federal do Brasil. As alterações foram descritas pela Portaria nº 28/2022 – DIREX/PF, no Diário Oficial da União, órgão que orienta os critérios para a prorrogação destes prazos.

Porto do Pecém: 20 anos que mudaram a economia do Ceará

O Porto do Pecém completa nesta semana 20 anos de operação. São duas décadas de uma história que transformou a economia do Ceará

Conheça as mudanças para a concessão de nacionalidade para descendentes de judeus sefarditas, por Martins Castro

O Governo de Portugal ampliou as exigências para a concessão de dupla cidadania para descendentes de judeus sefarditas com o novo regulamento da nacionalidade portuguesa, que foi publicado nesta sexta-feira, 18.

O Ceará na transição energética

A transição energética, que visa substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis, impacta positivamente o estado do Ceará. No Brasil, na geração de eletricidade, predominam as energias renováveis que participam com 82,6%, valor muito superior à média mundial.

Bem-vindo ao Brasil, Mostra de vinhos portugueses, Evento B2B

O Brasil representa a 12ª maior economia do mundo e a 1ª da América Latina, de acordo com dados do Banco Mundial referentes a 2020. Com um produto interno bruto (PIB) nominal de 1444,7 mil milhões de USD.

Ceará exportou US$ 387,597 Milhões entre Janeiro e Fevereiro de 2022

Os principais produtos exportados foram Ferro e Aço (US$ 196 Mi), Calçados (US$ 62 Mi), Frutas (US$ 27 Mi), Pescados (US$ 14,6 Mi) e Ceras Vegetais (US$ 6,2 Mi).

Qair inicia energização de complexo eólico no Rio Grande do Norte

A Qair Brasil iniciou processo de energização do complexo eólico Afonso Bezerra. As obras do complexo foram iniciadas em maio de 2020, mas teve seu ritmo afetado por conta da pandemia de covid-19.

Do Lixo ao Luxo II – A Lição Sabemos de Cor, por Cibele Gaspar

Estamos vivenciando uma corrida desenfreada por soluções de transição energética. (…) Como olhar para essa tempestade perfeita e emergir com soluções que nos remetam a uma nova ordem mundial, pautada na economia circular?

Empresárias discutem desafios femininos no mundo dos negócios

“Conecte-se 2022” reuniu empreendedoras de quatro continentes em Portugal para mesas-redondas e desenvolvimento de parcerias

Primeiro hub de hidrogênio verde do Ceará deve começar a operar este ano

Segundo o governador Camilo Santana e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, a EDP vai iniciar as operações com uma pequena fábrica para medir novos investimentos no futuro.

Vem aí o 3° Seminário Agrosetores Ceará

O 3° Seminário Agrosetores Ceará, um evento de inovação e empreendedorismo, realizado com a participação de todas as cadeias produtivas do agronegócio cearense, com o intuito de capacitar e abrir mentes, voltado não apenas para empresários, mas principalmente, o produtor rural.

Embaixadas portuguesas e brasileiras vão levar pelo mundo os 200 anos da independência

Os governos português e brasileiro decidiram envolver as suas embaixadas espalhadas pelo mundo nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil, para juntas desenvolverem ações junto de outros países e organizações internacionais.

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil apresenta Portugal Polytechnics International Network (PPIN) nesta segunda

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil apresenta Portugal Polytechnics International Network (PPIN) nesta segunda A iniciativa abre as portas para estudantes interessados em fazer graduação fora do país e para graduados com foco em pesquisas. A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), em parceria com a Câmara Brasil Portugal de…

Hotéis Dom Pedro a três velocidades em função da sua geografia

Hotéis Dom Pedro a três velocidades em função da sua geografia A recuperação do turismo está aí mas o ritmo não é igual em todo o país. Em conversa com o Turisver, Pedro Ribeiro, diretor comercial da Dom Pedro Hotels & Golf Collection, com hotéis no Algarve, Lisboa e Madeira, fala mesmo numa recuperação a…

Flow Desenvolvimento, sócia da CBPCE, completa 4 anos de vida

No último dia 13 a Flow Desenvolvimento Integral completou 4 anos de vida.

Reverso: no mundo real não há planeta B, por Rômulo Alexandre Soares

Era o tempo do Netscape, Lycos, Alta Vista e Eudora, portais e aplicações que substituíram rápida e definitivamente o meu rádio Lafayette telsat, a minha antena plano-terra e aposentaram o meu prefixo PX7B4121 que me permitia modular com outros lugares do mundo.

Diretor da Fetranslog-NE afirma que alta do petróleo obriga o reajuste dos fretes

Ele destaca que é preciso haver um consenso entre embarcadores e transportadores de um modo geral, para que seja dada uma condição mínima de trabalho, e não ocorra o risco de desabastecimento.

Missão Empresarial Portugal 2022 iTechStyle Summit acontece no próximo dia 22

A Missão Empresarial Portugal 2022 | iTechStyle Summit ocorrerá na região do Porto entre os dias 23 e 27 de maio de 2022, com o propósito de conhecer os maiores players governamentais e privados

ApexBrasil atualiza Mapa de Oportunidades para abranger mais países e setores

Além da ampliação de 101 para 121 países contemplados, agora será possível fazer o download dos dados da ferramenta

A parceria entre o Ceará e o continente africano

Desde 2016, segundo dados do Comexstat, as exportações do Ceará para a África aumentaram 40%, passando de 4.600.595.758US$ FOB para 6.431.869.761 US$ FOB em 2021, sendo um dos maiores aumentos entre o estado e outros continentes

Clube de Mulheres de Negócios de Portugal recebido nos Paços do Concelho

Trinta embaixadoras do Clube de Mulheres de Negócios de Portugal foram recebidas hoje, nos Paços de Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.

Sócios da CBPCE, Tecer Terminais e Termaco Logística participarão da 26ª Edição Intermodal

Nesta edição, a programação acontecerá entre os dias 15 a 17 de março de forma híbrida, combinando, de forma inédita, a edição física com ações digitais.

Mark Contábil, sócio da CBPCE, lança jogo de educação financeira

O Joguinho partiu da ideia de evitar momentos financeiros complicados, aonde duas questões foram levantadas

Tecnologia facilita acesso à dupla cidadania para descendentes de portugueses no Brasil

Tecnologia facilita acesso à dupla cidadania para descendentes de portugueses no Brasil Estudo conduzido por consultoria de mobilidade internacional, em Lisboa, cria banco de dados, que permite cruzar informações e localizar documentos que comprovam a luso-descendência para milhares de brasileiros Agora, brasileiros descendentes de portugueses que querem conquistar dupla nacionalidade poderão recuperar acervos documentais com…

TrendsCE, Iracema Digital e APSV lançam Revista Digital Multiplataforma nesta quinta (10)

TrendsCE, Iracema Digital e APSV lançam Revista Digital Multiplataforma nesta quinta (10) A TrendsCE, o Instituto Iracema Digital e a APSV Advogados apresentam, na próxima quinta-feira, 10, a Revista Digital Multiplataforma, novo produto editorial voltado para o setor de eventos híbridos. A III Escola de Verão em Inteligência Artificial será o tema da nossa primeira…

Rede Global da Diáspora realiza evento em Luxemburgo no próximo dia 16

A Rede Global da Diáspora vai estar no Centre Culturel Portugais – Camões I.P, no Luxemburgo, no próximo dia 16 de março, pelas 17h00, para mais uma ação de ativação.

HOZEN Consulting, sócia da CBPCE, inaugura escritório no Brasil

A HOZEN deu um importante passo na sua história, que se iniciou em 2002! Com escritórios em Portugal (onde fica sua sede) e em Moçambique, a empresa inicia desde fevereiro de 2022 as suas operações na América do Sul, com a abertura de um escritório HOZEN Brasil na cidade de Taubaté, São Paulo.

Logística: desafios e oportunidades, por André Arruda, Diretor Geral da Termaco Logística, sócia da CBPCE

O ano de 2021, ainda conturbado pelos reflexos da pandemia, apresentou inúmeros desafios para o pais nos mais diferentes âmbitos de atuação.

APSV Advogados será o host do Global Legal Hackathon em Fortaleza em 2022

Fortaleza recebe, em março, uma das etapas do Global Legal Hackathon (GLH) 2022, focado na inovação em tecnologia jurídica.

A2IT Tecnologia, é destaque na monitorização da sua infraestrutura de rede e datacenter

A2it MaaS é um contrato de monitorização total ou parcial do parque tecnológico do cliente e identifica os problemas antes de provocar danos que interrompam ou deteriorem a qualidade dos serviços.

O Mercado de M&A: como a tecnologia tem influenciado, por Aveiro Consultoria

A indústria de fusões e aquisições (M&A) segue crescendo no Brasil e no mundo. Em 2021 foram mais de 2.560 transações e um total de R$ 595,6 bilhões, um crescimento de 51%.

“Sentimentos, sensações e emoções” é tema de webnar com nosso associado Yunare Marinho

Dia 03 de março faremos um Webinar com Portugal e Brasil, através do convite do Lions Clube Lisboa Belém, para falar de algo essencial em nossas vidas, que são as emoções que nos movimentam em direção ao novo e a experiência plena em nossa existência.

PartilhaFlow, recebe Luiza Alyne Menezes, Executiva de Finanças da Qair Brasil

Inaugurando o mês de março teremos nossa primeira #partilhaflow nesta quarta-feira, dia 02/03/2022 às 20 horas.

Evento da Federação das Câmaras Portuguesas recebe Grupo Vila Galé para apresentação do potencial de negócios

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) realiza nesta quinta-feira (24) um encontro de apresentação do potencial de negócios do Grupo Vila Galé, rede de hotelaria e agronegócios de Portugal com forte atuação no Brasil.

Qair vai investir R$ 1,9 bilhão em novo parque solar de 440 MW no Ceará

As obras deverão ser iniciadas neste ano e concluídas no fim de de 2023. A maior parte da energia gerada será destinada a comercialização no mercado livre

O que são PPPs e Concessões? Como elas podem impactar os setores público e privado?

Originada no direito inglês, durante o século XIX, a Parceria Público-Privada (PPP) e as concessões de serviços públicos começou a ganhar espaço no Brasil após as últimas décadas do século XX.

Tudo o que precisa saber sobre constituição de empresas em Portugal

A constituição da sociedade, regulamentada pelo Código das Sociedades Comerciais pelo Decreto – Lei n.º 262/86 e pelo Código do Notariado pelo Decreto – Lei n.º 207/95, deve iniciar com o certificado de admissibilidade.

FIN Business Fórum 2022 será lançada na próxima sexta-feira (25)

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil com o apoio da Câmara Brasil Portugal de Santa Catarina, Associação dos Jovens Empresários Portugal China – AJEPC e AICEP Portugal Global, realizará a apresentação do FIN 2022(Porto) e FIN Fórum Business(Santa Catarina)

Entenda o significado da sigla ESG e saiba como inserir esses principios no dia a dia da sua empresa

ESG é uma sigla em inglês que significa “environmental”, “social” e “governance”, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização

Acordo que facilita circulação de pessoas entre Brasil, Portugal e África passa na Câmara e vai ao Senado

O Brasil deu o primeiro passo para integrar, na prática, o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que já foi ratificado por Portugal.

Federação das Câmaras Portuguesas e AtlanticHub lançarão amanhã (17) as Missões Empresariais 2022

As missões empresariais sempre foram um meio eficaz de promover networking, conhecimento de mercado, parcerias estratégicas e negócios.

Sérgio Melo, sócio da CBPCE, acredita em M & A movido por fundos

A pandemia doeu com intensidades diferentes nas empresas. Sergio Melo fala que algumas empresas acumularam caixa e outras se viram obrigadas a recorrer a empréstimos e financiamentos.

Tecnologia com propósito, por Rômulo Alexandre Soares

Na semana passada, a praia do Cumbuco recebeu a programação internacional da 3ª Escola de Verão em Inteligência Artificial promovida pelo Iracema Digital e que reuniu pesquisadores do Brasil, Canadá, China e EUA.

M.Dias Branco quer ampliar participação no mercado islâmico

Exportando para África e Oriente Médio, a empresa cearense aposta na Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do mundo

Cooperar ou competir no mundo das corporações? Por Yunare Targino

Seria o ser humano naturalmente competitivo ou o meio o influencia para que se torne assim?

Vem aí o evento FIN 2022, em formato híbrido, nos dias 02 e 03 de junho de 2022

A FIN2022 terá lugar nos dias 2 e 3 de junho de 2022, novamente de forma híbrida, assim permitindo a participantes de todo o mundo marcar presença no evento mesmo que não possam deslocar-se pessoalmente ao evento.

Vistos ‘gold’: Investimento captado sobe 45% em janeiro para 48ME

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ subiu 45% em janeiro, em termos homólogos, para 48 milhões de euros, o valor mais elevado no primeiro mês do ano desde 2019, de acordo com dados do SEF.

Federação das Câmaras Portuguesas realiza Webinar de lançamento da Missão Ecossistema Financeiro Português

A missão empresarial ocorrerá em Lisboa de 16 a 20 de maio com o objetivo de levar empresários, investidores, executivos e empreendedores interessados em investimento estrangeiro e em conhecer o ecossistema financeiro de Portuga

Layanna Pontes retorna a associação com CBPCE

Layanna Pontes é advogada vocacionada em consultoria de Migração e Regularização de estrangeiros no Brasil desde 2006

Qair fecha acordo com primeiro navio de produção de Hidrogênio Verde do mundo

O grupo Qair International, através da subsidiária Qair Brasil, anunciou nesta sexta-feira (4) acordo com a Energy Observer, o primeiro navio de hidrogênio do mundo

Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro completou 150 anos, e nova diretoria é empossada

“Dous” de Fevereiro de 1872. Um grupo de Portugueses fundava a Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro em Fortaleza . Muitos deles jamais regressariam à sua terra natal

“Conecte-se 2022”: Mais de 100 empresárias de vários países partilham experiências de negócios em Portugal

Empreendedoras lusofalantes de oito países realizam encontro presencial com uma programação focada no desenvolvimento de parcerias e no estreitamento de laços empresariais

Diretor da Fetranslog-NE é entrevistado pelo portal O Otimista

Com décadas de experiência em logística, o presidente do Setcarce – segundo sindicato mais antigo do setor em atividade no País – fala sobre os desafios da atividade no Brasil e Ceará.

CTI Fracht, sócia da CBPCE realizou o evento “COMEX DAY”

No dia 28 de Janeiro foi celebrado pela CTI Fracht, em cerimônia interna, o Comex Day, que é oficialmente o dia do profissional do comércio exterior.

Federação de comércio brasileira defende potencial do Alentejo para investimento do Brasil

O presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil afirmou hoje que o Alentejo tem grande potencial para investimento brasileiro, quer no agronegócio quer no turismo.

Aveiro Consultoria: 5 principais riscos de empresas familiares

Toda empresa exige dedicação diante dos desafios em sua administração, independente do segmento e modelo.

A2IT Tecnologia, sócia da CBPCE, ganha a distinção de parceiro gold do ano no Canal HPE Portugal FY21

“É com enorme satisfação e orgulho que a A2IT Tecnologia recebe a Distinção de Canal HPE Portugal Parceiro Gold do Ano FY21. Muitos parabéns à nossa equipa!

Passa sim, passa sempre! Por Yunare Marinho

É extremamente essencial que nós acionemos a nossa prevenção a “covid-fobia” que está ao nosso redor, seja nas mídias ou pessoas próximas com os aspectos emocionais em desequilíbrio e portanto estes temas como o medo, angústia, ansiedade

Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro completa 150 anos

“Dous” de Fevereiro de 1872 . Há 150 anos era criada a Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro em Fortaleza , Ceará Brasil

César Ribeiro: O Ceará avança colhendo frutos pelo mundo

O Estado do Ceará vem executando com seriedade e muita gestão as políticas de Estado e também políticas de governo. Isso porque, no âmbito diplomático

Portugal 2020 atinge 71% de execução e 114% de compromisso até dezembro

O Portugal 2020 (PT 2020) atingiu 71% de execução até dezembro de 2021, com todos os programas operacionais acima dos 50%, e uma taxa de compromisso de 114%, revelou o último boletim dos fundos.

Federação das Câmaras realiza terceira edição de projeto apresentando a região do Alentejo amanhã (27)

“Portugal – Negócios e Investimentos” é uma iniciativa da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e tem como foco a ambiência econômica das regiões portuguesas e seus potenciais de conexões e geração de oportunidades de negócios.

Observatório da Federação das Câmaras Portuguesas: Exportações brasileiras de pescados cresceram em 2021

As exportações brasileiras de Pescados em 2021 cresceram +28,69% em comparação ao ano anterior, alcançando US$ 348,641 Milhões.

Natércia Medina, sócia da CBPCE, recebeu o troféu Abav Valmir Torres, como agência de viagem de 2021

Natércia Medina da Naja Turismo, representada por sua sócia Sibere Medina, recebeu o troféu Abav Valmir Torres, como agência de viagem de 2021.

Investimentos em hidrogênio verde somam R$110 bilhões no Brasil

Mais eficiente do que o petróleo e com zero emissões de CO2, o hidrogênio verde é a aposta do mundo na descarbonização.

EDP abre inscrições para o programa EDP Labelec Merit Award 2022

Estão abertas as inscrições para o EDP Labelec Merit Award 2022, premiação que reconhecerá a melhor tese de mestrado ou doutorado sobre a área de energia.

Hotelaria de Portugal espera avanços na simplificação para contratar estrangeiros

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) disse nesta quarta-feira esperar que o novo Governo avance na simplificação dos processos de contratação de trabalhadores estrangeiros, uma das soluções apontadas para responder à falta de mão de obra no setor.

Ricarte Urbano Contabilidade: INSS, Reajuste dos benefícios para quem recebe até um salário mínimo começou ontem

Conforme previsto no calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , começam hoje os pagamentos dos benefícios de aposentadorias e pensões com valores reajustados para quem recebe no máximo um salário mínimo.

Federação das Câmaras realizará a terceira edição do Projeto “Portugal – Negócios e Investimentos” com apresentação da região do Alentejo

O projeto, em sua terceira edição, contará com a participação das Câmaras Portuguesas e convidados.

Logística: Desafios, por André Arruda diretor da Termaco Logística

O ano de 2021, ainda conturbado pelos reflexos da pandemia, apresentou inúmeros desafios para o país nos mais diferentes âmbitos de atuação. Em contrapartida, o setor de transportes segue em crescimento.

O Ceará sem fronteiras, por Rômulo Alexandre Soares

Já se passaram quase 30 anos desde que a criação da Organização Mundial do Comércio e do Mercosul sopraram novos ventos na economia do Ceará.

Prática Eventos, sócia da CBCPE realiza o Seminário Prática 25 anos – conectada com o futuro

A Prática Eventos convida para o Seminário Prática 25 anos – conectada com o futuro, que marca o início das comemorações do seu 25º aniversário. O Seminário será transmitido dia 20 de janeiro a partir das 17h pelo canal oficial da Prática Eventos no YouTube.

Diversificação de cargas: Porto do Pecém envia, neste mês, volume recorde de 15 toneladas de granito para a Europa

“Este é um novo negócio que o Porto do Pecém, que vem fazendo um grande trabalho para diversificar suas cargas, está vendo crescer”, diz Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que faz o braço operacional do Porto do Pecém.

Implantação de usina termelétrica a gás natural no Complexo do Pecém terá investimento de quase R$ 5 bilhões

Liderado pela estadunidense Ceiba Energy, empresa que possui, desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina, e projetado pela Ponte Nova Energia, o consórcio Portocem investirá quase R$ 5 bilhões

CEO da EDP fala sobre tendências para o futuro do setor elétrico na Rio Innovation Week

O presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, acredita que o mercado brasileiro seguirá a tendência global de liberalização, o que exigirá adaptação de todas as empresas do setor e gerará oportunidades para diversos modelos de negócio.

Observatório de Negócios Internacionais FCPCB: O Ceará exportou US$ 2,73 Bilhões em 2021

Um crescimento de +32,30% nas vendas para o exterior em relação a 2020.

Marcelo Maranhão é o vice-presidente extraordinário da NTC&Logística

O presidente em exercício do Setcarce e diretor da Fetranslog Nordeste, Marcelo Maranhão foi nomeado para o cargo de vice-presidente Extraordinário para o Transporte de Granéis e Sólidos, da NTC&Logística, em ato assinado pelo presidente da entidade nacional, Francisco Pelúcio.

VemTambém, participa da feira Expo Dubai 2020

A VemTambém, por meio dos publishers Valdir e Samara Fernandes, participam da Expo Dubai e apresentam um novo material no pavilhão Brasil. O conteúdo, em inglês, é distribuído aos visitantes de forma física e também digital por meio de QR Code.

Inovação corporativa: O que é e como funciona, por Aveiro Consultoria

Inovação corporativa é o processo no qual são inclusas inovações em modelos de negócios já existentes nas empresas. O objetivo é identificar novas oportunidades de expansão e crescimento, continuar sendo referência para o mercado além de competitiva.

Movimentação de contêineres cresce 8,7% no Porto do Pecém em 2021

Ao longo do ano passado, um total de 410.557 TEU’s (244.811 unidades) passaram pelo porto cearense, o que representa um crescimento de 8,7% em relação a 2020, quando foram movimentados 377.726 TEU’s (228.362 unidades)

Brasileiros gastam R$ 5,3 bilhões na primeira era dos vistos gold em Portugal

Chegou ao fim a primeira era dos vistos dourados de Portugal. E os brasileiros gastaram quase € 50 milhões apenas em 2021, quando os gold acabaram para a compra de imóveis de habitação no Porto, Lisboa e Algarve.

Marcelo Rebelo de Sousa pede que não se deixe morrer celebração dos 200 anos de independência do Brasil

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu nesta terça-feira que é um dever dos dois lados do oceano Atlântico não deixar morrer a celebração dos 200 anos de independência do Brasil, em que já anunciou a intenção de estar presente.

Observatório de Negócios Internacionais FCPCB: O Ceará exportou US$ 2,46 Bilhões entre Janeiro e Novembro de 2021

O Ceará exportou US$ 2,46 Bilhões para o mundo entre Janeiro e Novembro de 2021, um aumento de +24,79% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Asa Lawyers: Iniciamos este novo ano com duas normas que vêm atribuir mais direitos no contexto familiar

A primeira trata-se de uma alteração ao Código do Trabalho, na qual consta a possibilidade do trabalhador faltar justificadamente por um período de 20 dias consecutivos, por falecimento de descendente ou afim no 1.º grau na linha reta.

M. Dias Branco integra Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos e integrante do Novo Mercado da B3, foi selecionada para a 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3

Síndrome de Burnout passou a ser considerada doença ocupacional pela OMS, por Flow Desenvolvimento

O impacto nos cofres das empresas poderá ser alto, principalmente para o Brasil que é o 2o no ranking de países com maior incidência em burnout.

Dom Pedro Laguna: sotaque nordestino e alma portuguesa

Os lagos azuis que cortam o resort localizado em Aquiraz (CE) fazem jus ao nome. O Dom Pedro Laguna

Tendências de Tecnologia para 2022, por A2IT Tecnologia

Segundo a pesquisa da International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital tem previsão de crescimento a uma taxa anual de 15,5%, até 2023.

Empresas poderão ser registradas gratuitamente na Jucec

Para ter acesso à nova oportunidade, as empresas devem se enquadrar em pelo menos um dos seguintes tipos jurídicos: Empresário Individual ou Sociedade Limitada LTDA que exerça atividades de baixo risco e optem pelo registro automático

Sócio da CBPCE, Vitor Pedroza, mediou evento da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG

O evento mediado pelo sócio da CBPCE, Vitor Pedroza, contou com a participação do Gerente de Relações Institucionais do Grupo Edson Queiroz, Marcelo Dourado e do Assessor de Relações Governamentais da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Maurício Pedrão.

O Brasil exportou US$ 2,92 Bilhões em Cereais entre Janeiro e Novembro de 2021, incluindo trigo, aveia, milho, cevada e centeio

Especificamente para Portugal, o valor em exportações de Cereais alcançou US$ 64,78 Milhões. É o terceiro maior grupo de produtos exportados pelo Brasil para o país lusitano, atrás apenas de Combustíveis Minerais e Sementes e Frutos Oleaginosos.

Nexxi Consultoria é a nova sócia da CBPCE

A Nexxi é uma consultoria especializada , que surge da associação de um corpo técnico que se propõe a fornecer assessoria financeira qualificada

Mega Imóveis é homenageada pelos 30 anos em uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza

A Imobiliária Mega Imóveis encerra as comemorações dos 30 anos de fundação em homenagem realizada em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, que aconteceu na última segunda-feira (13).

Você tem cuidado da sua imunidade psicológica? Por Flow Desenvolvimento

Temos vivido um cenário de muitas incertezas, gerando sobrecarga emocional, ansiedade, depressão, impactando no nosso bem-estar e qualidade de vida.

Aquiraz Riviera celebra 10 anos e lança projeto Riviera Beach Club

O Aquiraz Riviera apresentou à sociedade o Riviera Beach Club, um espaço de lazer e entretenimento para oferecer diversão e conforto, com acesso livre para moradores e visitantes.

Aumento do frete e falta de contêineres geram cenário de preocupação para setor de logística no CE

Avaliação é que o custo do frete marítimo se normalize somente em até dois anos

Economia portuguesa mais competitiva e mais exportadora do que antes da pandemia

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou neste dia 10 que a economia portuguesa está “mais competitiva e a exportar mais” do que antes da pandemia, vincando ainda a redução do défice comercial.

Observatório de Negócios Internacionais da FCPCB: O Brasil exportou US$ 14,18 Bilhões em Carnes e miudezas comestíveis em 2021

Liderando as vendas nacionais estão Santa Catarina (US$ 2,34 Bi), Paraná (US$ 2,33 Bi), Rio Grande do Sul (US$ 1,6 Bi) e Mato Grosso (US$ 1,5 Bi).

Qair Brasil prevê operação de hidrogênio verde a partir de 2025

A Qair Brasil está correndo para ser a primeira empresa com efetiva operação comercial a fixar projeto de hidrogênio verde no Porto do Pecém,

Por um retorno com segurança e planejado, por Enid Câmara

O setor de eventos foi sem dúvidas uma das áreas da economia mais atingidas pela pandemia. O

Envolver as pessoas, reaprender e olhar para frente, por Ricardo Parente

A jornada tem sido árdua, de muito trabalho, empatia, adaptações e reaprendizados. Permita-me apresentar um caminho que preza pela melhoria contínua às pessoas, processos e produtos

Jardel Oliveira, sócio da CBPCE participa de live sobre a crise humanitária e a quarta onda de covid-19

Hoje, o advogado e sócio da CBPCE, Jardel Oliveira, conversará ao vivo sobre alguns assuntos envolvendo a crise humanitária na Fronteira da Bielorrússia

Aquiraz Riviera prepara lançamento para comemorar 10 anos

O Complexo Aquiraz Riviera prepara um grande lançamento guardado a sete chaves para o mês de dezembro. A informação foi obtida pela TV Otimista junto ao diretor-geral do Complexo, Coronel Romero. Outro empreendimento esperado para este mês é um LeClub.

Fundo Europeu de Defesa – PME chamadas para apresentação de propostas

Encontram-se abertas, até dia 9 de dezembro, duas chamadas de propostas do Fundo de Defesa Europeu (EDF – EUROPEAN DEFENSE FUND) exclusivamente dedicadas às PME.

CBPCE celebra sua confraternização natalina

Para celebrar as conquistas e as realizações desde ano que se passou, a Câmara Brasil Portugal no Ceará realizará seu tradicional jantar de confraternização de natal no próximo dia 09

O Brasil é um dos 5 maiores produtores de leite no mundo

O Brasil exportou US$ 67,09 Milhões em Leite e Laticínios entre Janeiro e Outubro de 2021. O país é um dos 5 maiores produtores de leite no mundo.

Hozen Consultoria celebra protocolo de colaboração exclusivo com a ADMICAMI

Com esta colaboração, as duas entidades alargam fortemente o seu âmbito geográfico de atuação, aumentam o seu portfólio e acrescentam fortemente as suas competências nos mercados onde operam.

Aveiro Consultoria: Como investir em tempos de crise

A educadora financeira Darla Lopes, sócia da Aveiro Consultoria, elencou cinco opções de como investir com melhores rendimentos aproveitando a volatilidade das aplicações.

Martins Castro Consultoria: 5 melhores países para morar na Europa

Cada vez mais pessoas têm a intenção de mudar de país. Sair do Brasil e viver em um lugar diferente pode ser uma excelente oportunidade de ter melhor qualidade de vida, principalmente quando pensamos em questões como saúde, educação e segurança.

A 16ª edição da EXPOLOG – Feira Internacional de Logística foi um sucesso

O HUB EXPOLOG contou com 14 eventos, com um alcance internacional de 7 países: Angola, Argentina, Cabo Verde, Espanha, Holanda, Portugal e República do Congo, participantes das 05 Regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste e de 23 estados e do Distrito Federal.

Governo adia para 2022 encontros para promover investimento da diáspora

Governo adia para 2022 encontros para promover investimento da diáspora O Governo português adiou para 2022 os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), marcados para entre 09 e 11 de dezembro, em Fátima, por causa da evolução da pandemia. “A evolução da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia…

Expolog começa hoje em Fortaleza com expectativa de movimentar R$ 500 milhões em negócios

Expolog começa hoje em Fortaleza com expectativa de movimentar R$ 500 milhões em negócios Com a expectativa de alcançar 3 mil participantes neste ano, a 16ª edição da Feira Internacional de Logística – Expolog 2021, considerado um dos mais importantes na área de logística do País, começa hoje, com a previsão de movimentar R$ 500…

Mega Imóveis visa o potencial de investimento de Caucaia

A Imobiliária Mega Imóveis inaugura nova Sede em Caucaia-CE rumo à expansão dos negócios e visando as potencialidades que a região tem a oferecer.

Turismo, tecnologia e metrópoles criativas, por Rômulo Alexandre Soares

O Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e, nesta primeira edição pós-pandemia, conseguiu atrair mais de 43 mil participantes.

Desligar para não incendiar: As mulheres e a síndrome de Burnout

Sabe aquela sensação de que seu cérebro “pifou”? A preocupação constante com assuntos relacionados ao trabalho, como “o que você precisar fazer”, “metas a serem cumpridas”, “prazos que não podem ser perdidos”, entre tantas outras coisas são fatores que desencadeiam os sintomas de Burnout.

Vila Galé celebra 20 anos no Brasil com novidades na unidade Fortaleza, a primeira da rede no país

O Vila Galé celebrou 20 anos de presença no Brasil na última semana, dia 20 de novembro, com o anúncio ao mercado de novidades para a unidade Fortaleza, a primeira da rede no país.

5 erros de contabilidade que você não pode cometer, por Mark Contábil

Ter o apoio de um profissional contábil é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Saber o que, de fato, uma contabilidade pode fazer pela sua empresa é, também, um quesito necessário.

Cantora Portuguesa Ana Lains faz sua primeira apresentação no Brasil

Pela primeira vez viajando pelo Brasil, a cantora portuguesa Ana Laíns apresenta-se em concertos numa parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, o Consulado-Geral de Portugal em Salvador, o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

PODCAST CBPCE: No dia 18/11, a CBPCE realizará live com o tema: Visto de Trabalho e de Empreendedor em Portugal: requisitos e aspectos jurídico-fiscais a partir das 11h

O bate papo será conduzido pelo Jornalista Marcos Gomide da 2Go Digital (Sócio CBPCE) – agência voltada à criação e à estratégia para internet.

Marcelo Costa é o novo sócio da CBPCE

Formado em Administração de Empresas, Marcelo trabalha no ramo da construção civil a 18 anos, com experiência no mercado de luxo e popular.

O Ceará é líder nacional na exportação de pescado

O Brasil exportou US$ 226,31 milhões no setor de Pescados entre Janeiro e Outubro de 2021, entre peixes, crustáceos e moluscos. À frente das vendas nacionais estão o Ceará (US$64 Mi), Pará (US$53 Mi), Rio Grande do Norte (US$30 Mi) e Bahia (US$20 Mi).

A2IT Tecnologia: As vantagens da Cloud para o futuro da sua empresa

A2IT Tecnologia: As vantagens da Cloud para o futuro da sua empresa Com a pandemia da COVID-19, as empresas que já optavam pela transformação digital conseguiram adaptar-se mais facilmente às mudanças impostas e colocar as suas forças de trabalho a funcionar em modo remoto imediatamente. Já as restantes, depararam-se com várias dificuldades e viram-se obrigadas…

Tripadvisor elege Sonata Iracema como o melhor hotel de Fortaleza

Há meses na segunda posição no ranking de Fortaleza, o Sonata de Iracema acaba de se tornar o hotel mais bem avaliado entre os 129 hotéis classificados pelo site mundial mais respeitado de viagens, quando se trata de avaliação de qualidade: Tripadvisor.

CC3 Brazil, sócia da CBPCE realiza seletiva de recrutamento e intercâmbio esportivo

O evento trouxe a equipe de avaliadores da ASX, empresa especializada em Intercâmbio Esportivo com mais de 10 anos no mercado.

Josbertini Clementino, sócio da CBPCE, falou com a Rádio O Povo CBN sobre a construção das políticas públicas

Josbertini Clementino, sócio da CBPCE, falou com a Rádio O Povo CBN sobre a construção das políticas públicas Em entrevista para Cliff Villar na rádio O POVO CBN no último dia 15 de novembro, Josbertini Clementino, colocou como surgem e se dão a construção das políticas públicas nos governos, a partir da interação com os…

PODCAST CBPCE: No dia 11/11, a CBPCE realizará live com o tema: “Inovação e Empreendedorismo Feminino” a partir das 11h

PODCAST CBPCE: No dia 11/11, a CBPCE realizará live com o tema: “Inovação e Empreendedorismo Feminino” a partir das 11h No dia 11/11, a CBPCE realizará live com o tema: “Inovação e Empreendedorismo Feminino” e contará com a participação de Rijarda Aristoteles, Presidente Clube Mulheres de Negócios de Portugal, Tainah Veras, Doutoranda e Mestre em Comunicação…

Hotel Dom Pedro Laguna é eleito o melhor beach resort da América do Sul

Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf se consagra em mais um Oscar da hotelaria mundial.

Flow Desenvolvimento Integral: O poder dos hábitos angulares

Não é segredo que nossa mente está condicionada a realizar diversos hábitos no modo automático, sem pensar muito a respeito.

M. Dias Branco inicia vendas na Amazon

No 3T21, a Companhia lançou 13 novos produtos, sendo nove na categoria de biscoitos

“O Mundo Cooperativo e Corporativo nas Organizações”, por Yunare Marinho

A natureza mutável da competitividade econômica em um mundo que está se tornando cada vez mais transformado por novas tecnologias digitais está criando um conjunto de desafios para organizações

SM Consultoria: A importância do diagnóstico tributário para sua empresa

A realização de diagnóstico para identificar possíveis autuações fiscais é de extrema importância para as empresas.

Encontros PNAID 2021: Uma oportunidade única

Os Encontros PNAID, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, realizados desde 2016, são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.

Ceará será apresentado amanhã no Web Summit Lisboa 2021

Está acontecendo a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que figura entre os maiores eventos da Europa, o Web Summit.

Região Autónoma da Madeira foi tema da segunda edição do Projeto “Portugal – Negócios e Investimentos” da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil

Além da natureza exorbitante, de ser a terra natal de um dos melhores jogadores de futebol da atualidade, Cristiano Ronaldo, e ser considerada o melhor destino insular da Europa, segundo Word Travel Awards, a Região Autônoma da Madeira é um hub de negócios.

Dikoko: Cocoilcutura, um importante vetor econômico para o Brasil

Para o coco chegar à mesa de um brasileiro ele deve ter passado por muitas mãos. Isso porque a cadeia produtiva do fruto envolve uma sequência extensa de profissionais capacitados em suas diversas áreas de atuação

EDP vai desenvolver sua primeira usina solar de larga escala

Projeto, realizado em parceria com a EDP Renováveis no Rio Grande do Norte, triplicará capacidade instalada do atual parque de energia solar da Companhia

O Coração e a Língua Portuguesa, Por Vanilo de Carvalho, sócio da CBPCE

O coração é o órgão do corpo humano que mais “fala” português!

Participantes da Missão Web Summit Lisboa 2021 tiveram uma audiência exclusiva com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa

O evento aconteceu no segundo dia da Missão e foi realizado no Museu Nacional dos Coches, nas proximidades do Palácio de Belém, em Lisboa.

Vice-Governadora do Ceará faz parceria com Portugal e busca melhorias para o turismo e a educação no estado

Em Portugal a negócios, Izolda Cela, buscou acordos para melhorias no turismo cearense. Na última quinta-feira um memorando de entendimento entre Portugal e o Ceará foi assinado visando qualificar mão de obra cearense e aperfeiçoar a divulgação do estado com destino interacional.

Rede Global da Diáspora: Encontro Internacional de Negócios em Dusseldorf

A Rede Global da Diáspora já está a preparar a terceira ação de ativação. A cidade escolhida para o próximo Encontro Internacional de Negócios é Düsseldorf, na Alemanha e vai acontecer já no próximo dia 12 de novembro.

Federação das Câmaras realizará a segunda edição do Projeto “Portugal – Negócios e Investimentos” com apresentação da Região Autónoma da Madeira

O projeto, em sua segunda edição, contará com a participação de associações industriais e comerciais portuguesas

Missão do Ceará participa da Web Summit Lisboa

Contagem regressiva para a Web Summit Lisboa 2021, a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal, que figura entre os melhores da Europa.

Mateus Montenegro, sócio da CBPCE, é finalista no Brasil Design Award

O sócio da CBPCE, Mateus Montenegro é finalista no Brasil Design Award, hoje é o último dia para votar clique aqui, vote e conheça o projeto

Otimismo ou entusiasmo? O Brasil no rumo de 2022. Por Yunare Marinho, sócio da CBPCE

“Faça tudo com carinho, atenção e busque sempre a perfeição por que a Alta Performance é possível através do seu empenho = desempenho”

O Ceará Global, Por Rômulo Alexandre Soares, sócio da CBPCE

Em síntese, são mais de 8 mil empresários de 104 nacionalidades que abriram mais de 5.822 empresas no Ceará nas duas últimas décadas.

Contagem regressiva: Adquira o seu Golden Visa até dezembro de 2021

A Quimera Invest angariou imóveis especiais para proporcionar a candidatura de seus investidores ao Programa Golden Visa.

Quais indicadores financeiros que toda empresa precisa prestar atenção? Por Mark Contábil

Uma gestão moderna requer que os dados sejam sintetizados e organizados para uma análise rápida e eficiente.

Abertas as candidaturas a apoios financeiros ao Associativismo da Diáspora

O governo português informa que estão abertas as candidaturas a apoios financeiros ao Associativismo da Diáspora por parte da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PODCAST CBPCE: Golden Visa e o Visto de Empreendedor em Portugal – Cenário atual e oportunidades

PODCAST CBPCE: Golden Visa e o Visto de Empreendedor em Portugal – Cenário atual e oportunidades Alterações no visto de investidor em Portugal passam a valer em janeiro de 2022 O Governo de Portugal alterou as regras do Golden Visa, exigindo maior aporte de investimentos e excluindo as cidades Lisboa, Porto e Algarve como regiões…

Dikoko é a nova sócia da CBPCE

Uma empresa brasileira, dinâmica, com vantagens competitivas e com ampla visão de mercado.

Vila Galé quer levar 150 trabalhadores do Brasil para Portugal

O presidente do grupo justifica esta última medida com o facto de o grupo ter 10 hotéis no Brasil e de os dois mercados estarem em contraciclo.

Termaco Logística conclui ampliação de R$ 650 mil em Teresina

A empresa informa que há capacidade ampliada para carga e descarga de caminhões com oito docas, sendo quatro com plataforma niveladora

Exportações portuguesas para o Brasil seguem em alta, apesar da queda nas vendas de aeronaves

Exportações portuguesas para o Brasil seguem em alta, apesar da queda nas vendas de aeronaves Conforme dados publicados pelo Observatório de Negócios Internacionais da Federação das Câmara Portuguesas de Comércio no Brasil – FCPCBR, a soma das trocas comerciais entre Portugal e Brasil até setembro deste ano, mais que dobrou em relação a 2019. Segundo…

Eurico Brilhante Dias preside à sessão de lançamento da Federação Europeia de Câmaras de Comércio Portuguesas

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deslocar-se-á a Paris e a Nantes nos dias 19 e 20 de outubro, para reunir com câmaras portuguesas de comércio e indústria.

AIDA-CCI debate comércio digital pós-pandemia

O webinar “Comércio Digital no pós-pandemia. Estamos preparados?”, promovido pela AIDA – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, irá decorrer dia 26 de outubro

Regras para visto de investidor em Portugal mudam a partir de 2022, com aportes 50% maiores

Regras para visto de investidor em Portugal mudam a partir de 2022, com aportes 50% maiores O governo português alterou algumas exigências para a concessão de visto de residência permanente para investidores no país – o chamado Golden Visa -, que passarão a valer a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Interessados em…

Ceará Global Clusters: Começa nesta quinta-feira, 14, o maior evento voltado para a internacionalização do Estado

O evento será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, em formato online, com transmissões das palestras ao vivo

Naja Turismo de volta a CBPCE

Naja Turismo retorna a CBPCE depois de um curto período fora da associação

Sol Telecom é a nova sócia da CBPCE

Sol Telecom é a nova sócia da CBPCE A SOL TELECOM é uma empresa que atua no segmento da engenharia de tecnologias há mais de (quinze) 15 anos, com soluções integradoras de tecnologias e infraestrutura: Automação, Redes de Dados, Voz, SICI, WiFi, Monitoramento, Fibras Ópticas, Certificações, SPDA, Instalações Elétrica Predial, industrial e Assessoramento Técnico e…

Hozen Consulting: Logística – o caminho para a excelência

A Gestão da informação é um desafio transversal e global (a nível mundial), na Logística e não só, levando as empresas a investir fortemente em IT e sistemas de gestão de informação, de forma a poder reportar informação útil ao cliente.

Mark Contábil: 3 erros comuns de empreendedores

Falta de planejamento pode induzi-los a erros que resultam em uma má gestão e que podem, inclusive, comprometer o futuro da empresa.

Web Summit 2021: As novidades do regresso (físico) a Lisboa. O que reserva o futuro para a cimeira?

Paddy Cosgrave e Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital deram a conhecer algumas das novidades que vão marcar o Web Summit 2021, onde se esperam cerca de 40 mil participantes, numa edição marcada por muitas mudanças.

Exportações portuguesas aumentam 16,6% e importações sobem 21,9% em agosto

As exportações portuguesas de bens aumentaram 16,6% e as importações subiram 21,9% em agosto deste ano face ao mesmo mês de 2020, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ceará Global destaca potenciais para o Comex e investimentos estrangeiros

Ceará Global destaca potenciais para o Comex e investimentos estrangeiros O Ceará Global, maior evento voltado para a internacionalização do estado, será realizado nos dias 14 e 15/10 com o tema “Clusters”. Assim como ocorreu em 2020, as palestras e apresentações desta edição serão em formato online, com transmissão ao vivo. O Ceará Global Clusters…

Anya Ribeiro de Carvalho tomou posse na Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

A Cerimônia de Posse de Anya Ribeiro de Carvalho foi aberta pelo Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Junqueira Arantes, que deu as boas vindas a todos os presentes, em especial à Anya Riberio de Carvalho, seus familiares e amigos.

Vila Galé Fortaleza, sócio da CBPCE, lança desconto de aniversário

Para comemorar os 20 anos de Vila Galé no Brasil, a unidade Fortaleza – a primeira da rede no país – está com 20% de desconto em reservas feitas até o dia 7 de outubro, com check-out em até 30 dias.

Flow Desenvolvimento: O autocuidado como caminho de prevenção

A amplitude do conceito de autocuidado será o principal foco da live, facilitada por Adriana Bezerra, fundadora da Flow e diretora de desenvolvimento humano da CBPCE.

Web Summit 2021 traz 40 mil visitantes a Lisboa em novembro

A conferência de tecnologia e empreendedorismo regressa fisicamente a Lisboa no início de novembro, numa edição mais reduzida.

ABAV Expo & Collab reúne 184 marcas expositoras de turismo em Fortaleza; evento-teste marca oficialmente a retomada de feiras e convenções

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) traz à Fortaleza o primeiro evento-teste da retomada de congressos e feiras: a 48a edição da ABAV Expo & Collab, que acontecerá de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá 184 marcas expositoras.

Mesmo com pandemia, brasileiros levam negócios e investimentos para Portugal

Para fomentar os novos negócios e o desenvolvimento da economia, Portugal abriu neste segundo semestre de 2021 o programa “Portugal 2030”

CBPCE realiza amanhã (30) o 1° encontro presencial dos sócios 2021, com o tema: Missão Web Summit 2021 – Uma oportunidade de negócios

No dia 30/09, a partir das 12:30, a CBPCE realizará o 1° Almoço dos sócios com a participação de Élcio Batista, Vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor) e Eduardo Migliorelli, CEO da Atlantic Hub

Anya Ribeiro, sócia e vice-presidente da CBPCE, toma posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo e a ABEOC Ceará irão realizar o “Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo – ABEOC/2021″, nos dias 04 e 05 de outubro. O evento ocorre em formato híbrido, com sede no município de Fortaleza.

EDP, eleita a melhor empresa do setor de energia, segundo a 10ª edição do anuário Época Negócios 360º

A premiação seleciona as vencedoras de cada categoria com base em seis critérios – desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro.

M. Dias Branco anuncia compra da Latinex por até R$ 272 milhões

A M. Dias Branco, líder nos mercados de biscoitos e massas, anunciou hoje (28) que fechou contrato para aquisição da Latinex pelo preço inicial de R$ 180 milhões, podendo chegar até R$ 272 milhões mediante o cumprimento de metas previstas em acordo.

Mega Imóveis brinda seus 30 anos no mercado com inauguração de nova unidade em Caucaia

Apostando sempre em inovações para conquistar espaço e a preferência do consumidor, a Mega Imóveis celebrou suas três décadas no mercado imobiliário com a inauguração de uma nova unidade no Centro de Caucaia.

Apex-Brasil lançará núcleo de qualificação de empresas no Ceará

O Ceará oficialmente terá um núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Ceará. A iniciativa é encabeçada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil).

Câmaras de Comércio portuguesas preparam presença do Brasil na missão Web Summit

A participação brasileira na Web Summit, que decorrerá presencialmente em Lisboa em novembro, foi abordada na última reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, país que terá, pelo primeiro ano, um ‘stand’ no evento.

Navegar é preciso: Por Rômulo Alexandre Soares

A Câmara Brasil Portugal no Ceará – CBPCE celebra este ano o seu vigésimo aniversário. Considerada hoje uma das mais importantes entidades associadas à agenda de internacionalização do estado, a CBPCE tem fortalecido o debate em torno de temas de grande expressão para o desenvolvimento do Ceará.

PODCAST CBPCE: ZPE Ceará e as oportunidades de novos negócios com Portugal na próxima quinta-feira dia 23

Amanhã (23), a CBPCE realizará live com o tema: ZPE Ceará e as oportunidades de novos negócios com Portugal

Câmaras de Comércio estimam trocas comerciais em níveis pré-pandemia entre Portugal e Brasil em 2022

Câmaras de Comércio estimam trocas comerciais em níveis pré-pandemia entre Portugal e Brasil em 2022 O presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil estima que as trocas comerciais entre os dois países atinjam níveis pré-pandemia em 2022, com o segundo semestre deste ano a ser já “extremamente positivo”. Em declarações concedidas à…

Portugal e Costa Rica são os dois principais destinos internacionais dos móveis fabricados no Ceará

Em 2019, as exportações quase dobraram em relação a 2018. Em 2020, cresceram 79,38% e, em 2021, tiveram um incremento de 84,55%.

CC3 BRAZIL, sócia da CBPCE, lança serviço de saúde preventiva do atleta

Seguindo a sabedoria popular que diz que prevenir é melhor do que remediar, a CC3 BRAZIL e PREV MED colocam no mercado um serviço de prevenção voltado para a saúde do atleta.

Licenciamento ambiental e desenvolvimento, por Rômulo Alexandre Soares

A nova forma de licenciamento instituído no Ceará que transfere para os municípios a competência para autorizar atividades de impacto local

Grupo SM, sócio da CBPCE, ganha 1° lugar no GPTW Ceará 2021 na categoria “pequenas”

O Grupo SM, sócio da CBPCE ficou em 1º lugar no Great Place To Work em 2021 na categoria “pequenas”.

Porto Seco entre Iguatu e Quixadá é solução para “gargalo logístico” no Ceará, avalia Sudene

Para entidade, obra irá desafogar o congestionamento logístico registrado no polo industrial de Maracanaú e impulsionar o hub logístico no Estado

PODCAST CBPCE: O fluxo de investimento português no Brasil será realizado amanhã (16)

PODCAST CBPCE: O fluxo de investimento português no Brasil será realizado amanhã (16) No dia 16/09, a CBPCE realizará live com o tema: O fluxo de investimento português no Brasil com a participação de Rômulo Alexandre Soares. Convidado: Rômulo Alexandre Soares:sócio do APSV Advogados, tendo atuado desde 2001 em temas jurídicos ligados à atração de…

Ceará Global 2021 está com inscrições abertas

O maior evento sobre a internacionalização da economia do Ceará traz os clusters de negócios, as oportunidades para o comércio exterior e a atração de investimentos, um dos maiores objetivos incentivar o crescimento do Ceará pelo mundo.

A2IT: Conheça os 3 aspectos que fazem o ATS 360º a melhor solução de TI para a sua empresa

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam os mesmos desafios das Grandes Empresas e as ameaças relativamente à segurança e à gestão informática são cada vez maiores.

Educação e Pandemia em Portugal: por Vanilo de Carvalho

A educação formal, sem sombra de dúvidas, já é e será fortemente abalada pela pandemia global, na obediência da lógica: quanto maior foi a ineficácia dos governos no combate a Pandemia, maior o dano na educação da geração presente e suas consequências no futuro.

O Ceará está pronto: Por César Ribeiro

Mesmo na pandemia, por motivos diversos, o Ceará esteve atento e próximo de parceiros Internacionais importantes, China, Estados como Unidos, França, Alemanha, Espanha, Itália, Coreia, Portugal, Finlândia, Argentina, entre outros

Maia Jr: Ceará tem 16 protocolos de grandes grupos para produção de hidrogênio verde

“Se conseguirmos implantar pelo menos 50% desses projetos, será um grande feito extraordinário para o futuro do Ceará”, declarou o titular da Sedet em entrevista

Vai participar no Web Summit 2021? Organização exige certificado de vacinação ou teste PCR negativo

Os participantes do Web Summit, que este ano volta ao formato presencial, vão ter de apresentar um certificado de vacinação ou um teste negativo à COVID-19, anunciou hoje a organização da cimeira tecnológica.

PODCAST CBPCE: Engajamento de pessoas na retomada da economia – A experiência portuguesa e brasileira acontece na próxima quinta-feira dia 09

PODCAST CBPCE: Engajamento de pessoas na retomada da economia – A experiência portuguesa e brasileira acontece na próxima quinta-feira dia 09 No dia 09/09, a CBPCE realizará live com o tema: Engajamento de pessoas na retomada da economia – A experiência portuguesa e brasileira e contará com a participação de Adriana Bezerra do Carmo, diretoria…

Sosthenis Timóteo é o novo sócio da CBPCE

Sosthenis é engenheiro mecânico com pós graduação em engenharia de segurança do trabalho, engenharia de produção e mestrado em recursos hídricos.

EDP anuncia investimento de R$ 41,9 milhões em usina de hidrogênio verde no Ceará

Projeto fará parte do hub de hidrogênio verde desenvolvido pelo governo do estado

LGPD para pequenas e médias empresas e startups: ANPD divulga versão inicial da resolução sobre o tema

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou em 30/08/2021 a versão inicial da regulamentação que flexibiliza algumas obrigações da LGPD para os seguintes segmentos:

Atlantic Connection 2021: o maior evento global sobre o ecossistema Brasil e Portugal

Vem aí mais uma edição do Atlantic Connection, o maior evento sobre o Ecossistema Empresarial de Inovação Português.

O Ceará está realmente na boca do gol, por Duna Uribe

Duna Uribe, diretora executiva Comercial da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S/A), traça um panorama do Porto em São Gonçalo do Amarante e como ele tem peso no crescimento da economia

Linha de Crédito do Programa Regressar reformulada para ser mais atrativa

A Linha de Crédito Regressar para apoio aos empresários portugueses e luso descendentes que regressam a Portugal, uma das componentes do Programa Regressar, vai ser reformulada para se tornar mais atrativa, anunciou o Governo português.

PODCAST CBPCE: Meios de Pagamento: Oportunidades no mercado português e brasileiro acontece amanhã dia 02

As lives acontecem às quintas-feira a partir das 11 horas no Brasil e às 15 horas em Portugal, com transmissão simultânea no Facebook, YouTube e estará disponível no Spotify em formato Podcast.

ASA Lawyers é o novo sócio da CBPCE

A ASA Lawyers é uma sociedade de advogados, sediada em Portugal.

Mega Imóveis celebra três décadas de confiança no mercado

A Mega Imóveis tem uma grande abrangência no mercado cearense, contando com lojas físicas localizadas na Aldeota, na Bezerra de Menezes, no Montese, no Edson Queiroz e uma na cidade de Juazeiro do Norte, atendendo a toda a região do Cariri, e irá inaugurar em 2021 uma nova agência no Centro de Caucaia.

“Ceará Global Clusters” destaca potenciais para o Comex e investimentos estrangeiros

O Ceará Global, maior evento voltado para a internacionalização do Estado, será realizado nos dias 14 e 15 de outubro com o tema “Clusters”.

Fetranslog-NE: Setor de transportes está numa crescente positiva

O transporte é o único segmento transversal, pois atinge a todos os outros, desde a indústria até o turismo, passando pelo comércio, prestação de serviços, todas as cadeias produtivas.

Vice-cônsul de Portugal no Ceará e Piauí, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio e CBPCE se reúnem com Élcio Batista

A aproximação entre Lisboa e Fortaleza foi a pauta de encontro que tive na manhã desta segunda-feira

Rede Global inicia Encontros de Negócios Internacionais

A Rede Global da Diáspora arranca com as ações de ativação e promoção de Encontros de Negócios junto das comunidades empresariais da Diáspora portuguesa.

PODCAST CBPCE: Oportunidades na importação de alimentos de Portugal para o Ceará acontece na próxima quinta-feira dia 26

As lives CBPCE acontecem às quintas-feiras a partir das 11 horas no Brasil e às 15 horas em Portugal, com transmissão simultânea no Facebook, YouTube e estará disponível no Spotify em formato Podcast.

Política de Investimentos: Ceará Global 2021 busca atrair negócios ao Estado

Ceará Global 2021 é o maior evento sobre a internacionalização no de negócios no Estado do Ceará e será realizado nos dias 14 e 15 de outubro

Pelo segundo ano consecutivo, EDP é a empresa do setor elétrico mais engajada com startups

Companhia é a única empresa de energia a figurar no top 20 da classificação geral do ranking Top 100 Open Corps 2021

Sonata de Iracema em Fortaleza, passa a ser administrado pela HotelCare

O Hotel Sonata de Iracema, agora administrado pela HotelCare, entra em nova fase pronto para a retomada

Comércio do Ceará tem maior crescimento do Brasil

O IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Mensal de Comércio referente ao mês de junho, e o Ceará teve a maior alta nas vendas de todo o país

Apex Brasil: e-Xport Meeting abre inscrições

O e-Xport Meeting é o encontro anual sobre e-commerce internacional realizado pela Apex-Brasil.

Web Summit exige certificado de vacinação ou teste PCR negativo a participantes

Os participantes da Web Summit, que este ano volta ao formato presencial, vão ter de apresentar um certificado de vacinação ou um teste negativo à covid-19, anunciou a organização da cimeira tecnológica.

PODCAST CBPCE: Contabilidade brasileira e Contabilidade União Europeia acontece amanhã 19/08

As lives acontecem às quintas-feira a partir das 11 horas no Brasil e às 15 horas em Portugal, com transmissão simultânea no Facebook, YouTube e estará disponível no Spotify em formato Podcast.

Mega Imóveis, sócia da CBPCE, agora faz parte do Clube de Vantagens

Mega Imóveis, sócia da CBPCE, agora faz parte do Clube de Vantagens A Mega Imóveis, junta-se a Câmara Brasil Portugal no Ceará – CBPCE, para garantir aos seus associados benefícios exclusivos, com o objetivo de captar junto ao mercado imobiliário as melhores ofertas que favoreçam os membros dessa associação. A Mega Imóveis conta atualmente com…

Hozen Consulting promove curso internacional de facilitadores de TPM “Total Performance Management” entre os dias 6 e 16 de setembro

O Curso Internacional de Facilitadores de TPM resulta de uma parceria entre a HOZEN Academy e a Fact Consultoria e Treinamento e é o mais completo sobre esta metodologia na Europa

Fornecedora Engenharia e Logística, do Grupo Fornecedora, é destaque no programa EDPartiners da EDP

A Fornecedora – Engenharia e Logística, empresa líder no Nordeste em movimentação de matérias e terceirização de frota (máquinas de construção, industriais e caminhões) foi o principal destaque do prêmio nacional EDPartners 2020/2021.

Sócia da CBPCE CC3 Brazil fecha parceria para inauguração da primeira unidade da Arena Beach Fortaleza

A CC3 Brazil e Brandcomm27, fecham parceria e irão inaugurar a primeira unidade da Arena Beach Fortaleza.

Praia do Cumbuco pode ser a primeira do Ceará com certificação internacional Bandeira Azul

A Certificação Bandeira Azul é reconhecida como o prêmio ecológico de maior prestígio para praias em todo o mundo

Biscoitos M. Dias Branco ganham medalhas como os mais saudáveis

As linhas Plus Life Salgado Multigrãos, da Adria e Cream Cracker Integral, da Piraquê, ficaram em primeiro e terceiro lugar, respectivamente na categoria Biscoito Salgado Integral.

PODCAST CBPCE: Os Investimentos: Ceará – Portugal acontece amanhã 12/08

No dia 12/08, a CBPCE realizará live com o tema: Os Investimentos: Ceará – Portugal e contará com a participação de Francisco José Rabelo do Amaral, Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, e com o Francisco Saião Costa, Diretor AICEP – Portugal Global Brasil.

Júlio César Parente Patrocínio, sócio da CBPCE, participa de Ciclo de palestras da Associação Brasileira de Advogados Internacionalistas

O sócio da CBPCE, Júlio Parente, do escritório Parente Patrocínio Advocacia palestrará no I Ciclo de Palestras da ABRINTER – Associação Brasileira de Advogados Internacionalistas com o tema “O comércio eletrônico no acordo Mercosul União Europeia: perspectivas”

M. Dias Branco soma R$ 1,9 bilhão de receita líquida e cresce 33% no 2º trimestre

A M.Dias Branco bateu R$ 1,9 bilhão de receita líquida no 2º trimestre de 2021 em comparação com o 1º tri deste ano. O valor consta no relatório divulgado nesta sexta-feira, 6, ao mercado.

Termaco Logística moderniza filiais e amplia a capacidade de movimentação de cargas

A Termaco Logística, sócia da CBPCE, está expandindo os seus negócios, modernizando suas filiais e ampliando a capacidade de movimentação de cargas.

Sabe em que consiste o processo de Outsourcing e como pode utilizá-lo na sua empresa? a A2IT Tecnologia, sócia da CBPCE, explica

Este serviço consiste em contratar empresas externas para auxiliar em determinadas áreas estratégicas e minimizar os riscos, de forma a melhorar a capacidade de resposta nos departamentos de TI.

Web Summit: evento vai ser presencial este ano em Lisboa

Web Summit vai ser presencial em Lisboa: “Não poderíamos estar mais animados para voltar pessoalmente. Ver novamente as pessoas a conectarem-se pessoalmente, em segurança”, diz Cosgrave.

Revista VemTambém, sócia CBPCE, comemora 5 anos e é lançada em São Paulo

A 20ª edição da VemTambém, que marca o aniversário de cinco anos da revista, é lançada em formato impresso em São Paulo. Sob o tema “Paraísos fora do comum”, o novo periódico fala sobre praias cearenses preservadas e pouco conhecidas, bem como a importância delas no destino Ceará.

Novos incentivos em Portugal atraem empresas brasileiras. Saiba como fazer

Cada vez mais empresas brasileiras optam pela internacionalização via Portugal, que tem sido um catalisador de incentivos europeus.

CBPCE realizará live com o tema: Gastronomia no Brasil e em Portugal

No dia 05/08, a CBPCE realizará live com o tema: Gastronomia no Brasil e em Portugal, contará com a participação da Sócia CBPCE, Berta Castro Lopes do Marquês da Varjota e os parceiros Virgílio Nogueiro Gomes(Especialista em Gastronomia Portuguesa), João Luís Lima Neto(Presidente da Câmara Temática de Gastronomia da ADECE).

Missão Websummit Lisboa 2021 com condições especiais através da CBPCE

A Missão Web Summit Lisboa 2021 é uma missão de negócios, tecnologia e inovação que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa que irá acontecer de 31/10 a 06/11 de 2021.

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil participa da inauguração do Museu da Língua Portuguesa com Presidente de Portugal

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil esteve presente nesse momento especial para a comunidade lusa com a participação do presidente Armando Abreu, e de presidentes e diretores das Câmaras de Comércio da rede que compõem a entidade.

José Maria Zanocchi, sócio fundador do MZG Advogados, e sócio CBPCE, está confirmado como palestrante no ADIT JURIS’21

O advogado José Maria Zanocchi, sócio fundador do MZG Advogados, e sócio CBPCE, está confirmado como palestrante no ADIT JURIS’21 realizado pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil.

Flow Desenvolvimento Integral, sócia CBPCE, realizará o lançamento oficial da Flow Educação do Ser

No dia 05 de agosto, Dia Mundial da Saúde, a Flow Desenvolvimento Integral, sócia CBPCE, realizará o lançamento oficial da Flow Educação do Ser, numa live realizada pela fundadora da Flow e diretora da CBPCE Adriana Bezerra do Carmo.

Engie e EDP(Sócia CBPCE) planejam produção de hidrogênio verde no Ceará

Companhias devem assinar um memorando de entendimento com o governo do Ceará para fazer parte de hub de hidrogênio

Hozen Consulting, sócia CBPCE, realizará o Workshop Online “Motivação de Equipas de Trabalho”

Workshop online “Motivação de Equipas de Trabalho” a 12 e 13 de agosto com a Dr.ª Palmira Dias e a HOZEN Academy.

Estreia da Brisanet na Bolsa fortalece presença de empresas do Ceará no mercado de capitais

A entrada da provedora de internet na B3, ontem, fortalece a atuação do Estado no segmento, que já contava com oito participantes. Lançamento oficial dos ativos movimentou R$ 1,435 bilhão, com as ações fechando o dia em R$ 13,93

CBPCE realizará live com o tema A Inovação no Ceará e em Portugal

No dia 29/07, a CBPCE realizará live com o tema: A Inovação no Ceará e em Portugal e contará com a participação dos sócios CBPCE, Miguel Costa Manso da A2it, Mário Gurjão da Inova Mundo e o parceiro Eduardo Migliorelli da Atlantic Hub.

Qair Brasil, sócio CBPCE, lançará oficialmente seu PodCast

É oficial: no dia 30 de julho será lançado o PodQair, o podcast da Qair Brasil, sócia CBPCE. Uma novidade, cheia de energia e conteúdo pra você curtir e ficar informado!

Hotel Sonata de Iracema renova sua associação a CBPCE

Desde de setembro de 2005, oferecemos um atendimento customizado, que busca encantar todos os nossos clientes, corporativos, grupos e famílias que buscam desfrutar de suas férias e momentos de lazer.

Hozen Consulting, sócia CBPCE, realizará Webinar com o tema: A gestão das pessoas na era da digitalização

As empresas atravessam na atualidade um processo de transformação digital, que consiste em muito mais que a utilização de novos processos ou tecnologias, é também um processo social, em que é essencial envolver todos os colaboradores.

Código de Ética da M. Dias Branco, sócia CBPCE, ganha versão em podcast

A iniciativa torna mais fácil a compreensão das diretrizes que norteiam a relação de funcionários, administradores, representantes legais e terceiros da M. Dias Branco com consumidores, clientes, parceiros e investidores. O conteúdo está disponível na plataforma de streaming Spotify.

Mark Contábil, sócia CBPCE: 6 Estratégias de Marketing Digital para Aumentar os seus Resultados

Você deseja aumentar as suas vendas, gerar mais competitividade, enfrentar crises com mais facilidade e ampliar a carteira de clientes, mas não saber por onde começar? Investir em estratégias de marketing digital é uma ótima escolha!

Fortaleza se prepara para a segunda edição do Festival Gastronômico Sabores do Ceará

Após grande sucesso em 2020, O Festival Sabores do Ceará chega em Fortaleza para sua segunda edição, desta vez com a previsão de 70 estabelecimentos participantes. Acontecerá entre os dias 26 de agosto a 7 de setembro de 2021, e é realizado pelo SEBRAE CE em parceria com a Abrasel, Fecomércio, Associação dos Chefs de Cozinha – ACC /CE, Sindirest e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo.

Embaixador de Portugal quer acordo bilateral com o Brasil para certificado de vacina

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, defendeu a assinatura de um acordo bilateral com o Brasil para que os cidadãos vacinados contra a covid-19 no país tenham menos restrições para entrar em Portugal, durante a pandemia.

Ricarte Urbano, sócia CBPCE, é uma das empresas Certificadas do Programa de Qualidade SESCAP

“Dentre as 5 fases do programa, nós estamos na 3°, a fase ouro e tem sido um prazer imenso nos aperfeiçoar em nossas prestações de serviços.”

CBPCE realizará live com o tema: A Inovação no Brasil e em Portugal

No dia 29/07, a CBPCE realizará outra live que abordará o tema: A Inovação no Brasil e em Portugal e contará com a participação dos sócios CBPCE, Miguel Costa Manso da A2it, Mário Gurjão da Inova Mundo e o parceiro da Federação das Câmaras, Eduardo Migliorelli da Atlantic Hub.

CBPCE oferece descontos exclusivos para quem deseja participar da Missão Websummit Lisboa 2021

A Missão Web Summit Lisboa 2021 é uma missão de negócios, tecnologia e inovação que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa que irá acontecer de 31/10 a 06/11 de 2021.

Termaco Logística, sócia CBPCE, conclui ampliação de filial em Teresina

Com um investimento de R$ 650 mil, a empresa cearense dobrou sua capacidade de atendimento na capital piauiense.

Criart Serviços, sócia CBPCE, inicia mais uma parceria de sucesso

Crescer é sempre o objetivo de qualquer negócio. Toda empresa busca sempre novas formas de crescer e ampliar os seus horizontes. A Criart Serviços, sócia CBPCE, não é diferente e vem buscando expandir seus escritórios pelos Estados Brasileiros, focando na qualidade do serviço prestado e fidelização dos seus clientes.

O mar que começa na rua por: Rômulo Alexandre, sócio CBPCE

Incomoda-me a ideia de se jogar copos plásticos no chão durante as corridas de rua em Fortaleza. Ainda que a organização diga que a prática é comum em outros lugares e que recolhe todo o lixo gerado, o que não é verdade, a atitude reforça a cotidiana ideia do “rebola no mato”.

Porto de Fortaleza inicia embarque de 7,5 mil toneladas de produtos da M. Dias Branco para a Venezuela

A previsão é de que a carga, composta por farinha de trigo e massas, seja enviada em meados de agosto.

Rede Global da Diáspora inicia reuniões presenciais de negócios

Seis reuniões de negócios internacionais junto das comunidades empresariais mais representativas vão marcar este ano o arranque dos encontros presenciais da Rede Global da Diáspora portuguesa que desta forma procura “acelerar o potencial de negócios e de parcerias”.

Mundo Lusíada divulga noticia sobre o Fórum Brasil Portugal Fortalecendo Negócios

Nos dias 7 e 8 de julho, foi realizado de forma online o Fórum Brasil Portugal – Fortalecendo Negócios, iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Portugal do Ceará, com apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e patrocínio do SEBRAE.

M. Dias Branco fecha parceria com a Fiec para alavancar negócio no exterior

A parceria trabalhará com Data Science para subsidiar decisões da empresa de massas e biscoitos no mercado internacional

Portos com eólicas offshore são modelos preferidos para hidrogênio verde no Brasil

Os investimentos anunciados para construção de usinas produtoras de hidrogênio verde (H2V) no Brasil já somam mais de US$ 22 bilhões, todos concentrados em portos — Pecém, no Ceará, Suape, em Pernambuco, e Açu, Rio de Janeiro.

CBPCE lança lives/podcasts semanais, o primeiro está marcado para amanhã as 11h

A Câmara Brasil Portugal no Ceará vai passar a transmitir lives toda quinta-feira a partir das 11 horas no Brasil e às 15 horas em Portugal, com transmissão simultânea no Facebook, YouTube e estará disponível no Spotify em formato Podcast.

Fórum Brasil Portugal debate Agronegócio, Turismo, Alimentos e Economia do Mar

Em dois dias de evento, empresários, investidores e especialistas brasileiros e portugueses discutiram potencialidades de negócios e o futuro de diferentes segmentos econômicos

Missão Websummit Lisboa: CBPCE possui descontos exclusivos

A Missão Web Summit Lisboa 2021 é uma missão de negócios, tecnologia e inovação que vai conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal

PDX Logística – Import & Export é a nova sócia da CBPCE

A PDX Logística – Import & Export é uma distribuidora de produtos de alta qualidade, orgânicos como a Cachaça Samanaú e do produto inovador Bitcoffee o café de comer e já chega com sua loja online www.cliquepdx.com.br atendendo a todo o Brasil.

Atitude no Ecossistema Corporativo e Cooperativo nas Organizações por: Yunare Marinho, sócio CBPCE

O corporativo é exatamente o que o nome diz: UM ECOSSISTEMA. E por isso mesmo está cheio de oportunidades para quem quer entrar no mercado de trabalho.

Portugal investindo no Brasil: Vila Galé Hotéis celebra 20 anos de operações no Pais

Para celebrar vinte anos de operações no mercado brasileiro, na última sexta-feira (9), o grupo hoteleiro português “Vila Galé”, que possui 37 hotéis (27 em Portugal e 10 no Brasil) lançou, além de um selo comemorativo, uma campanha promocional que, a cada semana, dará 20% de desconto para um dos hotéis Vila Galé no Brasil.

Prática Eventos promove encontro do comitê técnico da Expolog nesta quarta

A Prática Eventos e seus parceiros realizarão nesta quarta-feira (14), um encontro online do Comitê Técnico para discutir uma série de ações relativas à realização da edição deste ano da “Expolog – Feira Internacional de Logística e do Seminário Internacional de Logística”.

ZPE Ceará é referência no Ministério da Economia para sistema de monitoramento e avaliação no país

Os estudos preliminares com base na Zona de Processamento de Exportação cearense demonstraram impacto no PIB, na geração de empregos e no salário médio do estado

Países lusófonos todos juntos seriam a 10ª maior economia mundial

Os nove países de expressão oficial portuguesa seriam a décima maior economia do mundo, valendo 1,8 bilhões de dólares, ficando abaixo do Canadá e acima da Coreia do Sul, numa lista liderada pelos Estados Unidos.

Fórum Brasil Portugal começa hoje (07) às 14h

O Fórum Brasil Portugal | Fortalecendo Negócios começa hoje com a abertura às 14 horas, no canal da CBPCE no Youtube.

Parente Patrocínio Advocacia é o novo sócio da CBPCE

No mundo dos negócios não há fronteiras, mas é preciso conhecer bem as peculiaridades de cada país e isso vai muito além dos costumes e oportunidades que eles oferecem.

Eng. Ricardo Parente é o novo sócio da CBPCE

Ricardo Parente é engenheiro civil, pós graduado em gerenciamento de projetos e é profissional Senior atualmente exercendo a função de Gerente Geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidades na Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP.

Ceará e Qair Brasil assinam memorando para usina de hidrogênio de US$ 6,95 bi

O empreendimento vai gerar 2.000 empregos durante a construção das plantas e 600 empregos diretos quando da plena operação dos projetos

Diferenciais do Seven Coworking impulsionam a geração de negócios

Parceiros apontam o ambiente disruptivo, as facilidades para networking e a estrutura inovadora como pontos fortes do empreendimento, localizado na Av. Washigton Soares, em Fortaleza

Morar em Portugal: Descubra se você é descendente de judeus e pode ter cidadania portuguesa

Morar em Portugal: Descubra se você é descendente de judeus e pode ter cidadania portuguesa Desde 2015, o governo de Portugal passou a conceder nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos descendentes de judeus sefarditas. Esse grupo étnico vivia na Península Ibérica e, no fim do século XV, foi perseguido pelo Estado e pelas inquisições portuguesa e…

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil lança sua newsletter

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil anunciou o lançamento da sua Newsletter, informativo que mensalmente trará um resumo das principais notícias relacionadas a suas Câmaras.

CBPCE realiza o Fórum Brasil Portugal nos próximos dias 07 e 08 de julho

Na ambiência virtual do Fórum, as empresas terão a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços com foco na geração de negócios entre os mercados do Brasil e Portugal